3 livros para você se tornar um médico empreendedor de sucesso
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

3 livros para você se tornar um médico empreendedor de sucesso

3 LIVROS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MÉDICO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta no Brasil. Isso significa que este é o melhor momento para se investir em um empreendimento nas mais diversas áreas, dentre elas a Medicina.

Após anos se dedicando às iniciações científicas da faculdade, projetos de pesquisa, residência médica e especialização, o médico pode optar pela carreira acadêmica de mestrado e doutorado. Além disso, também pode direcionar a sua profissão para os negócios, com a abertura de clínicas e consultórios.

Essa escolha proporciona muitas vantagens para o médico empreendedor, que poderá trabalhar na carga horária que desejar e terá um potencial de remuneração maior.

No entanto, além da qualidade do atendimento a ser proporcionado aos pacientes, há a preocupação com a gestão e finanças da empresa, liderança e estruturação do negócio.

Dessa forma, para que o médico construa uma trajetória sólida no empreendedorismo, é fundamental conhecer os principais modelos de negócios da área médica. É preciso elaborar e executar estratégias para o futuro da empresa,
inteirar-se sobre processos, indicadores e ferramentas, além de focar na inovação.

Este é um longo caminho a ser percorrido, que requer muito conhecimento e dedicação, a fim de fazer o empreendimento alcançar os resultados esperados.

Pensando nisso, preparamos esta lista com 3 excelentes livros que abrangem conteúdos distintos, porém complementares entre si. Dessa maneira, você aprofundará seus conhecimentos para tornar real o sonho de se tornar um médico empreendedor de sucesso.

Acompanhe-nos nesta leitura e dê o primeiro passo em sua carreira!


Talvez você se interesse por:
Confirmação de Consultas: como evitar a ausência de pacientes
Médicos empreendedores: nossas dicas


A Mente do Empreendedor – Kevin D. Johnson

3 LIVROS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MÉDICO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Ao longo do curso de Medicina, o aluno aprende os fundamentos teóricos da área, como Anatomia, Farmacologia e Genética, e também faz plantões para compreender a atuação médica dentro dos hospitais.

Assim, o estudante conclui a graduação com todos os conhecimentos necessários para atuar nesse mercado de trabalho que envolve a manutenção da saúde e bem-estar dos indivíduos.

Porém, o profissional formado que almeja abrir o próprio negócio deve buscar se capacitar ainda mais, pois a faculdade de Medicina não oferece matérias que dão ênfase em gestão e empreendedorismo.

Em vista disso, a nossa primeira recomendação de leitura é o best-seller “A Mente do Empreendedor”, escrito pelo presidente da Johnson Media Inc. e empreendedor em série, Kevin D. Johnson.

O autor pesquisou a fundo a fundo as experiências de diversos empreendedores de sucesso ao redor do mundo. Em seguida, enumerou os 100 hábitos, qualidades e comportamentos que todos eles têm em comum para definir a mente
empreendedora, motivar potenciais empreendedores a iniciarem sua carreira, e também auxiliar os que já empreendem.

A partir daí, a obra apresenta os 7 elementos essenciais para se gerir um negócio, que são: Estratégia, Educação, Pessoas, Finanças, Marketing e Vendas, Liderança e Motivação.

De forma geral, as estratégias empresariais atuam no bom gerenciamento da clínica ou consultório. Já a gestão de pessoas facilitará as relações interpessoais com os colaboradores e pacientes.

Por fim, a gestão financeira garante bons investimentos para o empreendimento em questão e é responsável pela estruturação do seu fluxo de caixa.

Vale frisar que cada um deles exerce um papel diferente para a empresa, sendo peça fundamental do empreendimento.

Concluímos que todo o conteúdo do livro deve ser estudado e colocado em prática para que o médico empreendedor se torne bem-sucedido e realizado profissionalmente!

Business Model You – Tim Clark, Alex Osterwalder e Yves Pigneur

3 LIVROS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MÉDICO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Quando recém-formado, o médico encontra diversos desafios para iniciar a carreira e viabilizar sua trajetória profissional.

