Carta do CEO da ProDoctor Software

Em conformidade com Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e GDPR, este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e com nossos conteúdos e anúncios.

Ao continuar navegando você declara que está de acordo com a aquisição de informações. Para mais detalhes acesse nossa Política de Privacidade.

Carta do CEO da ProDoctor Software

Prezados,

Essa carta é muito mais que um relato das ações e resultados alcançados ao longo do ano. O objetivo dessa carta é contar nosso propósito e o que buscamos para o futuro, que nunca pareceu tão próximo. Nos últimos meses, conhecemos nossa impotência sobre o inesperado, mas ao mesmo tempo nossa capacidade de fazer escolhas que mudam a história das empresas e das pessoas. Não fomos diferentes nisso. A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe reflexões sobre nosso papel como indivíduos, famílias, empresas e sociedade.

  1. O papel da saúde digital em meio à pandemia
  2. O jeito PD de ser diferente
  3. Segurança e experiência do usuário
  4. ProDoctor Telemedicina
  5. Outras novidades
  6. App Medicamentos
  7. Nosso time: cuidando das pessoas
  8. Uma empresa nacional, isenta e transparente
  9. Escolhas disruptivas
Jomar Nascimento

Desde março de 2020, que marcou o início da epidemia da COVID no Brasil, enfrentamos um período de complexidade impensável. A pandemia exigiu de todos nós uma enorme capacidade de nos adaptar, inovar e cooperar. O papel da saúde digital ganhou relevância e assumiu um caráter essencial no combate à pandemia. A tecnologia deixa de ser um “plus” para de fato fazer a diferença, como instrumento vital para milhares de profissionais, que estão cuidando da saúde das pessoas. É neles que concentramos nossos esforços para entregar soluções cada vez melhores, mais seguras e mais eficientes.

A evolução na medicina nos últimos anos culminou em desenvolvimentos que estão salvando vidas. O que testemunhamos neste período certamente será lembrado na história, inclusive pela cooperação entre pessoas e empresas para encontrar soluções para problemas comuns à humanidade. Neste contexto, a transformação digital abriu fronteiras de inovação em um ritmo jamais visto.

Em meio a tantas mudanças, em um ponto a ProDoctor continua igual: nosso jeito de ser. Quando fundei a ProDoctor junto ao meu sócio Braz, há 27 anos, sonhávamos grande e sabíamos que a realização do sonho só seria possível se nós fizéssemos diferente. E nós fizemos diferente ao longo de toda nossa história, marcada por uma série de decisões estratégicas, de formato de negócio e produtos disruptivos. Em meio a maior crise global do século, pensamos em formas de gerar valor para nossos clientes e seus pacientes, sem cair na armadilha de seguir o mercado e oferecer mais do mesmo. Queríamos ir além, desenvolvendo plataformas mais seguras para as pessoas, mais fáceis de usar, quebrando possíveis resistências na adoção de novas tecnologias e, principalmente, soluções éticas. Nós escolhemos o caminho mais difícil quando optamos por não capitalizar, de nenhuma forma, usando os dados de nossos usuários. Mais que isso: não deixamos brechas para que terceiros o façam, como por exemplo, através de integrações.

Segurança e experiência do usuário

ProDoctor Telemedicina

A telemedicina, já utilizada antes da pandemia, deixou de ser apenas uma forma de conectar médicos e pacientes localizados em lugares remotos. Hoje, as funcionalidades vão muito além da comunicação à distância, envolvendo prontuário, prescrição, exames e consultas. O teleatendimento reduz o risco de exposição ao vírus e exclui variáveis como sala de espera, agenda lotada, atrasos e custos variáveis com o consultório físico.

Em 2021, lançamos o ProDoctor Telemedicina, uma solução unificada e diferente de tudo que já foi visto em telemedicina. Do lado do paciente, não é preciso baixar nenhum aplicativo ou fazer qualquer instalação no celular ou computador. Do outro lado, o médico acessa o prontuário do paciente, envia receitas e faz o atendimento em uma única tela, tudo dentro de um sistema unificado, que é diferente de integração de múltiplas soluções. Além de ser uma opção muito mais segura por não trafegar dados sensíveis para fora da plataforma, é fluida, ou seja, se aproxima da experiência de uma consulta presencial. Em um país onde ainda há muito desconhecimento e resistência à adoção de novas tecnologias, esse é um grande diferencial.

Além do ProDoctor Telemedicina, lançamos o serviço de confirmação de consulta via WhatsApp. Nos preocupamos em trazer uma solução homologada pelo Facebook/WhatsApp, em linha com o que acreditamos. As APIs piratas, comercializadas a todo momento, são instrumentos para permitir o vazamento de dados que deveriam ser de conhecimento apenas do médico e do paciente, ferindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). No sentido contrário, nossa solução garante a proteção dos dados de médicos e pacientes.

