LinkedIn para médicos: comece aqui | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos Tecnologia na Medicina

LinkedIn para médicos: tudo o que você precisa saber

Dentre tantas plataformas digitais de redes sociais, apenas uma se destaca na esfera profissional no mundo inteiro: o LinkedIn. Lá, é possível criar uma página para empresa e também ter um perfil pessoal. O LinkedIn para médicos e demais profissionais da Saúde é muito mais que uma vitrine, é uma oportunidade de negócios e de networking.

De acordo com um relatório da We Are Social e da Hootsuite, publicado em abril de 2022, o LinkedIn é usado ativamente por 56 milhões de brasileiros e ocupa a sétima posição entre as 10 redes sociais mais utilizadas no País. No mundo inteiro, são mais de 800 milhões de usuários, em mais de 200 países.

Conheça agora como funciona a rede, veja como criar um perfil para você ou para a sua clínica ou consultório e confira dicas de como fazer um bom uso da rede. Neste artigo vamos falar sobre os seguintes tópicos:

O que é LinkedIn e por que médicos devem criar um perfil lá?

Como já dissemos, o LinkedIn é uma rede social de cunho profissional. Seu perfil cadastrado funciona como uma espécie de Curriculum Vitae.

Você informa nele seu nome completo, dados para contato, ocupação atual, formação acadêmica, experiências, especializações, habilidades, competências, cursos, trabalhos voluntários e assim por diante.

Tem por missão ajudar na conexão entre profissionais de todo o mundo permitindo que se tornem mais bem sucedidos e produtivos.

Através desta conexão com outros profissionais, você acaba por criar a sua rede (o que no vocabulário business seria a sua networking).

Por que o LinkedIn é uma rede interessante para médicos?

O LinkedIn é voltado para o mercado de trabalho e para contatos profissionais. Isso quer dizer que a rede te dá uma grande possibilidade de mostrar a sua trajetória profissional, os avanços da sua carreira e os seus esforços em se manter em constante atualização.

Além disso, é um ótimo meio para fazer contato com pessoas que têm os mesmos interesses que você, trocar ideias e experiências com outros profissionais, buscar um trabalho ou recrutar pessoas.

Lá também é possível se informar, checar o termômetro do mercado através de notícias e de discussões que acontecem nos grupos.

LinkedIn para médicos: mais uma forma de ser encontrado no Google

Profissionais da Saúde que têm um perfil no LinkedIn podem ser encontrados nos buscadores, como o Google, quando alguém pesquisar o seu nome ou, até mesmo, a sua especialidade.

LinkedIn para médicos: criando uma página para a sua clínica ou consultório

Muitas empresas criam seu perfil no LinkedIn. Funciona de forma semelhante às fanpages do Facebook. Ali, os usuários podem seguir a sua clínica ou consultório, acompanhar suas atualizações e entrar em contato com o estabelecimento. 

Sendo assim, além de ter um perfil só seu, você pode criar uma página para a sua clínica ou consultório e mostrar a cultura e os valores do seu negócio a parceiros, colegas e pacientes.

As interações no LinkedIn se assemelham muito às do Facebook: o Gostei é a mesma coisa que o Curtir, ou seja, demonstra que você se interessou e aprovou uma determinada publicação.

O Comentar é o ato de deixar um recado ou opinião quanto àquela publicação e o Compartilhar é divulgar a publicação em seu próprio perfil para todas as suas conexões dentro da plataforma.

Há também as opções de reagir parabenizando alguém, apoiando um ponto de vista ou achando algo divertido.

Há ainda o recurso de Grupos, onde ocorrem divulgação de vagas e debates sobre assuntos diversos. Quanto mais você interage em um grupo, mais visto você é, e com isso, mais chances de boas oportunidades aparecem para você! O conteúdo dos grupos passa pelos mais variados interesses.

Portanto, se você busca por um novo emprego ou um novo colaborador, o LinkedIn é o lugar!

Criando do LinkedIn para médicos

Para fazer parte desta rede social, primeiramente, você vai precisar criar um perfil na plataforma. É simples, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página de cadastro no LinkedIn acessando: https://linkedin.com/reg/join.
  2. Crie o seu login e senha, aceite os termos e clique em “cadastre-se”.
  3. Preencha as informações solicitadas, como cargo, experiências, competências e outras.

Ao incluir os seus dados, use o seu nome verdadeiro, para que a plataforma não o interprete como perfil falso Também não são permitidos nome de empresa ou pseudônimo.

