Marketing digital para médicos: como atrair pacientes | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

Marketing digital para médicos: um guia de como atrair pacientes na Internet

Cada vez mais vemos a inserção dos médicos no digital. Isso porque o marketing digital para médicos tem sido uma poderosa arma para fidelizar pacientes antigos e atrair novos, o que impulsiona o desenvolvimento dos negócios. 

Em um mercado de competição acirrada, clínicas e consultórios, como qualquer empresa, precisam sobreviver, não escapando desta necessidade de se comunicar na web. Neste cenário, o marketing digital tem comprovado a sua eficácia e o setor de Saúde está antenado com esta realidade.

Neste artigo nós vamos te mostrar:

Como fazer marketing digital para médicos?

Na atual jornada do paciente até a sua clínica, sem dúvidas, a Internet está inserida. Seja através de uma busca no Google, seja nas redes sociais ou no compartilhamento de um e-mail, um dos primeiros lugares que as pessoas recorrem para obter informações sobre saúde é na Internet.

Uma pesquisa feita pelo Jornal Estadão mostrou que 26% dos brasileiros buscam informações sobre saúde no Google antes de ir a um médico.

Já outro levantamento feito pelo Minuto Saudável, que ouviu 6.361 brasileiros de 26 estados e o Distrito Federal, revelou que 94,4% dos brasileiros que responderam o questionário afirmaram que buscam informações de Saúde na Internet e que 29,4% deles pesquisam sobre saúde constantemente, mesmo antes de se consultarem. 

Portanto, você já deve ter percebido a importância de estar na Internet e utilizar as estratégias certas para ser encontrado por esses buscadores.

Não basta mais contar com a simples e eficiente propaganda boca a boca, com a indicação de pacientes e de amigos.

Agora, você só precisa ter orientações de como fazer isso acontecer, não é verdade?

Inbound marketing: 6 dicas para praticar o marketing de atração

É por isso que estamos aqui, para te ajudar a dar o pontapé inicial! Se você é profissional da Saúde e deseja começar a fazer o marketing digital da sua marca ou do seu negócio, o caminho é praticar o marketing de atração ou inbound marketing.

Este tipo de marketing digital é perfeito para quem deseja produzir conteúdos voltados para a Saúde.

Com o inbound marketing é possível atrair pessoas, convertê-las em clientes e encantar seus pacientes, fidelizando-os.

Confira seis coisas que você precisa ter ou fazer para começar hoje o seu marketing digital para médicos e atrair novos pacientes pela Internet.

1. Crie uma persona…

… e direcione a comunicação para ele ou ela!

Persona é a descrição de um personagem que represente um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver.

Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas. Isso vai facilitar na hora de construir os conteúdos.

2. Tenha um site atraente.

Este é o ponto inicial de sua empreitada. No seu site deverão estar, apenas, informações sobre a sua vida profissional, como o seu currículo e as suas titulações.

Nada de conteúdo pessoal, vida particular. A meta é apresentar o seu trabalho, a clínica ou consultório, com informações diretas e objetivas acerca dos serviços que você oferece, os recursos que dispõe, com a localização geográfica e o horário de atendimento.

Disponibilize também o seu endereço, contatos e informações que achar relevantes para o seu cliente. 

3. Crie um blog e trabalhe estratégias de SEO.

Este é um passo importante e que deve ser visto com bastante atenção. Ao produzir um conteúdo digital, você deve preparar um material rico em informações, a fim de que sua fidedignidade e seriedade sejam reconhecidas. 

Trabalhar textos em cima das palavras-chave que o seu público tem buscado fará com que o seu site se posicione bem, aparecendo nos lugares de destaque quando procurado nos motores de busca, especialmente o Google.

Ter um blog atrelado ao seu site vai te ajudar a atrair mais pessoas. Isso porque, ao buscar por uma palavra-chave, como “dor cabeça”, por exemplo”, o internauta poderá ver, como resultado da busca, o link de um artigo seu sobre este assunto.

Por isso é importante ter uma noção de SEO, uma sigla, em inglês, que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Escreva, principalmente, sobre suas áreas de pleno domínio. E, também, promova debates e discussões sobre os temas em que possa demonstrar todo seu conhecimento e experiência.

Isto reforçará o reconhecimento público, propagando-se nas redes sociais e fazendo com que o seu nome se torne rapidamente uma referência, sendo sempre lembrado e procurado na internet.

4. Marque presença nas redes sociais.

Comece criando um perfil nas redes sociais, sobretudo as que a sua persona utiliza. A utilização do Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e outras redes sociais deve ser muito bem explorada.

Tenha um calendário editorial, produza conteúdos de qualidade e atrativos, publique com frequência, utilizando-se de todos os formatos disponíveis: fotos, carrosséis de imagens, vídeos, Stories, Reels etc.

