Médicos empreendedores: Nossas dicas - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Médicos empreendedores: Nossas dicas

Dicas para médicos empreendedores

É notório o crescimento do número de médicos empreendedores, com a abertura de seu consultório/clínica, não apenas de forma individual, bem como com colegas médicos ou de outras categorias. Ser o dono do próprio negócio é o sonho de muitos profissionais.

Entretanto, para entrar no mercado, firmar o seu nome e obter reconhecimento, há um longo caminho a ser trilhado. Afinal, ter uma clínica/consultório implica, como qualquer empresa, na exigência de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, a ProDoctor Software elaborou este post para ajudá-lo a fortalecer os conhecimentos necessários para que você alcance seus objetivos como médico empreendedor. Confira nossas dicas lendo atentamente cada um dos temas a seguir:

  • Planejamento estratégico para médicos empreendedores
  • Manter e conquistar clientes
  • Qual é o foco dos médicos empreendedores?
  • Equipe profissional
  • Software de gestão para médicos empreendedores
  • Gestão financeira

Leia também:
Práticas para gerenciar consultórios
Gestão de Clínicas – O guia definitivo


Planejamento estratégico para médicos empreendedores

Dicas para médicos empreendedores

Para ter sucesso como profissional da Medicina, você precisa colocar em prática tudo aquilo que aprendeu na faculdade, nos cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado. Além disso, obrigatoriamente, terá que acompanhar cada passo da evolução científica e tecnológica, com particular interesse na sua especialidade.

E para os médicos empreendedores, qual a chave do sucesso? Com toda a certeza, você precisa, antes de mais nada, conhecer a realidade de um mundo selvagem, pois ter um consultório/clínica implica em ter que sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, você terá que colocar em ação um planejamento estratégico que esteja alinhado com seus objetivos e o tamanho da empresa, já olhando para o futuro. Em outras palavras: onde quer chegar!

Dessa maneira, estabeleça seus objetivos periodicamente, já prevendo avaliações a cada final de etapa. Assim, detectará os erros, que poderão ser corrigidos a tempo para, em seguida, serem implementadas as melhorias sugeridas pelos pacientes e exigidas pelo mercado.

Manter e conquistar clientes

Dicas para médicos empreendedores

Se acaso você já se conscientizou que seu consultório/clínica é um empreendimento como qualquer outro, então está convicto de que deve ser um negócio lucrativo. Desse modo, para não correr riscos e a ameaça de ter que fechar as portas, precisa tratar cada paciente como se fosse um verdadeiro cliente.

Da mesma forma, deve seguir os preceitos que regem uma empresa cuja meta, com um atendimento de qualidade e satisfação, é manter e conquistar os clientes. É necessário, pois, estar atento para inteirar-se rapidamente sobre o que é preciso fazer para ter sucesso na empreitada.

Confira dicas importantes para fazer o planejamento estratégico de seu consultório/clínica.

E-book: 14 técnicas para atrair mais pacientes e lotar sua agenda médica

Tudo o que você precisa saber para conseguir a atenção de novos pacientes para sua clínica ou consultório médico!

Qual é o foco dos médicos empreendedores?

Dicas para médicos empreendedores

Ser proprietário! Portanto, este é o foco permanente que deverá guiar todas as suas ações, trabalhando dia a dia para cumprir metas e alcançar objetivos. Como um empresário que enxerga além da montanha, tenha visão de futuro, mas mantenha os pés no chão, centrado no que almeja alcançar e no desenvolvimento rotineiro de todos os setores da empresa.

Equipe profissional

Dicas para médicos empreendedores

É provável que você esteja pensando sobre as dificuldades para tornar realidade os seus sonhos. Primeiramente, porque você não tem conhecimentos de administração e, além disso, não tem a menor intimidade com os números. Em segundo lugar, a falta de tempo para cuidar dos pacientes e verificar o trabalho cotidiano no consultório/clínica.

