Gestão de Clínicas e Consultórios

Como montar seu consultório médico

Como montar meu consultório medico

Dúvidas sobre como montar seu consultório médico? Esse post é para você! Destacamos o que não pode faltar nesse momento tão importante. Preparamos dicas práticas que vão ajudá-lo a tomar decisões certas e seguras. 

Como montar seu consultório médico

1- Escolha bem o local

Como montar seu consultório médico

O lugar onde seu consultório será instalado é muito importante. O espaço físico é simples: salas de atendimento e espera, banheiros e cozinha são suficientes para o início das atividades. Se o imóvel tiver mais espaço, sala de administração e um pequeno estoque são boas ideias e acrescenta mais ao seu ambiente de trabalho. 

Ter um local específico para guardar papéis não é indicado. É possível economizar tempo, dinheiro e espaço adotando um bom software médico de gestão que garante organização e praticidade ao consultório.

Na hora da escolha opte por um lugar de fácil acesso, tanto em relação ao trânsito quanto para os pacientes de mobilidade reduzida.  O estacionamento e a possibilidade de expansão no próprio imóvel são outros pontos para levar em consideração.

Dica de leitura: Onde estabelecer meu consultório?

2- Defina a categoria de atendimento

Como montar seu consultório médico

Escolhido o local, vem as questões burocráticas. Você precisa definir qual (is) categoria (as) de atendimento serão oferecidas. Os estabelecimentos médicos são divididos em 54 categorias pela Agência Nacional de Saúde. Clínica Médica Popular – em franco crescimento no Brasil -, Clínica Geral de Procedimentos Simples e Consultório de até Duas Especialidades são as mais comuns. A definição do tipo de atendimento está ligada a questões tributárias: é ela que está ligada à declaração do Imposto de Renda.

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e Licença de Funcionamento são os documentos obrigatórios para o funcionamento do consultório. A contratação de empresa especializada em consultoria na área regulatória é indicada para que todos os pré-requisitos sejam cumpridos de maneira adequada. Vale lembar que para o início das atividades em sua empresa,  as recomendações estabelecidas administrativas sejam planejadas e executadas. Evite transtornos. 

3- Tenha controle das entradas e saídas

Conselhos para os Médicos sobre a Declaração do IR

Ter o controle das entradas e saídas de forma eficiente desde o início faz toda a diferença. Outro ponto importante é realizar essa gestão de maneira simples e prática. Para isso, conte com a ajuda de um bom software de gestão. A tecnologia não pode mais ser deixada de lado no ambiente de trabalho.

A aquisição de um bom software de gestão contempla todas as operações para o controle financeiro e de estoque. Todas as informações estão concentradas e são encontradas facilmente, evitando controles paralelos em outras planilhas, como Excel. 

Ao informatizar o faturamento do consultório você economiza tempo, organiza os registros das atividades, identifica todos os itens que devem ser cobrados, tem controle sobre os atendimentos e evita glosas por faturamento incorreto. Quando este setor não é informatizado, o consultório acaba perdendo dinheiro.

Dica de leitura: Dificuldades com o faturamento ? Já pensou em informatiza-lo?

4- Decore o ambiente

Como montar seu consultório médico

Com o início do consultório a decoração deve ser atrativa e “clean” para uma boa recepção de seus pacientes. Investir na ornamentação do espaço contribui para sensações  de conforto, bem-estar e segurança no atendimento.

Equilíbrio e bom gosto devem ser pontos principais para as escolhas. Crie um ambiente tranquilo, focado em cores sóbrias e que trazem serenidade a quem frequenta o espaço.

A boa impressão passada pelo consultório será um dos principais motivos de avaliação do paciente. Faça com que seu consultório se torne o mais aconchegante possível. Investir nos espaços da recepção aos centros de atendimento trará resultados positivos na opinião de seu público-alvo.

Dica de leitura: 7 dicas de arquitetura e decoração de consultórios e clínicas

5-  Crie estratégias de marketing

Como montar seu consultório médico

Antes da inauguração do seu consultório o investimento em ferramentas de marketing e comunicação, já é importante.  As redes sociais são ótimas fontes para conseguir divulgação e visibilidade dos serviços oferecidos. Invista em regras e estratégias de impulsionamento para um maior alcance dos conteúdos ao seu público.

Caso você não tenha domínio deste assunto, contrate uma boa equipe de comunicação digital, com certeza valerá a pena.

Dica de leitura:  Como usar o marketing digital para atrair mais pacientes? 

Você pode se interessar por