Como escrever um post para Blog Médico - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

Como escrever um post para Blog Médico

Como escrever um post para blog médico

Todo médico que busca investir no Marketing Digital sabe que escrever um bom post para seu blog é fundamental. O problema muitas vezes reside em como escrever esse post.

Falar que existe um modelo ideal que garantiria muitos acessos e divulgação é uma grande mentira, mas com um passo a passo fica mais fácil criar um bom conteúdo.

Confira o que fazer para escrever um post para Blog médico

Por que criar e manter um blog médico?

É inegável a importância da internet na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), entre 2008 e 2019, o índice de brasileiros na Rede Mundial de Computadores aumentou de 34% para 70%. O percentual é mais alto do que a média mundial (48,5%), conforme o Banco Mundial.

Ou seja, seu paciente provavelmente navega pela internet.

Por isso, estar presente na rede é fundamental. Porém, tão importante quanto presença, que já seria conseguida com a criação de um site ou perfil em redes sociais, estabelecer autoridade é fundamental. Isto é, mostrar ao público que você é referência em um determinado assunto. Dessa forma, quando um paciente pensar em consultar alguém, ele pensará em você.

Uma das melhores formas de conseguir esse reconhecimento é criando um blog médico. Com ele, você vai conseguir falar de assuntos relacionados à área da Saúde para uma grande quantidade de pessoas. Na prática, um blog médico garante que você tenha mais visibilidade, aumentado o número de pessoas que conhecem o seu serviço e possibilita um relacionamento mais próximo com seu público.


Leia mais

Como atrair pacientes com o marketing digital?

Sua estratégia de marketing médico funciona?


Existe uma fórmula para escrever um post para blog médico?

Muitas pessoas ainda escrevem posts de blog como se fosse um texto para mídia offline e isso, definitivamente, não funciona.

É preciso conhecer a estrutura ideal para textos online e aproveitá-la ao máximo para conseguir bons resultados e ser bem posicionado em ferramentas de busca. como o Google, por exemplo.

Ter um website bem posicionado no Google significa ter o seu site listado logo nos primeiros resultados de uma determinada pesquisa.  Isso é muito importante, já que, segundo o próprio Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página.

Além da estrutura, seguir boas práticas de SEO também é fundamental. SEO nada mais é do que a abreviação de Search Engine Opitimization – uma importante ferramenta para deixar os sites e posts mais relevantes para os buscadores.

Conteúdo é rei

Pensando dessa maneira, pode parecer que existe uma fórmula mágica para escrever um bom post para blog médico, mas não é bem assim. Apesar de podermos contar com uma estrutura básica que facilita a escrita, o que vai determinar se seu post é bom ou não é o conteúdo;

É o conteúdo que vai atrair pessoas, fazê-las se interessar e, aí sim, garantir a tão buscada autoridade de assunto.

O ideal é que você siga um modelo de estrutura, mas se preocupe imensamente com o conteúdo que está desenvolvendo. Ao escrever, tente responder as seguintes questões:

  • O que estou escrevendo é bem fundamentado?
  • É relevante para meu público?
  • Está claro para ler?

Palavra-chave e persona

Apesar de não existir uma fórmula mágica, existe um passo a passo que facilita a criação de um post, além de aumentar as chances de fazê-lo rankear no Google.

Persona é um conceito muito utilizado no mundo do marketing digital. Mesmo assim, algumas pessoas ainda ficam perdidas quando encontram a palavra. Se esse é seu caso, não se preocupe. Persona (ou buyer persona) nada mais é do que uma representação semi-fictícia que representa seu “cliente ideal”.

Ao criar uma persona, você consegue entender de forma mais assertiva o seu público, pois sabe exatamente com quem está falando. Entende gostos e angustias e, por isso, consegue criar conteúdos que realmente façam sentido.

Exemplo de Persona para dermatologistas

Definida a persona, fica mais fácil escolher o assunto que você quer tratar. Depois do assunto, é hora de escolher a palavra-chave.

Palavras-chave são os termos que os usuários escrevem nos buscadores no intuito de solucionar suas dúvidas

Com a palavra-chave certa, você consegue atingir um número maior de pessoas, já que responderá exatamente a dúvida que ela tem. E o papel primordial de um conteúdo é esse mesmo: sanar as dúvidas da sua persona.

Para ter um bom ponto de partida, conheça os termos médicos mais buscados no Google

Passo a passo de um bom post

Assim, antes de escrever, comece pesquisando o tema, organizando a estrutura e estabelecendo o que vai ser abordado.

