Carta do CEO
Um recado anual do CEO da ProDoctor, Jomar Nascimento. Uma reflexão acerca de tecnologia, empresa, produto, mercado e pessoas.
Carta do CEO 2024
Nos últimos anos, usei este espaço para recapitular o ano da ProDoctor e contar um pouco do que estava por vir. Desta vez, será diferente. Esta carta é para falar sobre construção de futuro.
Quando se fala em nível de segurança e confiabilidade tecnológica, as pessoas têm como referência o setor bancário. O ano de 2023 provou que não deveria ser esse o setor referência, até porque os bancos apresentaram diversos episódios de queda de sistema e falhas de segurança. Estudamos a fundo o mercado e sabíamos que essa referência não era o bastante para nós. A referência para a ProDoctor é a indústria que alcança redundância e segurança como nenhuma outra: a indústria aeroespacial. Por que estou falando isso? Porque está aqui a chave para o que alcançamos em 2023: 365 dias estando 100% no ar. É neste nível que trabalhamos.
Um usuário de software médico busca essencialmente alto desempenho, funcionalidades que se adequam à sua necessidade e confiabilidade, ou seja, um sistema que funcione do início ao fim da sua rotina de trabalho. No entanto, o que vimos neste mercado - em geral - é um gargalo nesta entrega, por motivos que envolvem baixo investimento em tecnologia e redundância (enquanto gasta-se muita energia e dinheiro em marketing). As escolhas diferentes que tanto falamos na ProDoctor são, principalmente, para primar pela tecnologia e inovação em primeiro lugar, o que explica o resultado excepcional que alcançamos. Afinal, aquilo que o usuário não enxerga, ou seja a tecnologia que está por trás da solução, é o que faz a diferença para ele.
Frequentemente, quando me reúno com o time da ProDoctor, digo a máxima “ao infinito e além!” Em nosso último encontro de 2023, disse que não estamos pensando mais no infinito, e sim no além, muito além. A ProDoctor vai fundo, de forma contínua, para fazer tudo do jeito certo para o usuário ter acesso ao melhor. O ecossistema ProDoctor prioriza essa excelência em todos os detalhes.
Em respeito ao nosso cliente, continuaremos a ter soluções on premises (em rede local), para quem prefere ou tem esse perfil de uso, e sistemas em nuvem de verdade, que evoluem em uma velocidade incrível.
O ano de 2024 será de consolidação de todo este trabalho, que vem sendo desenvolvido por um time de pessoas comprometidas com o propósito da ProDoctor. Teremos inovações ainda maiores e romperemos barreiras que nunca tínhamos passado, sempre trabalhando com tecnologias seguras e amplamente validadas.
Por fim, no ano passado eu falei sobre o tripé que sustenta a ProDoctor, mas que hoje atualizamos para tornar muito mais fiel à nossa realidade. A base é formada por produto e atendimento, e no topo estão as pessoas. O que buscamos é grandioso. Passa longe de números e apresentações de powerpoint, mas coloca as pessoas no centro de tudo, sejam elas pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com a ProDoctor, nossos usuários e até mesmo as pessoas que nem são nossos clientes. Quando pensamos assim, as decisões que priorizam a qualidade são naturais e constroem o futuro.