Conheça os riscos de usar um software médico híbrido | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Sem categoria

Software médico híbrido: conheça os riscos de usar um sistema que promete funcionar online e offline

O software médico híbrido funciona ou é uma coisa do passado? Bom, pode parecer que estamos revivendo um assunto já encerrado e ultrapassado. Porém, temos visto que este assunto voltou à tona no mercado, e o pior: como se fosse uma grande novidade, uma solução para todos os problemas. 

A promessa é ter um sistema que funcione na nuvem – online – e offline. Porém, a realidade passa longe disso.

Como o nosso papel é informar bem a comunidade médica e a transparência é um dos nossos grandes norteadores, queremos colocar luz sobre este assunto para que você possa escolher o melhor sistema para o seu negócio sem medo e sem preocupações.

Afinal de contas, escolher um software de gestão adequado para a sua clínica é uma decisão importante que pode impactar significativamente a eficiência e o sucesso do seu negócio.

Veja os tópicos que você vai encontrar aqui:

Software médico híbrido faz sentido?

Se você é médico e possui uma clínica ou abriu o próprio consultório, deve receber diversas propostas de softwares de gestão, todos se apresentando como a melhor solução.

E com a velocidade em que a tecnologia se desenvolve, é comum surgir a dúvida: isso é novidade ou é uma tecnologia requentada? O que realmente funciona e vai trazer eficiência ao meu negócio ?

Ora, o seu papel como profissional da Saúde não é o de entender a tecnologia a fundo, então, você olha as principais funcionalidades que o sistema oferece, compara preços e toma a sua decisão.

Porém, nós queremos que você vá além e faça uma escolha consciente, conhecendo tudo que realmente importa sobre a solução que está escolhendo.

Dizemos isso porque, muitas vezes, existe um brilhante trabalho de marketing feito para te convencer a contratar um software, porém não há um investimento alto em tecnologia de ponta.

E é esta tecnologia que vai garantir o essencial para o seu dia a dia: eficiência, segurança  e estabilidade.

Como funciona o software médico híbrido?

Bom, o sistema híbrido possui características de um sistema local e de um sistema em nuvem. Pode parecer uma opção flexível e prática, mas é justamente o contrário.

Isso porque ele não consegue oferecer o melhor de cada um e ainda pode trazer riscos, por conta da exigência de sincronização dos dados locais em cada computador (ou com um servidor local, caso exista) com a nuvem.

Imagine que a sua clínica possui 5, 10, 20 usuários num software. Sincronizar as informações de cada um pode se tornar um sério problema, especialmente quando estão acessando de diversos locais e não somente da clínica ou consultório.

Por exemplo: se duas pessoas incluem um agendamento ou uma remarcação, no mesmo horário, qual dessas informações prevalecerá quando houver a sincronização? Haverá um choque de agenda? Ou o primeiro será sobreposto? Ou alguém deverá tomar a decisão sobre o que deve prevalecer?

Pense agora na seguinte situação: um médico precisa fazer uma alteração em um prontuário de um paciente para que outro médico tenha acesso àquela informação minutos depois.

No caso do sistema híbrido, a sincronização pode demorar a acontecer. Sendo assim, o outro médico pode consultar aquele prontuário ainda desatualizado e tomar ações diferentes baseadas em uma informação imprecisa.

Tudo isso porque a alteração feita pelo primeiro médico ainda não foi sincronizada. E o sistema híbrido sequer avisa que há informações a serem atualizadas, porque ele não tem como saber! Na ausência de internet, ele opera como sistema isolado.

Sabemos que, em Saúde, o tempo é extremamente relevante. Apenas uma hora pode ser crucial no que se refere à disponibilização de uma informação importante num prontuário ou num diagnóstico.

|Entenda melhor: Por que não escolher a sincronização de dados?

Software médico híbrido: uma tecnologia requentada

O que queremos dizer é que, com o passar do tempo, fomos comprovando que o sistema híbrido não é um modelo interessante.

