Por que não devo continuar a usar o Windows XP? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Por que não devo continuar a usar o Windows XP?

O Windows XP é um sistema operacional produzido pela Microsoft, que foi lançado em outubro de 2001 e substituiu o tão problemático Windows ME. Se tornou popular e largamente utilizado por apresentar uma nova interface, mais agradável e simples de manusear do que as das versões anteriores do Windows, além de ser um sistema operacional estável e eficiente.

Ao longo do tempo foi atualizado pela Microsoft através dos 3 Services Packs (pacotes de serviços) lançados, que corrigiram vulnerabilidades e problemas que surgiram ao longo do uso do sistema por seus usuários e trouxeram também novos recursos.

Atualmente, a Microsoft possui como sistema operacional mais atual o Windows 8.1, e isto nos faz lembrar que neste meio tempo já se passaram Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Ou seja, passaram-se 14 anos de existência de Windows XP e 4 novos sistemas operacionais mais modernos, completos e seguros (e a Microsoft já está em fase de testes com o Windows 10).

Assim, no dia 08 de abril de 2014 a Microsoft parou completamente de fornecer qualquer tipo de suporte aos usuários do Windows XP.

Quem quiser continuar a utilizar o Windows XP conseguirá, afinal o computador continuará a funcionar normalmente, porém, não é nada seguro e incompatibilidades com softwares mais novos e modernos poderão ocorrrer (e a probabilidade disso ocorrrer é bem alta!).

Versões de Windows que não possuem mais o suporte da Microsoft deixam de receber atualizações do Windows Update. E o que isso significa? Significa que seu Windows não receberá mais nenhuma melhoria e muito menos atualizações de segurança que ajudam a proteger e manter seu computador longe de vírus, spywares e outros softwares maliciosos e mal intencionados e que podem obter (de forma totalmente ilícita) suas informações pessoais como senhas de bancos, emails e informações confidenciais. Será que vale a pena o risco?

Se você não quer correr o risco de ficar desprotegido (o que eu concordo com você), você deverá atualizar o seu computador com a versão mais atual do Windows oferecida pela Microsoft, que no caso é o Windows 8.1. É importante salientar aqui também, que se seu computador for uma máquina antiga, com hardware (aquelas pecinhas que compõem o interior do seu computador) também antigo, ele poderá não conseguir executar o Windows 8.1 devido a incompatibilidades que podem vir a ocorrer ou falta de poder de processamento.

Para saber se seu computador é compatível com o Windows 8.1, você deverá baixar o Assistente de Atualização do Windows disponibilizado pela Microsoft em seu site para que este verifique se a máquina em questão cumpre os requisitos necessários do sistema. Caso sua máquina seja compatível, basta seguir as etapas seguintes do assistente para atualizar para o novo Windows. Aqui neste link você encontra um tutorial de como atualizar seu computador do Windows XP para o Windows 8.1.

Se o seu atual computador é antigo e não passou no teste para executar o Windows 8.1 você deverá então considerar a possibilidade de atualizar para o Windows 7 (que ainda é vendido e possui suporte da Microsoft) ou então adquirir um computador mais novo e mais moderno! E para facilitar a vida do usuário e evitar a fadiga, a Microsoft desenvolveu a solução gratuita chamada Laplink PCmover Express. Esse programinha vai te ajudar a transferir todos os seus arquivos e configurações de seu antigo computador com Windows XP para o seu novo dispositivo Windows.

Para utilizar esse programa de transferência, seu novo dispositivo Windows deverá estar com o o Windows 7, 8 ou 8.1. Você precisará de internet para baixar o Laplink PCmover Express e para fazer a transferência dos dados e arquivos desejados. E tem mais: você escolhe quais as pastas, perfis de usuários e configurações você deseja transferir. E caso seu novo computador já tenha sido configurado, os dados transferidos não irão sobrepor estas configurações.

O ProDoctor Corp e ProDoctor Plus rodam no Windows XP, mas não podemos garantir até quando isso será possível, pois nossos produtos estão em constante evolução e inovamos sempre que podemos as tecnologias em que são desenvolvidos. Porém, alguns usuários nossos já relataram os seguintes problemas ao instalarem o ProDoctor no Windows XP:

  • Problemas na instalação do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) do PostgreSQL;
  • Problemas ao registrar as .DLL (arquivos de bibliotecas dinâmicas compartilhadas);
  • Problemas na instalação do .NET4 (o ProDoctor requer .NET4 ou superior instalado nas máquinas para que possa rodar);
  • Problemas de instalação do .NET em Windows XP atualizados no Service Pack 2;

Portanto, independente de você ser usuário ou não do ProDoctor, é importante considerar a possibilidade de atualizar o seu Windows XP para uma versão atual, garantindo assim, que as mais modernas tecnologias sejam executadas sem maiores problemas e como toda a segurança necessária.

 

Você pode se interessar por