Passo a passo para um bom post de blog médico

  1. Defina um assunto de interesse de sua persona

    Antes de qualquer coisa é preciso escolher um assunto que atraia a sua persona (nos tópicos abaixo falaremos mais sobre personas).

  2. Defina palavras-chave

    Escolha palavras-chave que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta atrair quem não deseja saber mais sobre conteúdos médicos, não é verdade?

  3. Pesquise

    Leia, procure fontes confiáveis, escolha bem as imagens.

  4. Organize o conteúdo

    Estabeleça o que quer falar e como quer falar. Divida o assunto por tópicos (assim, fica mais fácil não se perder). Faça um esqueleto do que deseja falar e depois vá preenchendo.

  5. Escreva!

    Não tenha medo. Coloque no papel o que é preciso para preencher seu “esqueleto” e, se achar necessário, faça adaptações e acréscimos nessa estrutura. Não se preocupe com o tamanho do texto. Busque responder as dúvidas que sua persona pode ter ao ler seu material.

  6. Revise

    Esse passo é fundamental. Antes de publicar, revise tudo o que foi escrito e verifique se tanto na forma quanto no conteúdo tudo está ok.

  7. Confira se o texto está otimizado para as ferramentas de busca

    O último ponto do passo a passo é verificar se as boas práticas de SEO foram seguidas e, assim, garantir que você consiga um bom posicionamento.

Estrutura do post para blog médico

Definida a persona, o assunto e as palavras-chave, chega a hora de organizar seu conteúdo. Confira todos os pontos que seu post para blog médico precisa ter.

Título e descrição

É pelo título que o usuário define se quer ou não saber. Por isso, é muito importante pensar em títulos convidativos, que despertem o interesse. Deixe para escrevê-lo depois de finalizar o post. Dessa forma, terá mais ideias e conseguirá criar um título que realmente expresse o que escreveu.

A meta-descrição é aquele pequeno texto que aparece abaixo do título no resultados de busca. Ela precisa ser sucinta e atrativa. Uma boa meta-descrição é fundamental para que seu usuário acesse seu conteúdo.

Introdução

Você continuaria comendo algo que não gostou na primeira mordida? Dificilmente. É por isso que o início de um post para blog médico é tão importante. É a introdução que faz com que o leitor que já se interessou pelo título continue a ler o texto.

Apresente o conteúdo de forma atrativa e só prometa o que for entregar durante o texto. Não adianta dizer que vai dar dicas sobre algo se ele não aparece no restante do texto.

Desenvolvimento

A estrutura do corpo do texto é muito importante. Não utilize apenas texto corrido, como se fosse uma página de um livro.

Para quem lê em telas é ideal que o port tenha quebras de texto constantes, já que isto facilita a leitura. Abuse de recursos que podem deixar seu texto mais dinâmico. Na figura abaixo você confere quais são esses recursos

Conclusão e Call To Action

Após desenvolver seu texto, é importante conseguir um bom fechamento para ele. Faça um reforço da ideia principal apresentada na introdução, mas não repita o que já foi abordado.

Seja breve e, se possível, convide seu leitor a realizar algum tipo de ação. Esse convite recebe o nome de Call to Action (CTA’s) e tem como objetivo conduzir seu paciente a iniciar uma jornada que resultará em uma consulta.

Você pode fazer CTA’s de diversos modelos e com diversos objetivos. Os mais comuns são download de material e pedido para compartilhar o post nas redes sociais. Confira alguns modelos que podem lhe ajudar a ter uma ideia:

  • Quer saber mais sobre o tema? Baixe nosso E-book
  • E-Book Gratuito
  • Compartilhe o post em suas redes sociais
  • Agende sua consulta agora
  • Assine nossa newsletter
Exemplo de botões de call to action para post de blog médico

Em relação ao formato do CTA’s não existe regra. Você pode colocar em forma de texto corrido ou no formato de botão.

Ainda é possível utilizar os dois ao mesmo tempo

Bônus: Modelo com tudo que seu post para blog médico precisa ter

Como você pode perceber, planejamento é a chave para escrever um post para blog médico. Para lhe ajudar a sair da teoria e passar para a prática, elaboramos um modelo (template) com tudo que seu post precisa ter.

Como ele está em branco, é só preencher com o conteúdo que quiser.

Baixe gratuitamente e comece a escrever posts para blog médico com mais qualidade e chance de rankeamento.

Você pode se interessar por