O que não pode faltar no LinkedIn para médicos

Foto do perfil

Sabia que os perfis com fotos obtêm, pelo menos, 14 vezes mais visualizações e 9 vezes mais solicitações de conexão do que aqueles que não têm?

Portanto, lembre-se de adicionar uma foto profissional no seu perfil, não uma selfie. 

O médico, professor, mentor e especialista em Linkedin, Dr. Adam Harrison, aconselha usar uma foto da cintura para cima ou do busto para cima, e não de corpo inteiro. E, claro, na imagem, esteja com roupas adequadas ao ambiente profissional.

Busque uma foto em que você esteja sorridente e com o olhar fixo na lente da câmera. Não use uma fotografia em que esteja usando chapéu ou óculos de sol.

Título

Depois que as pessoas veem a sua foto, elas olham automaticamente para o seu título. Por isso, enfatize ali todas as palavras-chave que você deseja usar para se promover. 

Se você tem uma especialidade, não deixe de colocá-la. São poucos caracteres disponíveis, então, seja breve, mas cativante.

Sobre

Existe um campo chamado “Sobre”, em que você deve escrever um breve resumo sobre você.

A especialista em estratégia de carreira, Heather Austin, orienta que este texto responda a três perguntas: “Quem é você?”, “Quem você ajuda?” e “Como você os ajuda?”.

Ela sugere que você escreva um parágrafo de abertura descrevendo qual é sua paixão pelo trabalho, o que te impulsiona. Você também pode expressar a sua missão, motivação e competências. Não se esqueça de escrever sempre em primeira pessoa.

No parágrafo seguinte, descreva qual é sua maior força e tente adaptá-la ao seu setor. Lembrando que os parágrafos devem ser curtos, com 3 ou 4 frases, no máximo, em cada um.

Por fim, inclua um parágrafo sobre sua experiência usando palavras-chave que você gostaria que fossem sinalizadas nas pesquisas dos recrutadores.

Para que o seu texto fique mais visual e amigável, você pode usar marcadores ou emojis no início dos parágrafos, sempre mantendo o profissionalismo e a seriedade. Afinal, seu objetivo ali é transmitir confiança e credibilidade.

Formação

Na hora de preencher estas informações, cite apenas o nível mais alto da instituição que você frequentou. Por exemplo, se você frequentou a universidade, não precisa registrar suas qualificações do ensino médio.

Também é interessante adicionar certificações, como pós-graduações, especializações, participações em congressos e treinamentos importantes.

Experiências profissionais

Chegou a hora de mostrar a sua história de carreira. Nesta etapa, você deve adicionar todas as suas experiências de trabalho e formação acadêmica relevantes.

Em cada uma dessas inserções, descreva brevemente sobre sua maior realização em cada função. Se tiver dados e números a seu favor para usar, use-os!

Não se esqueça de atualizar esta seção sempre que houver uma novidade ou uma mudança.

No LinkedIn, você também tem a oportunidade de elencar experiências de voluntariado que tenha vivido, as quais são muito bem vistas.

Habilidades e recomendações

Esta é uma seção importante no que diz respeito a palavras-chave. Muitas vezes, as pessoas são encontradas no LinkedIn por conta das habilidades destacadas no perfil. “Medicina” é a sua principal, se houver outras, não deixe de utilizá-las.

No entanto, não sobrecarregue esta seção, especialmente quando seu perfil ainda é relativamente novo.

Faça uma lista de competências relevantes em seu perfil, que ajude os outros a entender seus pontos fortes.

Após adicionar suas competências, suas conexões poderão endossá-las através de recomendações. Para isso, você precisa solicitá-las às suas conexões. Se você aceitar o que foi escrito sobre você, ela se tornará visível no seu perfil.

Depois de criar e atualizar diferentes seções do seu perfil, você pode começar a compartilhar o seu perfil público com a sua rede mais ampla. O seu perfil público é uma versão simplificada do seu perfil completo do LinkedIn que aparece em ferramentas de pesquisa e é visível para todos.

Você pode promover seu perfil para aparecer melhor em resultados de ferramentas de pesquisa criando uma URL pessoal. Você também pode criar um selo para o seu perfil público e adicioná-lo ao seu currículo online, blog ou site a partir da página de Configurações de perfil público.

