Gestão de Clínicas e Consultórios

Por que ter relatórios gerenciais?

por que ter relatorios gerenciais

Os relatórios gerenciais são de grande importância para o crescimento das empresas. Com eles em mãos, é possível ter uma radiografia completa de todos os setores de sua clínica/consultório. Além do acompanhamento diário de todo o trabalho, possibilitam uma avaliação mensal, a fim de detectar erros, prevenir problemas e tomar decisões.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que são e como se relacionar com os relatórios gerenciais? Neste post, a ProDoctor Software traz informações importantes para que fique bem embasado sobre o tema. Assim, confira a seguir cada um dos tópicos:

  • O que são os relatórios gerenciais?
  • Qual a importância dos relatórios gerenciais para sua clínica/consultório?
  • Tomada de decisões
  • A necessidade de ter um software de gestão
  • Fluxo de caixa e balancete
  • Relatórios gerenciais, glosas e inadimplência

Leia também:
6 sinais de que você precisa melhorar a gestão da clínica
Gestão em Saúde: vale a pena investir na profissão?


O que são os relatórios gerenciais?

por que ter relatorios gerenciais

Os relatórios gerenciais disponibilizam informações importantes a respeito das diversas atividades exercidas em uma clínica/consultório. Eles mostram, em detalhes, sua vida financeira e administrativa. Além disso, permitem ter uma visão logística de toda a empresa, com o intuito de verificar se está funcionando corretamente.

Só para ilustrar: os relatórios gerenciais avaliam se os profissionais estão cumprindo com suas obrigações. São passos que cada colaborador deve seguir, a fim de proporcionar um atendimento de qualidade, objetivo maior de seu empreendimento.

Outro bom exemplo: os relatórios gerenciais avaliam se o paciente que está agendado teve seu registro médico lançado no prontuário e se as contas médicas foram lançadas e a cobrança não deixou de ser feita.

Em síntese: com os dados apresentados nos relatórios gerenciais, a administração poderá acompanhar se todos os profissionais, incluindo os médicos, realizaram suas tarefas corretamente.

Qual a importância dos relatórios gerenciais para sua clínica/consultório?

por que ter relatorios gerenciais

Uma das grandes importâncias dos relatórios gerenciais reside na prevenção de problemas. Desse modo, é possível agir rápido para corrigir as falhas detectadas.

Só para exemplificar: se acaso a recepção não lançou determinada conta, não cobrou a consulta do paciente. Então, como é que será feita a cobrança? Chamando o paciente de volta à clínica/consultório? Sem dúvida, é uma situação embaraçosa e que exigirá toda a fineza da secretária para conversar com o paciente.

Dessa maneira, o importante é que se proceda às correções necessárias. Talvez, orientando os colaboradores acerca de erros cometidos ou, em casos extremos, substituindo os responsáveis por eventuais falhas.

Tomada de decisões

por que ter relatorios gerenciais

Talvez a maior importância seja o auxílio na tomada de decisões. Com os relatórios gerenciais, você e sua equipe terão totais condições para repensar o planejamento de trabalho. Então, poderão mudar a estratégia da clínica/consultório para evitar o desperdício.

Se acaso perceber, por exemplo, que houve uma compra exagerada de determinado insumo médico. Este está parado no estoque, com saída muito baixa e com validade próxima do vencimento. É necessário, portanto, interromper qualquer compra desnecessária, a fim de evitar o descarte e, por consequência, o prejuízo.

A necessidade de ter um software de gestão

Para você ter relatórios gerenciais confiáveis e rapidez, precisa trabalhar com um excelente software de gestão, reconhecido no mercado e que integre todas as informações. Com toda a certeza, isto facilitará o trabalho em todos os setores da clínica/consultório, poupando tempo e reduzindo custos.

Um bom software de gestão, não só armazena o prontuário médico e organiza a agenda de consultas, bem como disponibiliza indicadores que detectarão possíveis problemas. Assim, você poderá buscar as soluções preventivas e corretivas.

Fluxo de caixa e balancete

Por exemplo: no relatório de fluxo de caixa, ao selecionar determinado período de tempo, você terá em mãos um relatório gerencial completo de quanto a empresa recebeu e o que tem a receber. Em contrapartida, também verá o que a clínica/consultório pagou e o que tem a pagar. Portanto, saberá se vai conseguir honrar com os compromissos.

O balancete relaciona informações sobre o que aconteceu, por exemplo, em determinado mês que você precisa verificar as contas. Mas, também pode ser utilizado como previsão, se acaso o software permitir. É utilizado como um plano de contas, que ainda detalha a origem de cada tipo de receita ou despesa.

Relatórios gerenciais, glosas e inadimplência

sistema de gerenciamento de consultório

Os relatórios financeiros mostram se todo o dinheiro arrecadado durante um mês é suficiente para arcar com as despesas. É preciso que as contas sejam equilibradas, com uma análise permanente de todos os dados. É preciso estar atento a todos os detalhes.

Um bom exemplo são as glosas em determinados atendimentos. Com os relatórios gerenciais destes eventos, é possível saber os motivos de cada glosa, com seus respectivos valores.

Além disso, a lista dos pacientes inadimplentes deve ser analisada diariamente. Nesse sentido, caberá mais uma vez à secretária a tarefa de proceder a cobrança. Com a sua costumeira habilidade e educação.

Tudo o que você precisa saber sobre glosas e como evitá-las

As glosas podem ser uma pedra no sapato do faturamento da sua clínica ou consultório. Confira nossas dicas e resolve este problema de forma simples e eficiente!

Resumo

Conforme descrevemos acima, os relatórios gerenciais constituem parte fundamental não apenas da manutenção da clínica/consultório, como também é de grande importância para a reavaliação das estratégias. Com o intuito de promover o desenvolvimento do seu negócio, a utilização de um software de eficiência reconhecida no mercado é indispensável para a agilidade e segurança de todas as ações desenvolvidas.

Você pode se interessar por