Suporte para software: conheça a importância - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

A importância do suporte para Software

A importância do suporte para software médico

Você quer ter tranquilidade ao optar por um programa de gestão para sua clínica/consultório. Mas, já pensou na importância do suporte para software? Com este post, detalharemos para você tudo que precisa saber para que trabalhe com um programa de qualidade. E, principalmente, que disponibilize o suporte necessário para o trabalho diário.

A seguir, você encontrará os seguintes temas:

  • Benefícios de ter o suporte para software
  • Suporte para software com acesso remoto
  • Riscos de não ter o suporte para software
  • Como escolher a empresa?
  • Atendimento do suporte para software
  • Treinamento do pessoal de suporte para software
  • Acompanhamento e solução
  • Imprevistos. E você não tem suporte para software?
Suporte técnico de sistema de gestão de clínicas médicas

Benefícios de ter o suporte para software

Antes de mais nada, verifique se a empresa que comercializa o software disponibiliza suporte técnico ilimitado. Além disso, certifique-se de que utiliza a tecnologia de acesso remoto, que traz total satisfação e aprovação de seus clientes.

Você pode solicitar o serviço via chat, e-mail e telefone. Em proporções menores, e em casos mais simples, como, por exemplo, as dúvidas sobre a realização de um backup. Com toda a certeza, você quer ter tranquilidade para se dedicar às consultas.

Portanto, verifique como é oferecido o sistema de suporte para software e o treinamento. Só para ilustrar: saiba seu horário de atendimento, os dias da semana e a disponibilidade da empresa. Veja se os horários disponibilizados fazem sentido para você.

Acesso remoto

Seu suporte disponibiliza o acesso remoto? Esta tecnologia permite que um computador consiga acessar um servidor privado à sua instalação. Assim, qualquer ajuste no software de gestão pode ser realizado por um técnico remotamente, sem a necessidade de deslocamento, já que o sistema com algum tipo de problema é acessado de outro local.

O suporte vai dirimir as dúvidas acerca do uso do software e auxiliar na correção de determinados programas. Se acaso for necessário, encaminhará a situação para o setor de Desenvolvimento, que tomará as providências para as devidas correções, a fim de proporcionar, dessa maneira, a estabilidade do produto.

Riscos de não ter o suporte para software

Um produto adquirido sem o devido suporte poderá não ser usado de forma correta. Dessa maneira, a qualidade dos trabalhos em sua clínica/consultório poderá ser seriamente comprometida. Além disso, se o programa apresentar um problema de estabilidade, corre o risco de parar de funcionar.

Assim, instala-se logo o terror, uma vez que estarão impedidos os acessos para a agenda, o prontuário e o faturamento. Se acaso você acionar emergencialmente um técnico de informática, a chance de ter uma solução é muito remota, pois ele não conhece o software.

Ou seja: é extremamente relevante que sua clínica/consultório esteja atenta no momento da informatização. É de suma importância que a empresa que comercializa o software preste o devido suporte, realizando, nesse sentido, um pós-venda de qualidade.

Como escolher a empresa?

Procure com atenção uma empresa confiável e que seja reconhecida, estabilizada no mercado há anos. Uma empresa antenada e que se mantém à frente das novidades com modernas e seguras ferramentas para acesso remoto, reafirmando sempre o compromisso de excelência de seu trabalho junto aos seus clientes.

Leia mais: Gestão de consultórios: tudo o que você precisa saber

Atendimento do suporte para software

Como deve ser o atendimento do suporte para software? A empresa deve ter vários meios de contato e um tempo de resposta e de espera por atendimento mínimo. Sua equipe deve possuir um bom número de atendentes, devidamente treinados e capacitados para resolver os problemas rapidamente. Ao mesmo tempo, deve demonstrar paciência e respeito durante o atendimento.

Primeiramente, mais importante que tudo, é a educação, o tratamento polido. Este deve ser um diferencial do suporte para software. Em diversos casos, o usuário recorre ao serviço em uma situação de desespero, uma vez que precisa dar seguimento às suas atividades. Assim, pode estar nervoso e, às vezes, bastante alterado em seu pedido de socorro.

Portanto, a situação exige que o profissional do suporte para software tenha atenção e calma para ouvir as reclamações. Além disso, deve demonstrar segurança e empatia, fazendo do problema do usuário o seu problema.

Treinamento do pessoal de suporte para software

Em segundo lugar, a equipe do suporte precisa receber treinamentos permanentes, a fim de ter total conhecimento das funcionalidades do aplicativo. Além disso, deve ampliar o conhecimento do software, principalmente, quando novas ferramentas forem disponibilizadas para os usuários.

Acompanhamento e solução

Havendo a necessidade de uma intervenção do setor de Desenvolvimento da empresa, o atendente do suporte para software acompanhará o caso até sua solução, levando-a até o cliente. Dessa forma, poderá concluir a tarefa conforme a orientação que recebeu do Desenvolvimento.

Imprevistos. E você não tem suporte para software?

Imprevistos acontecem, mas isso não é motivo de desespero. Por isso, conte com o trabalho de um bom serviço de suporte para software ao cliente. Quando um contratempo foge da alçada dos profissionais de Saúde, é preciso ter acesso ao serviço de especialistas para resolver a solicitação com velocidade e eficiência.

É o caso, por exemplo, de um problema na emissão de notas fiscais ou mesmo no repasse aos profissionais. Contar com um suporte técnico ajuda a resolver dúvidas e possíveis erros que possam vir a ocorrer.

Dessa maneira, você evita atrasos com seus pacientes e resolve erros o mais rápido possível.

Sem dúvida, o melhor programa para consultório médico se caracteriza por manter a qualidade e a excelência no atendimento. Por exemplo, disponibilizando um canal permanente para que você possa comunicar possíveis erros, fazer sugestões e críticas.

Conclusão

Após o detalhamento acima, eis, em resumo, a importância do suporte: atender, tirar dúvidas, resolver pequenos problemas e revisar algumas configurações. Por fim, estabelecer a ponte entre o usuário e o desenvolvedor, a fim de que os problemas de estabilidade sejam resolvidos.

Você pode se interessar por