Destaques

Existe um espaço chamado “Em destaque” em que você pode evidenciar o que te torna mais competitivo. Além de portfólio, links, documentos, você também consegue destacar mídia, publicações e artigos do LinkedIn.

Agora que você já sabe como preencher o seu perfil pessoal no LinkedIn, vou te mostrar como criar uma página para a sua empresa.

Personalizando a URL do seu perfil

Fazer isso tornará seu perfil mais fácil de encontrar online. E também é uma maneira de diferenciá-lo de todos os outros usuários do LinkedIn.

Para criar ou editar seu URL de perfil público personalizado:

  • Clique no ícone “Eu”, na parte superior da sua página inicial do LinkedIn.
  • Clique em “Exibir perfil”.
  • Clique em “Editar perfil público e URL”, no lado direito.
  • Você será redirecionado para a página de configurações de perfil público .
  • Em “Editar seu URL personalizado”, no lado direito, clique no ícone de edição ao lado do URL do seu perfil público.
  • Digite ou edite a última parte do seu novo URL de perfil público personalizado na caixa de texto.
  • Clique em Salvar.

Como criar uma página no LinkedIn para a sua clínica ou consultório?

Como já sabemos, nem só de perfis profissionais vive o LinkedIn. Assim como nas outras redes, como o Facebook, o Instagram e até o Twitter, as empresas também estão no LinkedIn, marcando presença com as LinkedIn Pages.

É nesta plataforma LinkedIn que as empresas podem se expressar de forma institucional, tanto para o mercado quanto para os colaboradores.

E, se por acaso o seu cliente, o paciente, os seus colegas e parceiros estiverem por ali, eles terão a oportunidade de conhecer melhor a sua clínica ou consultório. 

Imagina só poder abrir um processo seletivo e avaliar os melhores profissionais diretamente no LinkedIn? Isso mesmo! Nesta rede, também é possível compartilhar vagas de emprego e selecionar pessoas, tudo na página da sua organização.

Passo a passo de como abrir uma página para a sua empresa no Linkedin

Primeiramente, para criar uma Página de empresa no LinkedIn, é preciso ter um e-mail para cadastro com o nome da empresa.

Por exemplo, se existisse uma clínica chamada ProDoctor Care e alguém fosse criar uma página para ela, o e-mail usado para criar um cadastro precisaria ter o domínio da clínica. Assim: fulana@prodoctorcare.net.

Sabendo disso, acesse este endereço para criar uma Page: https://www.linkedin.com/company/setup/new/.

Clique no botão “Empresa” e insira as informações de identidade da sua Page, detalhes da empresa ou instituição e detalhes do perfil.

Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de agir em nome da empresa e, depois, clique no botão “Criar página”.

Prontinho, agora, é só começar a sua estratégia de comunicação. E é exatamente isso que eu vou te apresentar agora.

Estratégia de comunicação no LinkedIn para médicos

Segundo o relatório Global Web Index, de abril/2022, o LinkedIn é a quarta plataforma mais usada pelas empresas para fazer marketing, ficando atrás do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.

Para aproveitar todo esse potencial, vamos te contar agora sobre as possibilidades de publicações e como montar uma estratégia de comunicação com elas.

As estratégias que falaremos aqui podem ser levadas em consideração tanto para o seu perfil pessoal quanto para a página da empresa.

E, provavelmente, uma das maiores dúvidas é: como se portar na rede, quantas vezes na semana fazer publicações. Será que existe uma fórmula para isso?

Bem, existem alguns relatórios que apontam uma frequência de posts e uma forma de uso ideais. É isso que vou te mostrar agora.

Boas práticas e frequência de postagens no LinkedIn para médicos

Podemos colocar como meta divulgar conteúdo na sua timeline, pelo menos, uma vez por semana. Pode ser um vídeo, uma foto ou um carrossel. Como sugestão, você pode publicar um artigo por mês.

Agora, para ser sociável nesta rede, procure fazer, ao menos, duas novas conexões por semana. Você pode se conectar com seguidores que já tem ou busque por algum na busca avançada.

