Aplicativos para médicos e pacientes Destaque

O uso das redes sociais para Médicos

Redes sociais para médicos

As redes sociais para médicos são grandes aliadas nas divulgações dos trabalhos e nas estratégias para atrair novos pacientes.

O marketing digital disponibiliza a construção de uma boa imagem nas redes e a divulgação do trabalho prestado na clínica/consultório ocupa espaços nos “feeds” (linha do tempo nas redes sociais).

Os canais de comunicação com seus pacientes podem ser diversos sendo importante adotar uma linguagem correta para cada um desses meios.

De acordo com um estudo realizado em uma parceria da Hootsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo conectado à internet. Portanto, ter um perfil nas mídias virtuais e explorar novos pacientes pode ser uma boa, não é mesmo?!

Redes sociais mais usadas no Brasil

Neste post você vai encontrar:

    • Regras de publicidade;
    • Facebook;
    • Instagram;
    • LikendIn;
    • Twitter;
    • WhatsApp;
    • Youtube.

Redes sociais para Médicos: regras para publicidade

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), ter perfis nas redes sociais não é proibido. Porém, alguns pontos devem ser observados e evitados de acordo com a resolução nº 2.126/2015.

Por exemplo, endereços e telefones são permitidos e devem ser explorados pelos profissionais, afinal é assim que seu paciente vai te encontrar e fazer contato.

Algumas normas são proibidas e não devem ser utilizadas,como:

  • Divulgar preços;
  • Fotos dos pacientes;
  • Antes e Depois;
  • Prometer resultados milagrosos e outros.

Aderindo e se adequando às normas éticas do Conselho, você está preparado para aprimorar suas técnicas de marketing. Confira algumas dicas de como utilizar as redes sociais a seu favor e como promover o seu perfil.

Facebook

Redes sociais para médicos: facebook

O Facebook conta com uma série de ferramentas e recursos que podem ser muito eficientes. Uma interação direta com o usuário (paciente) pode ser muito bem usada nesse canal.

A plataforma propõe muitas vantagens e benefícios, usá-los fazem com que seus planos de autopromoção sejam mais vistos e, consequentemente, mais eficazes.

Ferramentas que deixam sua participação na rede mais completa e interativa:

  • Conteúdos escritos;
  • Conteúdos audiovisuais;
  • Live;
  • Stories;
  • Chat (bate-papo);
  • Impulsionamento das publicações;
  • Grupos.

Instagram

Redes sociais para médicos: instagram

No Instagram, as pessoas procuram conteúdos audiovisuais, como fotos e vídeos. Crie post atrativos, com boas imagens e vídeos bem produzidos, a fim de atrair a atenção e o “like” do seu paciente/seguidor.

Utilize o espaço para fazer a propaganda do seu negócio! Se seu perfil é comercial invista em bons conteúdos, cases de sucesso e publicações relevantes para o seu público aumentando a interatividade e a sua audiência.

Já se seu perfil é pessoal, tenha atenção na hora de publicar algo. Não misture sua rotina diária com seus conteúdos profissionais. Sendo assim, o mais recomendado é que você utilize seu perfil pessoal para compartilhar e “repostar” os post das suas redes profissionais.

Abuse das “Hastags”, com as palavras-chaves é possível você ser encontrado por mais usuários, aumentando sua visibilidade e engajamento. Desse modo, utilize a # com a especialidade em que você atua (ex: #dermatologia), sobre o mundo médico e as “tags” do momento.

 Leia também: Instagram para Médicos: dicas e recomendações

Stories

Os conteúdos para os “stories” devem ser muito bem pensados por você. O espaço é ótimo para a divulgação e deve ser utilizado para a promoção do seu trabalho.

Poste dicas, interaja com seus seguidores, crie enquetes, box de perguntas que podem ser respondidas por texto ou vídeos e aproxime seu contato com os pacientes.

Dependendo do número de seguidores, você pode utilizar a ferramenta “ver mais” ou “arraste pra cima”, que direciona o usuário para outra página, podendo ser o site da sua clínica/consultório, blog ou material produzido por você que esteja na web.

LinkedIn

Redes sociais para médicos: linkedin

O LinkedIn atua na promoção profissional do médico. Com ela, é possível divulgar seus trabalhos, compartilhar seus artigos e se conectar com os colegas da área.

Além disso, a plataforma pode ser utilizada como portfólio mostrando sua coletânea de trabalhos e artigos. O espaço é ótimo para encontrar novas oportunidades de trabalho para quem está começando agora e para buscar novos colaboradores.

Twitter

Redes sociais para médicos: twitter

Com o Twitter é possível estabelecer uma aproximação maior com o usuário/ seguidor.

Utilize o espaço para compartilhar notícias sobre sua especialidade, novos procedimentos, descobertas e curiosidades.

Com o “Retweet”, reposte notícias e posts interessantes de outros profissionais, organizações ou veículos de notícias.

Youtube

Redes sociais para médicos: Youtube

O espaço de compartilhamento de vídeos conquista a cada dia mais inscritos. Os canais de Saúde são referências e de grande procura dos navegadores.

Os conteúdos estão cada vez mais audiovisuais e tornar-se aliado dessa forma de se comunicar será muito bom para o seu empreendimento. Portanto, crie vídeos e desenvolva conteúdos que despertem a atenção do seu público-alvo .

De acordo com a pesquisa anual sobre as redes sociais do Pew Research Center, o Youtube é a rede social mais acessada pelos norte-americanos. No Brasil, daqui a pouco isso já é uma realidade. Invista!

 Conheça o canal da ProDoctor Software

WhatsApp

Redes sociais para médicos: whatsapp

Se você quer um contato ainda mais direto com seus pacientes, é importante utilizar um número corporativo e o WhatsApp

Utilize este canal para marcar consultas e fazer orçamentos, por ser mais rápido e objetivo.

Tire dúvidas, esclareça as questões de seus pacientes e mande sugestões de procedimentos e descontos oferecidos por sua clínica/ consultório, de acordo com a sua especialidade. O retorno pode ser muito positivo.

Entretanto, esteja atento para não mandar muitas publicidades ou muitas mensagens que podem dar a impressão de que você esteja pressionam as pessoas para utilizar seus serviços.

Ações assim, podem afastar seu público e fazer com que eles evitem sua organização. Seja sensato para não promover essa distância, afinal não é isso que você deseja!

Conclusão

Agora é com você! Depois de mostrar a importância das redes sociais para médicos e dicas de como usar as ferramentas como aliadas no seu ambiente profissional, crie seu perfil ou invista no que você já tem e impulsione sua relevância online.

Continue acompanhando nossas publicações por aqui e tenha acesso aos nossos materiais exclusivos e guias gratuitos de como aderir as mídias e o marketing digital ao seu favor.

Você pode se interessar por