Outro destaque foi no lançamento do novo Cloud. O ProDoctor Cloud é um produto de evolução continuada, alinhado às tendências e demandas do mercado. Por isso, a nova versão do Cloud traz mais funcionalidades, como Prontuário Eletrônico do Paciente completo; assinatura digital de impressos com QR Code, integrado ao ProDoctor Drive; faturamento básico com outras despesas; dentre outras.

O app ProDoctor Medicamentos também ganha destaque. Após cinco anos de seu lançamento, o app alcança hoje números impressionantes. Com mais de 9 mil bulas, que equivalem a 25 mil apresentações, apresenta um crescimento alto e consistente, ultrapassando a marca de 800 mil downloads, sendo mais de 200 mil downloads registrados nos últimos 12 meses. Mais uma vez, fizemos escolhas que vão contra a prática de mercado, mas em linha com nosso propósito. Isso se reflete nos resultados, já que o app é hoje referência no mercado.

Com um modelo colaborativo, optamos também por não fazer qualquer publicidade dentro do app. Sabemos que o racional por trás dessa decisão não é o padrão, mas nosso único interesse é ter uma base de medicamentos confiável, segura, completa e atualizada. Sabemos que ao criar isso, nós oferecemos aos usuários a melhor e mais confiável solução. Não buscamos gerar receita no app através de propagandas, mas sim gerar valor para as pessoas.

Segurança também é cuidar do bem-estar e saúde das pessoas

Atuamos com um claro propósito de sermos guardiões dos dados dos nossos clientes. Eu acredito que somente neste modelo de negócios é possível assegurar que o médico e seus pacientes estão em um ambiente seguro. Porém, nosso compromisso com a segurança das pessoas envolve também quem está conosco no desenvolvimento dessas soluções: nosso time, chamados carinhosamente de ProDoctors. Em meio a todo o caos que vivemos, proteger nossa equipe é fundamental. Por isso, desde março de 2020, no mês 1 da pandemia no Brasil, 100% dos nossos colaboradores trabalham em home office e continuam assim até que estejamos todos seguros. Esse é um compromisso nosso.

Na ProDoctor, engajamos as pessoas com o propósito e o jeito de ser ProDoctor. Sabemos que são as pessoas que dão vida à empresa e as diferenças constroem um ambiente enriquecedor de troca e crescimento. Por isso, nós propiciamos um ambiente de trabalho acolhedor baseado no respeito, dando oportunidades iguais a todos, independente de gênero, crenças, etnia, orientação sexual e idade. Para nós, a diversidade de pessoas e pensamentos são fundamentais para um desempenho diferenciado e um ambiente de trabalho prazeroso. Na ProDoctor, nós respeitamos as pessoas como profissionais e como indivíduos e isso nos torna melhores.

Uma empresa nacional, isenta e transparente

ProDoctor Medicamentos

A ProDoctor nasceu do sonho de duas pessoas. Ao longo do tempo, concretizamos estes sonhos em produtos inovadores, serviços diferenciados e uma tecnologia que impacta hoje mais de 50 mil usuários em todo o território nacional. Essa história de sucesso ainda está sendo escrita e muito está por vir.

Todo esse crescimento é baseado em um propósito claro, no trabalho incansável do time e na resposta positiva dos clientes. A empresa cresce consistentemente, sem qualquer injeção de capital externo ou de terceiros. A ProDoctor é uma empresa 100% nacional, de capital fechado. Isso nos coloca numa posição de isenção e independência de interesses terceiros ou mesmo de movimentações de mercado, raros atualmente, principalmente no que diz respeito ao setor de tecnologia. Nosso único compromisso é com nossos clientes.

Diferentes para fazer a diferença

Ao escolher caminhos como a unificação (e não a integração), o WhatsApp homologado e pago (e não o gratuito ou pacotes atrativos, que são APIs piratas), não fazer propagandas ou criar marketplaces dentro de nossos apps, cobrar serviços apenas pelo uso e não oferecer pacotes, e tantos outros modelos não comuns no mercado, sabíamos do desafio de informar e educar o público do porquê dessas escolhas. Este é um caminho longo, mas temos certeza que estamos na direção certa: da ética, da segurança, da inovação e da transparência.

Somos eternos insatisfeitos em nossa missão de oferecermos o que há de melhor para o nosso cliente, buscando incansavelmente inovar e gerar soluções disruptivas.

Em tempos de crise, as escolhas são inevitáveis e desenham rotas para o futuro. Nós estamos seguros com as nossas e esperamos demonstrar cada vez mais.

Para o infinito e além!