Dicas sobre LinkedIn para médicos

  • Separe cerca de 20 minutos por dia para investir no LinkedIn. Percorra a sua timeline e comente em algum post que te interessou.
  • Tente interagir com os grupos e nos comentários que receber em seus posts diariamente.
  • Compartilhe algo interessante que você tenha lido ou assistido no dia;
  • Personalize suas mensagens para enviar para quem está fazendo aniversário, comemorando uma conquista profissional. 
  • Interaja nos posts de clientes e de potenciais conexões.
  • Dê uma olhadinha em quem visualizou seu perfil, assim você descobre se têm interesses em comum, que justifiquem uma nova conexão.
  • Utilize o contexto para ter insights de publicações, assim, você sempre terá ideias e manterá o seu conteúdo quente e relevante.
  • Se for usar emojis nas suas publicações, faça de forma que o post continue com seriedade e verifique se os ícones não causam confusão nas pessoas. Lembre-se que quando lidamos com públicos amplos e diversos, as interpretações e significados podem ser diferentes.
  • Acima de tudo, seja fiel a si mesmo e deixe sua personalidade brilhar.

Quais os formatos de publicação permitidos no LinkedIn?

Chegou o momento de conhecermos as particularidades de cada formato que pode ser publicado no LinkedIn para médicos e demais profissionais.

Tanto no perfil pessoal quanto na página da empresa é possível fazer posts em formato carrossel, aquele que permite a navegação lateral, posts em vídeo, em imagem única, publicar artigos ou compartilhar links, como os posts do seu blog ou alguma notícia relevante, por exemplo.

Vamos começar falando de vídeos.

Publicações em vídeo

Você já deve ter percebido que o vídeo é um dos formatos mais consumidos nas redes sociais ultimamente. 

Esta tendência também chegou ao LinkedIn. O relatório LinkedIn Marketing Blog, de 2020, apurou que as postagens de vídeo, nesta rede, tendem a ser compartilhadas 20 vezes mais que os demais formatos. 

Já se sabe também que o LinkedIn tem um ótimo algoritmo de vídeo, e tem priorizado mais vídeos para os feeds do usuário. Por isso, publicar vídeo com alta qualidade pode realmente fazer você ser notado.

Outra informação importante é que conteúdos em vídeo geram a maior taxa de engajamento em páginas de pequeno e médio porte. Isto é, mais reações, comentários, compartilhamentos e cliques.

De acordo com o relatório da Social Insider, os perfis com menos de 50 mil seguidores tiveram uma taxa de engajamento de até 4,49% nas suas publicações de vídeos. Em geral, a taxa média de engajamento entre todos os tipos de posts é de 3,16%.

Ou seja, publicar vídeos é uma ótima estratégia para quem está entrando na rede.

Para medir os resultados dos seus posts ou fazer comparações com outros formatos, é só identificar a taxa de engajamento de cada um, na sua página de empresa. Clique no post desejado e selecione “visualizar análise”, depois, procure pela taxa de engajamento.

Post em carrossel (navegação lateral)

O post em carrossel é aquele que permite uma navegação lateral, ou seja, aquela que é possível deslizar o dedo na tela para ir passando as imagens, da direita para a esquerda.

No Instagram, é possível fazer isso apenas selecionando várias imagens para a plataforma. Mas, no LinkedIn, é diferente.

Para fazer esse tipo de post nesta rede social, você vai precisar criar um arquivo em formato PDF e fazer o upload dele no LinkedIn selecionando a opção de publicar um documento.

Faça as imagens no formato quadrado, seguindo uma sequência, pensado em cada uma como uma tela ou um slide. Depois, exporte todas elas para um único documento em PDF. você pode fazer isso em editores de imagem, como o Photoshop ou o Canva.

Além de ser visualmente interessante e prender a atenção do usuário quando o conteúdo é bem trabalhado, o post carrossel tem alcançado muitos bons resultados.

De acordo com a Social Insider, que analisou posts entre 9 de janeiro de 2021 até abril de 2022, os posts com documentos nativos, ou seja, em PDF, geram três vezes mais cliques do que qualquer outro tipo de conteúdo no LinkedIn.

Os PDFs têm uma taxa média de cliques de 3,5% a 8,6%, dependendo da quantidade de seguidores que a página tem, enquanto todos os outros tipos de posts mal passam dos 2%.

Vale lembrar que a taxa de cliques do LinkedIn, em todos os tipos de conteúdo, está na média de 2,20%.

Nada mal, não é? Portanto, ao planejar os seus posts no LinkedIn, lembre-se de que os PDFs para fazer um carrossel podem ser um ativo para captar atenção e cliques.

Mas, não se esqueça: essas taxas são médias. Tudo depende muito mais do conteúdo em si do que do formato.

