Cartões de visita para médicos - Blog ProDoctor
Marketing para Médicos

Cartões de visita para médicos

Cartões de visita para médicos

Se você tem dúvidas da importância dos cartões de visita para médicos, esse post é para você!

Qual o sentimento que passa pela sua cabeça quando, em uma jornada médica, algum colega quer trocar cartão de visita, mas você simplesmente recebe o dele e diz que no momento está sem nenhum? Uma situação constrangedora, sem dúvida! Como médico, ter um cartão de visita sempre à mão é obrigatório, principalmente quando for participar de eventos, e não apenas referentes à sua profissão.

Ter um sempre à mão vai diferenciá-lo e poderá sempre render frutos quando menos esperar.

  Leia mais: Site do consultório? Ter ou não ter?

Apesar da era digital, os cartões de visitas para os médicos ainda são uma ferramenta essencial para que você possa repassar para o portador suas informações de contato, atuando como lembrete do contato que tiveram. Quando a pessoa precisar dos seus serviços e se lembrar do encontro, certamente buscará o seu cartão para contatá-lo. Daí a importância de sempre levar uma boa quantidade deles para os congressos, feiras, reuniões e demais reuniões de cunho social.

Existem inúmeras opções de cartões de visita para os médicos e, caso você não se sinta suficientemente à vontade para concebê-lo, antes de ir até uma gráfica, consulte um profissional da área de programação visual. Então, você deverá repassar-lhe o que gostaria que fosse colocado no cartão.

Cartões de visita para médicos: o que não pode faltar

A importância dos cartões de visita

  1. Seu nome completo, sua especialidade médica com o logotipo e o número de inscrição no CRM. Dê destaque apenas para o seu nome. Seja simples.
  2. Nome da clínica, com logotipo, e seu cargo.
  3. Formas de contato: endereço físico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e URL.

Com a ajuda de um profissional, você poderá ver as alternativas em termos de tamanho, tipo do papel ou outro tipo de material para imprimi-lo, design, disposição e cores.

Cartões de visita para médicos: dicas

A importância dos cartões de visita

  1. Procure entregar o cartão logo no início de uma conversa. E anote no verso do cartão algo que julgar importante e que poderá fazer com que a pessoa o guarde e lhe dê melhor atenção depois, em vez de simplesmente descartá-lo.
  2. Inclua sempre um cartão em todas as correspondências que enviar.
  3. Tenha sempre uma quantia razoável em sua pasta de trabalho e no carro, além do seu consultório e da sua residência.
  4. Antes da impressão, revise o que está escrito no cartão. Não pode haver erros. Confira acentos e tire dúvidas sobre a grafia correta em caso de dúvidas. Leia os números mais de uma vez e peça outra pessoa para também conferir se está tudo correto. É desagradável e pode soar como desleixo imperdoável deixar passar um erro grosseiro de Português ou qualquer rasura feita para consertar o vacilo.
  5. Procure utilizar formatos padronizados, pois existe a norma ISO 7810 para as dimensões de cartões de identificação. Ela define três formatos básicos, dos quais o ID-1 é o mais utilizado para cartões de visita. Toda pasta, fichário e scanner de cartões de visitas acompanha estes formatos, permitindo seu armazenamento e também ser scanneado.

  Leia mais: Ter um Blog pode fidelizar e atrair pacientes

Cartões de visita para médicos: quantidade

A importância dos cartões de visita para os médicos

O ideal é que não imprima muitos cartões de uma só vez, pois se algum dado contido nele for alterado, como por exemplo o número de telefone, você não terá uma perda muito grande. Se tiver a possibilidade de imprimir de 500 em 500 seria interessante.

Para ocasiões especiais, como palestras em congressos, simpósios e outros eventos, se quiser imprimir algum cartão especial, procure saber o número aproximado de participantes. Coloque no cartão o tema que vai abordar e siga o padrão visual de sua apresentação.

  Leia mais: Como ter um consultório ou clínica sustentável

Cartões de visita para médicos: modelos

A importância dos cartões de visita para os médicos

O modelo de cartão de visita padrão, mais utilizado usualmente, é retangular e tem as dimensões de 88mm x 48mm, podendo serem utilizados o papel Couché, 300 g/m² e o Reciclado, 240g/m².

O cartão de visita com borda arredondada também é bastante utilizado e tem as mesmas medidas do padrão, apenas com o diferencial das bordas arredondadas. É preferido pelos profissionais que querem apresentar um ar de inovação, mas sem perder os benefícios do cartão de visitas padrão.

Já o cartão de visita reciclado acompanha a tendência mundial de sustentabilidade e tem sido preferido pelos profissionais que demonstram preocupações ecológicas, pensando no futuro do planeta. É semelhante ao cartão de visitas padrão, só que é feito com o papel reciclado, um tipo de papel especial usado pela indústria gráfica.

Também em voga é o Mini Cartão de Visita, escolhido principalmente por quem deseja provocar impacto e uma impressão marcante em suas relações profissionais. Também é um dos prediletos para a impressão de alguma edição especial de cartões de visita. Suas dimensões são 70mm x 28mm, do tipo Couché, 300 g/m².

Você pode se interessar por