Pelo fato de a área médica ser extensa e dispor de várias possibilidades, o graduado deve entender suas próprias afinidades e estabelecer estratégias de desenvolvimento pessoal.

Todavia, ao escolher o empreendedorismo, essa necessidade de planejamento do futuro e alinhamento de propósitos pessoais e profissionais torna-se ainda maior. É importante destacar que não é trivial conciliar a rotina médica com o espírito empreendedor.

Portanto, o best-seller mundial “Business Model You”, de autoria do renomado escritor Tim Clark, é a nossa segunda sugestão de leitura para médicos empreendedores!

O livro é uma releitura do Modelo Canvas, conhecido originalmente como Business Model Canvas. Este é definido como uma ferramenta para inovação de modelos de negócios e baseado na representação visual dos principais aspectos de uma empresa.

De forma brilhante, o autor modifica os nove componentes dessa metodologia e os transforma em um modelo de negócios pessoal. Isto é, o Canvas Pessoal, ou Business Model You, em inglês.

Ao explicar como é feita a construção dos blocos que constituem o quadro do mapa visual desse Canvas, ele analisa também suas informações e interações.

Em suma, o objetivo do Canvas Pessoal é promover a identificação das aptidões, habilidades, talentos e interesses dentro do ambiente profissional. Através dele, o médico empreendedor poderá visualizar os pontos mais importantes
para impulsionar a sua carreira, descobrir as melhores soluções para suas necessidades, anseios e expectativas. Além disso, permite fazer uma autoavaliação dos fatores satisfatórios e insatisfatórios de sua vida.

Acreditamos que esta obra irá agregar muito valor e conhecimento na vida de todos os médicos que queiram começar um negócio sem abrir mão das próprias metas e sonhos!

21 Lições para o Século 21 – Yuval Noah Harari

3 LIVROS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MÉDICO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

O médico empreendedor deve ir além da abertura de uma clínica ou consultório, pois o mais importante é criar algo diferente e com valor para a sociedade.

Ele precisa estar preparado para as enfrentar as incertezas que virão do futuro desconhecido da humanidade. Também precisa entender como explorar essas grandes mudanças para melhorar o presente.

Para isso, este profissional tem de ampliar sua visão de longo prazo referente às diversas questões atuais, criar um novo olhar sobre processos tradicionais, buscar a melhoria e conhecimentos contínuos. E, o principal: ser capaz de inovar, sempre!

Como forma de orientar as respostas para todas essas perguntas, o último livro da nossa lista é “21 Lições para o Século 21”, do historiador, filósofo e autor best-seller Yuval Noah Harari.

A obra, que foi traduzida para mais de 40 idiomas, concentra as maiores indagações do nosso momento presente.
Nela, Harari traz inúmeras reflexões a respeito das transformações políticas, tecnológicas e religiosas da atualidade. O autor utiliza argumentos científicos que sustentam suas afirmações.

Ao investigar quatro fundamentos, que são: ciência, deus, política e religião, o autor narra o seu ponto de vista sobre vários assuntos, dentre eles o futuro do mercado de trabalho, eficiência da Inteligência Artificial (AI), desigualdades sociais, Fake News, guerras nucleares, educação das gerações futuras, patriotismo e civilização.

Conforme o título, a intenção do escritor é justamente oferecer para seus leitores 21 lições acerca do século 21, lapidando seus pensamentos e hipóteses sobre temas específicos e complexos.

Após a leitura do livro, o médico empreendedor estará pronto para ver o mundo de forma mais crítica e ultrapassar as fronteiras da Medicina!

14 técnicas para lotar a agenda médica

Espaços vazios na sua agenda? Confira nossas dicas e conquiste mais clientes com o nosso material gratuito!

Pronto para se tornar um médico empreendedor de sucesso?

Sabemos que a Medicina é uma profissão dinâmica e desafiadora. Quando aliada ao empreendedorismo, demanda ainda mais esforços e empenho.

Por isso, selecionamos os três livros citados com um único objetivo: facilitar a trajetória profissional do médico empreendedor.

Esperamos que esta lista seja de grande ajuda para a construção dessa carreira brilhante e tão importante para a sociedade em que vivemos!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Você pode se interessar por