Tenha em mente que o post perfeito é o que reúne um conteúdo relevante e é feito no formato mais adequado para a mensagem que você quer passar.

Imagem única (foto ou arte gráfica)

Publicar uma imagem pode ser muito mais prático. Mas, ainda de acordo com o relatório da Social Insider, esse formato é mais interessante para perfis médios a grandes.

Neles, as imagens são as que geram os maiores níveis de engajamento (até 4,06% de engajamento médio).

Ou seja, se você está começando agora ou tem um perfil com poucos seguidores, publicar vídeos e carrosséis irão te ajudar a crescer.

Entretanto, se por qualquer motivo, a sua única possibilidade é publicar fotos ou uma arte simples, invista nisso e não deixe de realizar as suas postagens.

O LinkedIn recomenda, como referência, que as imagens tenham 1.200 por 627 pixels. 

Imagens maiores obtêm taxas de cliques (CTR) 38 por cento mais altas, o que é um detalhe importante ao criar o conteúdo para sua otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e campanhas de pagamento por clique (PPC).

Artigos

No LinkedIn, existe a possibilidade de publicar posts direto na plataforma, de forma semelhante a um blog, incluindo abertura para comentários, ícones de compartilhamento em diversas redes e visualização pública.

Uma grande vantagem deste tipo de post é que as suas conexões, ou seja, os seus seguidores, recebem uma notificação a cada novo item publicado, o que naturalmente já aumenta muito o alcance da mensagem e o número de visualizações.

Mas, atenção. A publicação de artigos no LinkedIn não substitui a sua estratégia de blog. Isso porque os seus artigos do blog podem alcançar mais pessoas.

Se você tem um blog, pode começar a introduzir um assunto no LinkedIn e se aprofundar no post do blog.

Pode também pegar o mesmo conteúdo do blog e adaptá-lo para o artigo do LinkedIn, sem copiá-lo, para não ser punido pelos mecanismos de busca, como conteúdo repetido.

E já que falamos novamente em blog, se você tem um e quer dar visibilidade a ele, conte com os colaboradores da sua clínica para isso.

De acordo com o próprio LinkedIn, os funcionários têm 14 vezes mais probabilidade de compartilhar o conteúdo do seu site no perfil deles, nesta rede social, para apoiar o seu negócio. Então, estimule-os a seguir o seu blog para te ajudar na divulgação dos conteúdos.

Como medir os resultados do LinkedIn para médicos?

Para saber se a sua página e os seus posts estão indo bem, use o painel de análise que o LinkedIn oferece.

Ele está disponível apenas para as páginas de empresas, numa aba com o nome “Análise”. 

Lá você vai encontrar diversas informações relevantes, como o desempenho de publicações, checando a quantidade de visualizações, cliques e engajamento que cada uma das últimas publicações gerou. Com isso, é possível identificar o que teve uma melhor resposta da audiência e o que precisa ser ajustado.

O painel também te dá informações sobre a sua audiência, o que pode gerar insights preciosos. 

Também é possível ver a tendência de crescimento do número de seguidores da página e suas fontes de crescimento (anúncios ou orgânico).

É possível ver também a quantidade de pessoas que estão visitando sua página a cada dia, além das informações demográficas desses visitantes.

E você pode ainda comparar-se com outras páginas semelhantes (de concorrentes ou parceiros, por exemplo), para saber se seu desempenho está de acordo com o de outras empresas.

Outra seção que você pode acompanhar são as informações sobre o visitante. Nela você pode conferir, por exemplo, o número de visualizações da página ou de visitantes únicos, além de detectar a demografia dos visitantes, obtendo informações como nível de experiência, setor, tamanho da empresa e função.

LinkedIn Ads: como criar uma conta de anúncios para médicos na plataforma

Para concluir o nosso estudo do LinkedIn, vamos te falar agora sobre como fazer anúncios nesta plataforma.

A publicidade online é uma estratégia de marketing digital que serve para levar o seu conteúdo mais longe e para pessoas específicas, ou seja, o público que você quer atingir.

Assim, você consegue criar leads, ou seja, possíveis clientes, gerar tráfego para o seu site e promover o conhecimento da sua marca.

Então, se você deseja colocar isso em prática na página da sua empresa no LinkedIn, preste atenção a estas informações.

Criando uma conta de anunciante

Antes de mais nada, você vai precisar criar uma conta de anúncios do LinkedIn, no Gerenciador de campanhas.