Entretanto, na hora de expor a sua imagem e os seus conteúdos, o profissional precisa estar atento com relação a excessos, a fim de evitar que um pequeno vacilo traga consequências desagradáveis, com aborrecimentos que possam colocar sua imagem em risco, com ameaça de perda da credibilidade e da honra.

Coloque seus conhecimentos científicos e sua experiência médica à disposição de todos, compartilhando-os em suas publicações ou respondendo aos comentários.

|Saiba mais: Dicas para médicos nas redes sociais

5. Tenha um perfil no Google Meu Negócio.

Você já deve ter feito uma pesquisa no Google em que o resultado é um quadro em destaque com informações sobre a localização, avaliações de clientes e até horários de funcionamento.

Este é o Google Meu Negócio, também conhecido como My Business ou Google Empresas, é um recurso gratuito que te põe em destaque nos resultados de busca e ainda apresenta o seu perfil de maneira objetiva.

Leia o passo a passo neste artigo especial sobre como colocar a sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio

6. E-mail marketing: crie uma lista de e-mails e envie conteúdos relevantes.

Este é um dos melhores caminhos para incentivar os leads a se moverem na jornada de compras. 

Porém, para enviar e-mails você precisa ter destinatários. Você pode comprar listas de e-mails, o que não é uma boa estratégia, ou pode construir a sua própria lista de e-mails, com paciência.

Como criar essa lista? Ofereça, em seu site ou em suas redes sociais, um conteúdo rico, como um e-book, uma vídeoaula, um webinar com outros especialistas ou até mesmo algum serviço gratuito.

Para receber o material, o internauta precisará fazer um cadastro, e é aí onde você pesca o e-mail dele.

Ferramentas úteis e gratuitas para o marketing digital

Mãos sobre o teclado de um computador - marketing digital para médicos

Poder contar com ferramentas estratégicas e que automatizam os processos pode ser o seu diferencial no marketing médico. Conheça algumas delas.

Dashboards gerenciais do seu software médico

Você sabia que quanto mais informações você tiver a respeito dos seus pacientes, maior a chance de você traçar uma estratégia de marketing digital eficaz?

Esqueça aquele marketing médico ultrapassado baseado em “achismos”, mensagens de aniversário padronizadas e pesquisas de satisfação que ninguém responde!

Descubra como tornar as suas estratégias de marketing mais eficazes com o Dashboard da ProDoctor.

| Leia também: 5 ferramentas fundamentais do Marketing Digital para Clínicas

Wix (pago, mas com versão gratuita)

O Wix é uma plataforma intuitiva para criar sites devidamente responsivos e de ótimo nível. Seus templates prontos e customizáveis possuem um design agradável e adequado para cada tipo de negócio.

WordPress

Ideal para escrever os textos do seu blog fazendo SEO (otimização para motores de busca).

Google Adwords e Facebook Ads

Se você deseja se destacar na web com marketing digital para médicos, deve incluir anúncios na sua estratégia. Essas duas ferramentas vão te possibilitar anunciar no Google, no Facebook e Instagram, respectivamente.

Google Analytics

Ideal para coleta e gerenciamento de dados. A ferramenta se integra com redes sociais, sites, blogs e uma série de outras ferramentas de automação de Marketing, o que permite entregar o monitoramento das mais diversas métricas.

Trello

Gestão de projetos e planejador de conteúdos para redes sociais em formato de quadros (Kanban).

MailChimp (pago, mas com versão gratuita)

Aqui, você pode criar a sua lista de e-mails, montar a sua comunicação e enviá-la par ao seu mailing.

Google Keyword Tool (gratuito)

Esta é uma ferramenta do Google que te ajuda com as palavras-chave do seu blog

Canva (pago, mas com versão gratuita)

Se você não é um designer e nem pretende contratar um, o Canva é a ferramenta ideal para você.

Disponível em app ou no site, ela oferece templates gratuitos para você montar as artes das suas redes sociais.

Você vai se surpreender com a variedade de formatos e de elementos gratuitos disponíveis.

Capcut

Editor de vídeos para redes sociais. Este app te dá Ideias e te ajuda a criar vídeos criativos para bombar nos stories, no Reels e no feed do Instagram.

O que é permitido e o que não pode no marketing médico?

médico cumprimenta um paciente - marketing digital para médicos

Você já deve ter ouvido falar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) orienta sempre os médicos e médicas a fazerem suas divulgações sem ultrapassar os limites éticos. 

Inicialmente, as regras do CFM interpretavam de forma restritiva os decretos-lei 20.931/32 e 4.113/42. Havia bastantes vedações.

Porém, no segundo semestre de 2023, a Resolução CFM nº 2.336/23 flexibilizou e regulamentou diversos aspectos.

