Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

Prontuário digital: conheça 8 vantagens

prontuário digital

O prontuário digital é uma ferramenta com muitas as vantagens. Em todos os ramos é visível a presença da tecnologia a favor das tarefas diárias e por que seria diferente nos consultórios e clínicas médicas?

Imagine, todos os dados do paciente em um só lugar a poucos cliques e sem ocupar espaço. Tudo organizado, padronizado, legível, íntegro e seguro para você e mais quem precisar deste acesso. É isto que um prontuário digital pode te fornecer. No lugar de pilhas de papéis, várias pastas e perda de tempo,  você tem tudo organizado e com fácil acesso.  

Como o próprio nome diz, um prontuário digital é o prontuário do paciente, com todas as suas informações cadastrais e médicas que vai desde todo o histórico médico do paciente até tratamentos e procedimentos já realizados e medicamentos já receitados. Alocado e disponibilizado de forma eletrônica.

  Leia mais: Software médico: tudo o que você precisa saber!

Prontuário Digital é uma das ferramentas para ser um Médico 2.0

De acordo com Organização Nacional de Acreditação (ONA), o prontuário é uma peça fundamental para as instituições de saúde, já que nele são registradas todas as informações sobre a atuação dispensada ao paciente, bem como sua reação a essa atenção. Se bem preenchido, a qualidade, os erros e os acertos no tratamento do paciente podem ser futuramente aferidos. 

Saiba mais sobre esse documento.

O que é prontuário?

Antes de falarmos sobre as vantagens do prontuário digital, precisamos deixar claro o que é essa ferramenta. Um prontuário médico é a soma todas as informações a respeito do paciente. Ele é importante, pois documenta de forma clara e concisa todos os procedimentos a que o paciente foi submetido. Além disso, apresenta dados relativos terapia medicamentosa adotada. Ou seja, esse documento  é composto de informações valiosas tanto para o paciente como para o próprio médico.

  O prontuário médico pode ser feito tanto no hospital quanto em clínicas e consultórios

Um prontuário médico apresenta os seguintes dados:

  • Dados do paciente,
  • seu histórico familiar,
  • anamnese,
  • descrição e evolução de sintomas e exames,
  • indicações de tratamentos e prescrições.  

Vale destacar que o prontuário é um direito do paciente. Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor. Por isso, ter os arquivos organizados é fundamental. 

Confira agora quais são as vantagens de optar por uma versão digitais do prontuário. 

Vantagens do prontuário digital

Vantagens do prontuário digital e eletrônico

As vantagens do prontuário digital são várias e vamos listar alguma delas para você.

  1. Disponibilidade: Prontuários digitais podem ser acessados simultaneamente por diferentes profissionais que estejam em diferentes locais, sempre que desejado.
  2. Legibilidade: Na tela do computador você lê qualquer coisa com facilidade, ou seja, sem esforços para entender as letras ilegíveis e campos preenchidos errados. 
  3. Segurança: Com uma rotina bem estruturada de ‘backups’ você não perde nenhuma informação, seja qual for a situação adversa com o seu equipamento.
  4. Confidencialidade: Com um prontuário digital, você pode configurar o nível de acesso e modificação de cada usuário, além de controlar a todo o tempo as evoluções das informações, inclusive gerar auditoria de acessos indevidos, por exemplo.
  5. Flexibilidade: Geralmente os softwares de prontuário digital permitem total customização dos prontuários pelos usuários, permitindo que o mesmo configure e padronize tudo de acordo com sua necessidade.
  6. Integração: Acesse tudo do paciente em um mesmo lugar. Saiba onde ir para obter determinada informação, filtre dados, gere relatórios, exporte somente as informações que desejar e dependendo do software utilizado, você ainda poderá integrá-lo a outros softwares e equipamentos que utiliza em seu cotidiano.
  7. Consistência: Evita dados duplicados e ambíguos. Dessa forma, existe uma menor incidência de erros.
  8. Praticidade: Por fim, prontuários de pacientes, diante da lei brasileira, devem ser guardados por um longo prazo, e há quem, por excesso de zelo, guarde por toda a vida. Imagine o espaço e gasto de manutenção que isto não gera? Os prontuários digitais não ocupam espaço físico. Guarde milhares de prontuários sem ocupar espaço em seu estabelecimento. Tomando o cuidado devido com a escolha do tipo de mídia e a forma de armazenamento da mesma, os custos com manutenção são mínimos, ou até, inexistentes. E a consulta de dados antigos é rápida e prática, na hora em que precisar.  

A ProDoctor Software conta com essa ferramenta?

Agora que você já conhece as vantagens do prontuário digital saiba que o ProDoctor Plus e o ProDoctor Corp contam com uma completíssima edição digital totalmente integrada à agenda de consultas e o faturamento do profissional.

Além disso, a solução ProDoctor Cloud Consultórios também disponibiliza o prontuário digital, com a diferença do armazenamento na nuvem.

Independente da solução escolhida, você pode customizar o atendimento com os seus próprios modelos de anamneses e evoluções ou então criar formulários com os campos desejados, utilizar os seus próprios cabeçalhos personalizados de impressos e muito mais. Vale a pena conferir!

Você pode se interessar por