O Gerenciador de campanhas é uma plataforma de publicidade no LinkedIn que otimiza todas as suas iniciativas de marketing.

É lá que você vai poder criar e gerenciar campanhas publicitárias, visualizar relatórios de desempenho e acompanhar as conversões, isto é, as pessoas que fizeram alguma ação a partir do seu anúncio.

Para criar uma conta no Gerenciador de campanhas:

  1. Entre na sua conta pessoal do LinkedIn e clique no ícone “Soluções”, no topo da página inicial, e selecione “Anunciar”.
  2. Adicione um nome de conta, selecione a moeda de cobrança e associe uma LinkedIn Page na tela de boas-vindas. Muita atenção neste momento, porque a moeda e a LinkedIn Page não podem ser alteradas após a criação da conta.
  3. Feito isso, clique em “Criar conta”.

A partir daí, você adapta suas campanhas para uma lista de contas-chave, segmentando-as de acordo com cargo ou experiência, para que apareçam para as pessoas certas. Em resumo, você pode criar campanhas focadas em larga escala, atingindo até 30 mil empresas de uma só vez.

Vamos conhecer agora os 4 tipos de anúncios do LinkedIn

Sponsored Content ou conteúdo patrocinado

Sabe quando você está rolando o feed da rede social e aparece uma publicação de um perfil que você não segue, com o termo “Patrocinado” em destaque?

O Sponsored Content é esse tipo de publicação. Ela tem como função colocar o seu conteúdo diretamente no feed de notícias dos usuários.

Com ele, você pode atrair novos seguidores, alcançar sua audiência exata com opções de segmentação e configurar o orçamento para pagar por cliques ou impressões.

São anúncios nativos, feitos diretamente na plataforma, que são exibidos tanto em computadores quanto em dispositivos móveis e tablets.

Usar imagens de boa qualidade pode ajudar no resultado. O LinkedIn recomenda, como referência, que as imagens tenham 1200 por 627 pixels. 

De acordo com o relatório da Social Insider, as imagens maiores obtêm taxas de cliques 38% mais altas, o que é um detalhe importante ao criar o conteúdo para sua otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e campanhas de pagamento por clique (PPC).

Sponsored Messaging

Este é um anúncio que te permite interagir com seu público por meio de mensagens do LinkedIn, diretamente em sua caixa de entrada.

Ele permite que a empresa alcance os usuários ativos com mensagens segmentadas e personalizadas, mantendo o público-alvo engajado e gerando mais conversões.

Para garantir que a mensagem seja vista, a mensagem patrocinada só é entregue quando o usuário está online no LinkedIn.

É indicado especialmente para aumentar a conversão em promoções de serviços e produtos, conteúdos e convites personalizados para eventos e conferências.

Text Ads

Como o nome sugere, são anúncios sem imagem, apenas com texto. Eles aparecem apenas no computador, não sendo exibido em aparelhos móveis.

Eles são exibidos na coluna direita da tela e estão disponíveis em 4 formatos: quadrado, alto, horizontal e longo. São anúncios focados em agilidade e, por isso, é possível criar campanhas direcionadas e personalizadas em minutos.

O Text Ads é um modelo de anúncio focado em conseguir Leads segmentados nas diversas páginas do LinkedIn.

O objetivo é fazer com que o anúncio direcione os usuários para o seu website. Para gerar Leads qualificados, ele permite que você ajuste as opções de segmentação, e você pode escolher se paga por clique ou por impressão.

Dynamic Ads

O Dynamic Ads é um formato voltado para as Soluções Corporativas e tem foco em ampliar a quantidade de seguidores e gerar engajamento.

Ao criar um Dynamic Ad, você pode personalizar seu anúncio, aproveitando as imagens geradas dinamicamente de acordo com cada perfil de usuário.

Como fazer segmentação do público do LinkedIn para médicos?

O que todos esses anúncios têm em comum é a possibilidade de realizar segmentação. E, quando fazemos uma segmentação poderosa, conseguimos alcançar leads qualificados.

No LinkedIn, é possível filtrar o seu público de acordo com fatores profissionais, como o cargo ocupado, a empresa em que trabalha, o setor de atuação, o nível de experiência ou a formação acadêmica, por exemplo.

Características demográficas também estão disponíveis, como faixa etária, sexo e localização do profissional. Além disso, também é possível ativar seus anúncios para diferentes interesses que a audiência tenha.