Para o relator da Resolução, houve uma mudança significativa no sentido da norma. “Antes, praticamente só tínhamos vedações. Agora, professamos a liberdade de anúncio, mas com responsabilidade e sem sensacionalismo”, define.

De acordo com o CFM, a nova Resolução, “além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões”.

Fotografias de “Antes e depois”

Tema polêmico, esta prática agora será permitida pelo CFM.

Atenção aos detalhes:

  • O propósito deve ser educativo;
  • Fotos e vídeos não podem ser manipulados;
  • O paciente deve autorizar as imagens de antes e depois;
  • Celebridades da mídia podem participar das fotos e vídeos;
  • A publicação deve explicar possíveis complicações do procedimento.

Preços e endereço

O CFM passa a permitir a divulgação de preços de procedimentos, bem como todos os contatos da clínica ou consultório, incluindo o endereço.

Indicação de produtos

O médico pode indicar produtos, desde que de forma educativa. A norma também proíbe a venda de produtos pelos médicos.

Garantir resultados

O profissional fica proibido de garantir resultados positivos de qualquer procedimento que seja, uma vez que existem fatores individuais do organismo de cada paciente.

Vacinação

Com a nova norma, o CFM proíbe os médicos de desaconselharem os pacientes a se vacinarem. Também fica proibido contraindicar tratamentos comprovados cientificamente.

Título de especialista

Os profissionais só podem se autoafirmar especialistas se, de fato, forem.

O CFM só reconhece esse título se o profissional possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) registrado no CFM.

Graduação ou pós graduação não rendem ao médico esta qualificação.

A imagem do profissional da Saúde na Internet

Os clientes/pacientes estão cada vez mais exigentes e cientes dos seus direitos. O mercado seleciona naturalmente, eliminando quem deseja ludibriar o cliente.

O marketing digital, utilizado com consciência ética e aliado ao atendimento qualitativo, apenas demonstra sua importância para que o hospital, a clínica, o consultório e o nome do profissional sejam sempre lembrados. Como sempre acontece com as grandes marcas.

Valer-se da comunicação é uma arma fundamental para que o seu negócio apareça e todos saibam quem é você.

Segundo a pesquisa do Minuto Saudável, empresa do Grupo Consulta Remédios, 63% dos entrevistados consideram “fundamental” que o conteúdo publicado na Internet tenha sido criado ou revisado por um profissional da Saúde ou médico especialista; 33,8% acham “importante” e apenas 0,8% não dão importância ao autor da informação. 

Estude e aplique – materiais gratuitos e curso de marketing digital para médicos

Profissional da saúde folheia um livro enquanto checa a tela do laptop - marketing digital para médicos

Apresentar um diferencial é o grande desafio que se impõe para sobreviver, ganhar corpo e nome até se tornar referência na web. 

Para chegar a este ponto, é essencial contratar um profissional de comunicação ou arranjar um tempo para aprender e acionar uma estratégia de marketing, que o colocará como referência na sua especialidade médica.

Sendo assim, se você deseja colocar a mão na massa ou ter uma noção de como funciona o marketing digital para médicos, vamos listar, agora, alguns conteúdos gratuitos e te indicar um curso de marketing digital para médicos.

A equipe de experts em marketing digital da ProDoctor Software produz, de tempos em tempos, materiais com informações que interessam aos profissionais da Saúde.

Reunimos, aqui, alguns e-books gratuitos sobre o tema. Confira os que achamos que  podem te interessar:

Porém, se deseja ir mais fundo, indicamos o Curso de Marketing Médico, da ProDoctor Cursos, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2023. Você não perde por esperar!

Encantando e fidelizando o seu paciente com o marketing digital para médicos

atrair pacientes com o marketing digital

Em um cenário cada vez mais competitivo, profissionais da Saúde têm procurado não apenas se atualizar com relação aos conhecimentos necessários para exercer bem sua profissão.

Cada vez mais é preciso se atentar e cuidar da sua imagem, construindo ao seu redor uma aura de credibilidade. Isto inclui não só competência, mas também qualidades essenciais para que seja reconhecido pelos pacientes, cada vez mais exigentes.

Lembre-se que o paciente também é um cliente. Não se trata de mercantilismo, mas as instituições de Saúde são empresas que precisam conquistar clientes permanentemente, para se manterem ativas no mercado.

Atrair os clientes através de uma campanha de marketing faz parte de uma estratégia que tem como meta sustentar o negócio, a fim de que possam oferecer para os pacientes um tratamento médico de qualidade.

Além da conquista, é importante fidelizar o cliente/paciente, com uma estratégia amparada no relacionamento entre as partes.

Gostou de saber mais sobre estratégias de marketing digital? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!

Você pode se interessar por