O que é Certificado Digital? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

O que é Certificado Digital?

certificado digital

O Certificado Digital vem se tornando cada vez mais popular pela sua praticidade e segurança jurídica. Muito utilizado tanto por empresas quanto por pessoas físicas, esta ferramenta simplifica a rotina e resolve problemas como a distância, a segurança e o gasto desnecessário de papel, por exemplo.

Mas, afinal, o que é o Certificado Digital e para que serve na prática? Nós, da ProDoctor, te explicamos todos os detalhes sobre o que é, como funciona e onde utilizar esta funcionalidade!


Talvez você também goste:
Como fazer a Assinatura Digital
Assinatura Digital da ProDoctor é uma das primeiras a ser validada pelo CFM


O que é

certificado digital

Basicamente, o Certificado Digital é uma identidade eletrônica para pessoas e empresas. Ela é equivalente ao CPF ou o CNPJ, por exemplo, e tem o mesmo propósito dos documentos físicos: identificar o titular e autenticar documentos assinados por ele. Neste caso, o titular pode tanto ser uma pessoa física quanto uma empresa.

O Certificado Digital é muito utilizado para validar documentos importantes, principalmente notas fiscais eletrônicas, transações financeiras e contratos. No caso da Medicina, é bastante utilizado para assegurar que receitas e prontuários médicos digitais foram emitidos por um médico específico e que não sofreram nenhuma alteração ou fraude, por exemplo.

Quem regulamenta as certificações digitais no Brasil é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Além disso, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil – é a responsável para fazer com que os certificados e as assinaturas digitais tenham validade jurídica, ética e legal.

Cada certificação possui uma chave pública e vários outros dados. Assim, os validadores utilizam destas informações para verificar a veracidade da assinatura digital e confirmar que o arquivo em questão é seguro e não sofreu qualquer tipo de fraude.

Vários dados estão inseridos em um Certificado Digital, como por exemplo:

  • Nome
  • CPF
  • Identidade
  • Chave Pública associada ao CPF ou CNPJ do titular
  • Assinatura Digital

Como criar um Certificado Digital

certificado digital

Antes de mais nada, é necessário escolher uma Autoridade Certificadora (AC) vinculada à ICP-Brasil. A partir daí, é preciso solicitar a emissão do Certificado Digital. Se a demanda for para pessoa física, pode ser solicitado um e-CPF, por exemplo, ou então um e-CNPJ em caso de pessoa jurídica.

Deve-se levar em conta, além disso, quais os valores a serem cobrados, formas de pagamento, aplicabilidade, equipamentos e os documentos necessários para que este procedimento seja feito. Estas informações serão repassadas pela AC que você escolheu.

Esta documentação será útil, posteriormente, para o comparecimento a uma Autoridade de Registro (AR), a fim de que todas as informações sejam validadas.

Feito isso, você já pode configurar um token ou smartcard com o seu Certificado Digital. É importante lembrar, ainda, que este documento possui validade definida e deve ser renovado periodicamente, conforme o prazo contratado.

Assinando documentos digitalmente

É possível assinar documentos digitalmente através de várias plataformas. Só para ilustrar: se você é médico, pode realizar este procedimento através do seu software de gestão, caso ele disponibilize esta funcionalidade, ou em programas equivalentes em outras áreas, como advocacia, administração e etc.

Caso queira assinar um documento genérico, também é possível fazê-lo em PDF ou Word. Para ambas as situações, é preciso ter no seu dispositivo o Certificado Digital devidamente instalado e pronto para uso.

PDF

Para assinar documentos em PDF, é preciso ter instalado no seu dispositivo o Adobe Reader. A partir daí, basta seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente, clique em ‘Ferramentas’, na barra superior
  • Encontre o ícone ‘Certificados’ e vá em ‘Abrir’
  • Novamente na barra superior, clique na opção ‘Assinar digitalmente’
  • Vá até o fim do documento e demarque a área desejada para adicionar a assinatura
  • Em seguida, aparecerá uma janela com o seu certificado. Selecione-o e clique em ‘Continuar’
  • Na nova janela, clique em ‘Assinar’
  • Por fim, na janela de validação, insira sua senha e clique em ‘Salvar’.

Word

Para assinar documentos neste formato, é preciso ter o Microsoft Word do Pacote Office instalado no seu dispositivo. Feito isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Na barra superior, clique em ‘Arquivo’ e depois em ‘Proteger documento’
  • Em seguida, na janela que abrirá, clique em ‘Adicionar uma Assinatura Digital”
  • Aparecerão algumas opções na tela. Escolha a mais adequada à sua necessidade
  • Feito isso, selecione o seu Certificado Digital
  • Clique em ‘Assinar’
  • Por fim, insira sua senha e em seguida clique em ‘Salvar’.

Resumo

Assinar documentos digitalmente tem sido uma prática cada vez mais utilizada por profissionais de todo o mundo. Adotar esta ferramenta pode ser muito útil para economizar tempo, dinheiro e aumentar significativamente a segurança do seu trabalho. Por isso, sua utilização tem sido cada vez mais recomendada por sindicatos e organizações em todo o mundo.

Se você é médico e quer assinar suas Receitas e Prontuários Eletrônicos digitalmente, entre em contato com a ProDoctor! Além de seguras, nossas soluções permitem simplificar vários outros processos da sua clínica ou consultório.

Você pode se interessar por