Então, quando combinamos vários dos filtros de audiência dos LinkedIn Ads, fica ainda mais fácil encontrar uma persona com potencial real de fechar negócios com a sua empresa, de marcar uma consulta ou realizar um procedimento na sua clínica.

Conduta do profissional de saúde nas redes sociais

Um último ponto que queremos conversar com você aqui é sobre a sua conduta enquanto profissional da Saúde nas redes sociais.

Nas mídias sociais, você está diante dos olhos e do julgamento da opinião do mundo e o feedback das pessoas dependerá apenas da sua forma de apresentar seus conhecimentos científicos.

Tenha atenção ao que for divulgar, usando sempre conteúdos da sua área de atuação e que possam interessar diretamente aos seus pacientes.

O que você escrever em uma página virtual será sempre lembrado por alguém que tenha lido sua opinião e isto pode custar caro.

Não basta deletar, pois as pessoas não esquecem e podem trazer qualquer comentário controverso para dentro do consultório, prejudicando sua carteira de pacientes e ferindo sua reputação.

Linguagem e gramática

Saiba utilizar corretamente a linguagem e a técnica de cada canal, a fim de realizar um trabalho correto e atraente, capaz de deixar a sua marca.

Faça um bom uso da Língua Portuguesa. Se não tem tempo para cuidar como deveria da ortografia e das normas gramaticais, procure a assessoria de um profissional, para que o que for postar esteja escrito corretamente e sempre de forma atualizada.

Sigilo do paciente

Sobre o sigilo do seu paciente, manter a confidencialidade das consultas e resguardar a privacidade dos pacientes é dever primordial do médico.

O Código de Ética Médica coíbe revelar casos clínicos que possam ser identificados, ainda que com o consentimento do paciente. Os possíveis deslizes cibernéticos podem ser ainda mais graves e resultar na cassação do Registro Profissional.

Em seu artigo 75, o Código de Ética Médica prescreve uma norma que proíbe o médico de “Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente”.

Regras de publicidade e propaganda médica

Incialmente, as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) interpretava de forma restritiva os decretos-lei 20.931/32 e 4.113/42. Havia bastantes vedações.

Porém, no segundo semestre de 2023, a Resolução CFM nº 2.336/23 flexibilizou e regulamentou diversos aspectos.

Para o relator da Resolução, houve uma mudança significativa no sentido da norma. “Antes, praticamente só tínhamos vedações. Agora, professamos a liberdade de anúncio, mas com responsabilidade e sem sensacionalismo”, define.

De acordo com o CFM, a nova Resolução, “além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões”.

Fotografias de “Antes e depois”

Tema polêmico, esta prática agora será permitida pelo CFM.

Atenção aos detalhes:

  • O propósito deve ser educativo;
  • Fotos e vídeos não podem ser manipulados;
  • O paciente deve autorizar as imagens de antes e depois;
  • Celebridades da mídia podem participar das fotos e vídeos;
  • A publicação deve explicar possíveis complicações do procedimento.

Preços e endereço

O CFM passa a permitir a divulgação de preços de procedimentos, bem como todos os contatos da clínica ou consultório, incluindo o endereço.

Indicação de produtos

O médico pode indicar produtos, desde que de forma educativa. A norma também proíbe a venda de produtos pelos médicos.

Garantir resultados

O profissional fica proibido de garantir resultados positivos de qualquer procedimento que seja, uma vez que existem fatores individuais do organismo de cada paciente.

Vacinação

Com a nova norma, o CFM proíbe os médicos de desaconselharem os pacientes a se vacinarem. Também fica proibido contraindicar tratamentos comprovados cientificamente.

Título de especialista

Os profissionais só podem se autoafirmar especialistas se, de fato, forem.

O CFM só reconhece esse título se o profissional possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) registrado no CFM.

Graduação ou pós graduação não rendem ao médico esta qualificação.

Agora, mãos à obra

Depois de criar o seu perfil pessoal de médico no LinkedIn ou a página da sua clínica ou consultório na plataforma, não se esqueça de divulgar para colegas, amigos, parceiros e clientes.

Quanto mais conexões você tiver, mais o seu LinkedIn será interessante. Siga as nossas dicas de publicação e boas práticas e tenha muito sucesso!

Gostou de saber mais sobre o uso do LinkedIn na estratégia de marketing médico? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!

Você pode se interessar por