E-book: Guia prático de Instagram para médicos - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Marketing para Médicos Materiais Gratuitos

Instagram para médicos: Um guia completo para seu consultório

e-book guia pratico de instagram para medicos

Cada vez mais comum, usar o Instagram para médicos divulgarem seus serviços tem se tornado uma tendência aos profissionais que procuram aumentar seu número de pacientes. Ele é a terceira rede social digital mais utilizada pelos brasileiros. São 122 milhões de contas ativas no Brasil, que passam mais de três horas por dia conectadas ao aplicativo.

É bem provável que o seu paciente esteja no Instagram e que, em algum momento, ele procure por referências da sua especialidade por lá. Logo, esta é uma rede relevante e é essencial que ela faça parte da sua estratégia de conteúdo digital.

Pensando nisso, a ProDoctor separou várias dicas que certamente te ajudarão a ingressar nesta rede social através do nosso e-book “Guia prático de Instagram para médicos”. Nele você verá:

  • Principais funcionalidades do Instagram
  • Como criar um perfil para sua clínica/consultório
  • Vantagens de um perfil comercial
  • Como postar
  • Instagram for Business
  • Estratégia de postagens
  • O Instagram e os profissionais de saúde

O material, focado exclusivamente sobre o Instagram para médicos, irá te ajudar a desvendar as funcionalidades da ferramenta, bem como algumas dicas técnicas da plataforma. Além disso, você também aprenderá a utilizar o ‘Insights‘, ferramenta para medir o desempenho de suas postagens.

Por que o Instagram?

Somente atrás do Facebook, seu sucesso está, principalmente, pelo compartilhamento de fotos e vídeos rápidos, que acompanham a rotina das pessoas.

Um estudo feito pela Quintly, que analisou mais de 44 mil perfis e quase 9 milhões de posts, revelou alguns detalhes importantes sobre a rede social. Motivo pelo qual os médicos devem prestar atenção na hora de criar suas publicações:

Tamanho dos perfis

Instagram para médicos: Um guia completo para seu consultório

O estudo mostrou que 30,8% dos perfis possuem entre mil e 10 mil seguidores. Da mesma forma, outros 30,8% das contas na rede social estão na faixa entre 10 mil e 100 mil seguidores.

Se você tem mais de um perfil com links para divulgar, pode utilizar ferramentas que os reúnem em uma página de links, como o Linktree. Esta ferramenta vai alocar seus itens em uma única página, dispostos em botões distintos. Depois, é só copiar o link dessa página geral e disponibilizar no seu perfil.

Por exemplo, se você quer divulgar o seu site, o seu WhatsApp e um link para marcação de consulta ou um catálogo ao mesmo tempo, o Linktree é uma solução.

Interações por postagem

Instagram para médicos: Um guia completo para seu consultório

As publicações com mais interações dos usuários são, sem dúvida, os vídeos. Eles se mostraram 18,6% mais eficientes que os carrosséis – as postagens com várias fotos -, que por sua vez tiveram 2,2% mais interações que as fotos comuns. A maior diferença, entretanto, está entre os vídeos e as fotos: as gravações renderam 21,2% a mais que as imagens.

Tamanho das legendas

Instagram para médicos: Um guia completo para seu consultório

O estudo mostrou que os usuários gostam de legendas grandes. 31,7% das postagens possuem mais de 300 palavras, enquanto aquelas com menos de 50, totalizaram apenas 1,1%.

O uso de Hashtags

Hashtag é um termo comum para quem está nas redes sociais, mas é no Instagram e no Twitter que esse tipo de palavra-chave ganha destaque.

O Instagram estipula um limite de 30 hashtags por postagem. No entanto, o ideal é que você opte por utilizar, no máximo, 10 hashtags por postagem. Assim, seu post não é considerado spam pelo algorítmo e é mais fácil variar entre as hashtags padrão para o perfil do seu negócio e hashtags mais centradas e segmentadas de acordo com o assunto.

Antecedido pela forquilha (#), esse tipo de palavra-chave é utilizada geralmente para identificar o tema do conteúdo.

Cada hashtag se converte em um hiperlink que agrupa e direciona todos os conteúdos que apresentam a mesma palavra ou frase. É uma maneira muito mais prática de encontrar o que está sendo postado sobre um determinado assunto.

A utilização das hashtags faz com que seu post fique agrupado por assunto e possa ser acessado por quem não necessariamente segue seu perfil. É uma forma de conseguir uma audiência maior para seus posts.

Se for utilizar frases com hashtags, escreva tudo junto e não crie uma hashtag muito específica, pois pode dificultar o entendimento e poucas pessoas podem estar procurando por esse assunto.

O uso de emojis

Por fim, o estudo mostrou que os emojis não são muito populares na rede social. Mais da metade dos usuários optou por não usá-los em suas publicações. Por outro lado, quase 36% dos usuários colocaram até três deles em suas postagens.

Instagram Ads

No Instagram, a ferramenta ‘Insights’ mostram relatórios importantes para definir se o tipo de postagem da sua conta está atingindo as pessoas da forma como você planeja.

Ela aponta métricas como o gênero, faixa etária e localização das pessoas que acessam seu perfil. Também ficam disponíveis alguns dados quantitativos das publicações, como alcance, impressões, salvos, visitas ao perfil e cliques nos botões, dentre outros.

Da mesma forma que no Facebook, basta você integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio. Também é possível anunciar diretamente no aplicativo, pelo botão “promover”, porém as opções de configuração são mais limitadas. Na hora de configurar a sua publicidade, você pode selecionar qual resultado deseja para o seu negócio, entre as seguintes opções:

  • Reconhecimento, para ter reconhecimento ou alcance;
  • Consideração, que visa tráfego, envolvimento, instalações do Aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens;
  • Conversões, que tem o objetivo de vender produtos ou serviços.

Os anúncios do Instagram aparecem no aplicativo como posts patrocinados. Assim como fariam com qualquer foto, vídeo e perfil do aplicativo, os usuários podem interagir com os anúncios, dando likes, comentando e seguindo o perfil de quem anunciou.

Também é possível obter interação através dos CTAs (que é um recurso que leva o visitante de uma página a realizar alguma ação) e podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

Quer mais dicas para se aprofundar na sua estratégia de marketing? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!

Você pode se interessar por