SEGURANÇA DE ACESSO DO PRODOCTOR - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

SEGURANÇA DE ACESSO DO PRODOCTOR

segurança no ProDoctor

A segurança de acesso do ProDoctor Software permite total tranquilidade aos usuários dos aplicativos, com garantia total de todos os dados. Por isso, a ProDoctor Software recomenda que cada usuário dos seus programas tenha seu usuário e sua senha de segurança.

Para conhecer em detalhes o funcionamento da segurança de acesso do ProDoctor e sua importância, entrevistamos neste post o Analista de Produto da ProDoctor Software, Marcelo Campos, que reafirmou a total segurança dos aplicativos desenvolvidos pela empresa, com mais de 25 anos de reconhecida aprovação no mercado.

Confira, a seguir, os seguintes tópicos:

  • Importância da senha
  • Complexidade da senha
  • Segurança de acesso do ProDoctor
  • Segurança de acesso com perfis diferentes

Você também pode gostar:
Novo ProDoctor Telemedicina: você nunca viu a telemedicina tão simples assim
É preciso controle impresso para fazer o controle financeiro?


Importância da senha

Em todos os aspectos da informática, ter uma senha é algo extremamente importante, uma vez que envolve a segurança de dados pessoais. Ela está presente na nossa vida diariamente, desde a simples criação do e-mail, passando pelo acesso ao Windows, até a validação de uma compra via cartão de crédito.

Na opinião do Analista de Produto da ProDoctor Software, Marcelo Campos, “os critérios de senha hoje são aprimorados a cada dia”, tornando-se mais segura com o advento da biometria e da confirmação em duas etapas, por exemplo.

Só para ilustrar sua utilização: os aparelhos celulares mais recentes, conhecidos como smartphones, possuem configurações avançadas de segurança utilizando a biometria do usuário (rosto e/ou impressão digital). Estas permitem desde o desbloqueio do aparelho até operações financeiras.

Marcelo Campos destaca que tornou-se muito comum o processo de confirmação em duas etapas. Além de digitar sua senha, o usuário receberá um código via SMS ou uma mensagem via aplicativo em seu telefone, que solicitará sua aprovação. Após aprovar, sua biometria também poderá ser solicitada, fornecendo mais uma camada de segurança ao acesso dos dados.

Complexidade da senha

O grau de complexidade de uma senha corresponde a uma segurança maior dos dados. Conforme explica, existem situações em que a senha só pode ser numérica ou conter apenas letras. Quando for possível, é desejável que a senha não tenha somente números ou letras. Cada plataforma gerencia as senhas conforme consideram mais segura, obrigando os usuários a utilizarem letras maiúsculas e minúsculas misturadas com números e caracteres. E com um número mínimo de caracteres. Só para exemplificar: 4r9H@x#7.

Segurança de acesso do ProDoctor

segurança no ProDoctor

Com o intuito de proporcionar maior segurança, a ProDoctor Software recomenda que cada usuário de seus programas tenha seu usuário e sua senha de segurança. Por um motivo de economia, muitas empresas, em diversos setores, costumam adotar um usuário genérico para mais de uma pessoa.

Dessa maneira, na recepção de uma clínica/consultório, por exemplo, é possível fazer a configuração com uma senha padrão, com um usuário, para utilização coletiva. Assim, toda equipe de secretárias/recepcionistas realiza o login. Marcelo Campos adverte: “É uma prática insegura, pois não permite identificar quem realizou o agendamento de determinada consulta ou outras ações no sistema, se acaso alguém tiver cometido um erro”.

Nesse sentido, o login pessoal de acesso dá segurança para a secretária/recepcionista, uma vez que uma auditoria no sistema faz o rastreamento e identifica quem fez a ação pela qual se procura. O compartilhamento de usuários, além de não possibilitar a identificação, poderia responsabilizar alguém que não cometeu o erro.

Cada solução ProDoctor tem o mesmo conceito de segurança e todas têm a ferramenta de auditoria, com perfil de acesso e a recomendação de definir senha por usuário. Assim, garante a segurança no uso do sistema.

Segurança de acesso com perfis diferentes

Marcelo Campos enfatiza que no ProDoctor cada usuário poderá ter seu perfil de acesso. Ou seja: a secretária Maria poderá ter senha e login de acesso diferentes da secretária Joana. Ao permitir perfil de acesso diferente, Maria pode ter acesso a partes do programa que Joana não tem.

Assim, a ProDoctor, por questão de total segurança, reafirma que cada usuário deve ter o seu login de acesso. Dessa forma, entrará no sistema de forma personalizada, com a garantia de que não irá acessar dados que não pode ver. O que está, aliás. conforme as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Asss informações do paciente devem ser acessadas apenas por pessoas devidamente autorizadas através do Perfil de Acesso. Em contrapartida, é importante ressaltar que o compartilhamento de usuário implica na perda da funcionalidade de qual funcionário pode acessar qual informação.

As delimitações de quem pode ver o que no programa é uma responsabilidade do administrador da clínica, que tem acesso total ao sistema e determina o que cada funcionário da clínica/consultório poderá acessar.

Cada vez mais conscientes da importância da informática para o setor de Saúde, muitos médicos aprofundam seus conhecimentos na área. Desse modo, é bastante comum trabalharem lado a lado com o administrador para definir as regras.

Resumo

O sistema da ProDoctor Software é totalmente seguro. Ele permite que o aplicativo seja configurado para que, de tempos em tempos, o usuário seja obrigado a trocar a senha. Além disso, é possível configurar a qualidade de segurança da senha.

Também existe o bloqueio da senha por número de tentativas, o que garante a segurança da mesma. Impede, por exemplo, se alguém não habilitado ao acesso, arrisque várias vezes a tentativa de uma data de nascimento. Por fim, é importante lembrar que do logout automático, quando o sistema fica inativo por um determinado período.

Você pode se interessar por