Um software médico híbrido, portanto, pode ser considerado um software do passado, ou uma tecnologia requentada, reaproveitada de uma época em que não tínhamos segurança na nuvem, quando não havia velocidade de transmissão de dados pela Internet. Hoje em dia nós temos segurança.

Portanto, se  algum consultor te oferecer um software médico que funciona de forma híbrida, sugerimos que o rejeite prontamente!

Sistema híbrido não é novidade no mercado. Empresas desenvolvedoras de software oferecem esse modelo como solução quando não conseguem desenvolver soluções eficientes locais ou em nuvem.

Lembre-se: um sistema estável, verdadeiramente na nuvem, quando a Internet falha, pode ser acessado pelo celular através de 3G, 4G e 5G e assim você nunca fica na mão!

Se você é um profissional da Saúde e está em dúvida sobre qual tipo de sistema escolher, venha conversar com a gente. Nossa consultoria está pronta para te orientar!

Então, como escolher o melhor modelo de software para a sua clínica médica?

A escolha entre um sistema local, híbrido ou em nuvem é uma decisão crucial, pois impactará a forma como o software é acessado, gerenciado e mantido.

Agora que você já entendeu que softwares médicos no modelo híbrido não são uma boa opção, você pode escolher entre duas opções: o sistema local ou o sistema em nuvem.

Não desenvolvemos soluções híbridas porque sabemos que é este um sistema que não funciona, além de ser ultrapassado.

Primeiramente, para escolher o modelo do software você precisa conhecer o seu negócio e entender as necessidades específicas da sua clínica, das preferências da equipe, do orçamento disponível e das preocupações com segurança e conformidade.

|Leia também: 5 dicas para escolher o software médico para sua clínica.

Optando por um sistema médico em nuvem

Se a sua clínica ou consultório possui acesso à Internet e você não quer se preocupar com custos e nem com servidores locais, a opção  por um sistema em nuvem é o mais indicado!

Um sistema em nuvem oferece acesso remoto: você não precisa estar no seu consultório para consultar uma informação que necessite. Acesse quando precisar, de onde estiver.

Isso pode ser conveniente para equipes móveis ou para acessar informações fora da clínica.

Precisamos frisar também a questão da segurança e da privacidade. É importante verificar as medidas de segurança oferecidas pelo provedor do software em nuvem, especialmente ao lidar com informações sensíveis de Saúde.

As soluções em nuvem da ProDoctor, diferentemente das demais no mercado, não são aplicações web. 

Nós oferecemos tecnologia robusta e de alto nível em aplicativos nativos, em nuvem de verdade, que garantem estabilidade real, são mais seguros, mais leves e mais rápidos porque são desenvolvidos especialmente para cada sistema operacional.

|Saiba mais: Por que a aplicação web não é a melhor opção e descubra qual a melhor alternativa?

E se a Internet cair?

Você deve estar pensando: e se a Internet da clínica cair? Não se preocupe, você não vai parar a sua operação por isso!

Você pode acessar o ProDoctor através dos aplicativos nativos para iOS e Android utilizando seu plano de 3G, 4G e 5G podendo até compartilhar a Internet do seu celular com seu computador.

As soluções em nuvem da ProDoctor possuem alto desempenho e irão funcionar bem com a Internet móvel também, com acesso pleno às principais funcionalidades.

Por exemplo, a nossa versão mobile permite utilizar a agenda de forma completa, o prontuário e respectivas prescrições, além do comunicador interno, agenda de contatos e diversas outras funcionalidades.

Depender da Internet é um problema no Brasil?

Sabemos que você pode ter ficado temeroso com o fato de precisar da Internet para ter um sistema funcionando na sua clínica ou consultório.

Esta é uma questão pertinente, mas nós queremos te tranquilizar. Por isso, fomos atrás de dados confiáveis e atuais sobre a qualidade da Internet no Brasil.

Antes da pandemia, havia muitas queixas em relação ao acesso à Internet e à qualidade do serviço no País.