Então, chegou a hora de montar uma equipe profissional de trabalhos reconhecidos e absoluta confiança. Também poderá optar pela experiência de uma equipe de consultoria reconhecida no mercado. Assim, ficará tranquilo e não terá que sacrificar sua vida profissional.

Documente todas as suas ideias e objetivos no papel, a fim de não esquecer o mínimo detalhe. O registro de todas as metas é importante para a necessidade de se corrigir direcionamentos. Não só as tarefas mais simples, como também aquelas que forem mais complexas e demandarem maior empenho e tempo de trabalho.

Além disso, cada etapa precisa ser avaliada com atenção redobrada. Dessa maneira, você estará sedimentando bem cada degrau de sua escalada ao sucesso.

Software de gestão para médicos empreendedores

Dicas para médicos empreendedores

Organização é uma das principais palavras que os médicos empreendedores devem ter em mente. Com ela, seu consultório/clínica ganhará tempo, reduzirá custos e repassará para os pacientes uma imagem excepcional. Por exemplo, concentrando todas as informações pessoais e o prontuário médico de cada paciente.

Da mesma forma, todo o trabalho de Agenda, administrativo e financeiro também devem estar integrados para agilizar o trabalho dos respectivos responsáveis por estas tarefas. Não só ganha-se tempo , mas também os custos da empresa são reduzidos.

Por isso, é importante que você tenha um excelente e reconhecido software de gestão. Com ele, todas as áreas de sua empresa estarão integradas. Não só o banco de dados, bem como o controle de estoque e verificação de contas a pagar.

Só para exemplificar: você poderá ter seu fluxo de caixa sempre organizado e atualizado, podendo consultá-lo a qualquer momento, de maneira fácil e objetiva, a fim de tomar as decisões necessárias e alcançar as metas financeiras estabelecidas.

Contudo, é importante que você procure sempre entender como funcionam as ferramentas de gestão disponíveis. Além disso, você, ou seu assessor no setor de Tecnologia da Informação, deve acompanhar a evolução verificada na área médica. Desse modo, ao implementar recursos inovadores, seu empreendimento estará um passo adiante da concorrência.

Gestão financeira

Dicas para médicos empreendedores

Geralmente, os médicos sentem arrepios quando se fala em cuidar da gestão financeira de uma clínica/consultório. Todavia, isto não é mais um bicho de sete cabeças, pois a utilização de um bom software de gestão permite que se faça um controle correto e eficiente das contas a pagar e a receber.

Com segurança e agilidade, o software que você escolher espelhará fielmente a realidade financeira do seu empreendimento. O monitoramento deste setor está ligado diretamente à organização dos gastos referentes à compra de materiais, além dos pagamentos da equipe e da manutenção, em geral.

Com o intuito de facilitar o trabalho de um setor tão sensível e de suma importância, procure seguir os tópicos abaixo, aplicados às realidades de um consultório/clínica médica. Com toda a certeza, o dinheiro não será empecilho para que o seu sonho se torne realidade.

  • Separe os documentos de entradas/receitas e gastos do consultório/clínica dos seus ganhos e gastos pessoais.
  • Não deixe nada para trás, anotando e registrando todo o fluxo de caixa.
  • Faça uma projeção dos ganhos e gastos fixos do consultório/clínica.
  • Trace e revise as metas estabelecidas. da mesma forma, seus objetivos, não apenas de número de clientes, como também de crescimento físico e financeiro da empresa.
  • Faça um investimento profissional em divulgação e campanhas de marketing.
  • Procure por softwares e ferramentas de gestão que possam tornar suas análises financeiras mais automatizadas e práticas.

Resumo

Médicos empreendedores, nunca se esqueçam: o consultório/clínica precisa ser administrado como qualquer outra empresa que tem como meta se desenvolver, crescer e se manter no mercado. Releia nosso post e o consulte sempre que tiver quaisquer dúvidas. E, sucesso na empreitada!

Você pode se interessar por