Porém, com o crescimento do home office, da telemedicina e com o próprio avanço das tecnologias, o cenário mudou.

Atualmente, uma grande parcela dos brasileiros navegam pela Internet sem preocupação.

Foi o que apurou o Panorama nacional de qualidade da Internet em 2022, um estudo realizado pelo Minha Conexão, um dos maiores medidores de velocidade de Internet do país.

Quase 90% das velocidades de download analisadas em 6 meses de testes apontaram para conexões definidas como “boas” em todas as regiões do país. E foram mais de 9 milhões de testes realizados no período.

O especialista em tecnologia do Minha Conexão, Alexandre Martins, afirma que os cálculos “tiveram como base as velocidades e latência da conexão dos usuários para gerar notas que refletissem a experiência online real dos brasileiros”.

Ainda segundo a análise do Minha Conexão, hoje, mais da metade dos estados nacionais contam com Internet banda larga suficiente para navegação diária. Isso inclui alta demanda, como jogos online e consumo de vídeos em alta qualidade.

Ou seja, muitos serviços e sistemas, como softwares médicos, usam a desculpa da “falha na Internet” para esconder as falhas próprias de estabilidade e baixo desempenho (lentidão).

Quando optar pelo software médico em modelo local

Se você está em uma localidade em que há dificuldade em acessar a Internet, se você prefere trabalhar com servidores locais ou ainda se o seu volume de dados é muito grande e intenso que a Internet não te atende, ainda, como você gostaria, opte por um software médico local.

Um sistema local oferece mais controle sobre os dados e a infraestrutura, pois os servidores estão fisicamente instalados na clínica.

É preciso ainda estar ciente que a implantação de um sistema local geralmente envolve custos iniciais mais altos, incluindo a compra de hardware e licenças de software.

Em relação à manutenção e à atualização de sistemas locais, elas ficam a cargo da equipe interna da clínica. Isso pode ser vantajoso para ter controle total sobre os processos, mas também necessita de recursos técnicos e tempo.

Contudo, a ProDoctor oferece a seus clientes o melhor suporte do mercado, com resolução de problemas no menor tempo possível, seja local, seja em nuvem.

E mais: a ProDoctor realiza atualizações constantes em suas soluções locais: as compilações, que podem ser baixadas nos computadores.

Isso garante que nossos clientes estejam sempre usando a versão mais recente, com as últimas funcionalidades e correções de segurança.

O ProDoctor é o sistema em nuvem mais estável do mercado – e podemos provar!

Não é apenas as avaliações dos nossos clientes que comprovam a nossa qualidade. Nós temos dados que refletem isso.

Estamos falando do SLA do nosso software. E o que é isso? Vamos explicar.

Quando a sua clínica contrata um sistema médico, está contratando um software como um serviço. O desempenho que você espera que este software tenha na clínica é chamado “nível de serviço”.

Logo, existe um Acordo de Nível de Serviço entre a empresa desenvolvedora do software e o cliente, ou seja, um SLA (na sigla em inglês).

Cabe ao prestador do serviço assegurar o melhor nível possível para que a clínica não tenha prejuízos devido à baixa performance do sistema.

Para nós, da ProDoctor, o SLA está definido como o tempo que o nosso sistema fica funcionando do jeito esperado, sem cair, sem travar. 

A propósito, a ProDoctor é a única no mercado que oferece soluções puramente locais ou puramente em nuvem.

Trabalhamos hoje com um SLA acima de 99%, isto é, estamos no ar em mais de 99% do tempo, dentro das 24 horas do dia (não apenas nas horas úteis), com o sistema se comportando da maneira como deve ser: sem qualquer falha, instabilidade ou lentidão.

Esse já é um nível altíssimo, mas o nosso objetivo é melhorar cada vez mais. 

|Saiba mais: O que é o SLA do seu software médico e como ele impacta nos resultados da sua clínica.

Você pode se interessar por