Destaque Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

Como melhorar o faturamento com o ProDoctor

como melhorar o faturamento do consultorio

Cuidar bem das contas da clínica ou consultório é essencial para assegurar a longevidade do negócio. Afinal, é através do faturamento que chegam os recursos que possibilitam aos médicos cuidar dos pacientes. Por isso, melhorar o faturamento da sua clínica ou consultório merece total atenção para que possíveis erros não causem problemas maiores, colocando em risco o fechamento do seu local de trabalho.

Nesse post, você vai entender melhor como funciona o faturamento ProDoctor e, principalmente, a forma ele pode melhorar sua rotina de trabalho. Incluindo:

  • Faturamento de Convênios
  • Faturamento Particular
  • 6 dicas para melhorar o faturamento

Leia também:
Como controlar o financeiro do seu consultório
Cinco vantagens de um programa para consultório médico


Sobre a ProDoctor

como melhorar o faturamento com o prodoctor

A ProDoctor é uma empresa que atua há mais de 25 anos no mercado da tecnologia para a gestão médica. Nossas soluções atendem desde pequenos consultórios até policlínicas. O software abrange vários setores do seu local de trabalho: não só apenas no faturamento. São várias as funcionalidades:

  • Agendas: conta com agenda de consultas, filas, salas, exames e equipamentos, além do controle de leitos;
  • Recepção: Cadastro do paciente com as informações financeiras, cadastrais e médicas reunidas em um só lugar;
  • Consulta: prontuário digital completo, com anamneses, evoluções, anexação de exames, laudos e etc. Também é possível fazer impressos diversos como receitas, atestados e afins;
  • Estoque: inventário completo do estoque com o controle do fluxo de entrada e saída de insumos. Suporte para leitor de código de barras;
  • Comunicador interno: utilize o chat para conversar com outros colaboradores sem precisar se deslocar até eles;
  • Relatórios: possibilidade de filtrar vários dados nos relatórios em qualquer setor da clínica.

O ProDoctor possui três versões: ProDoctor Cloud Consultórios, ProDoctor Plus e ProDoctor Corp. Cada uma delas pensada para atender às diferentes demandas dos médicos.

Agora que você já conhece um pouco da ProDoctor, chegou a hora de entender melhor como nossas soluções atuam no faturamento e quais as ferramentas que irão facilitar e corrigir os erros deste setor na sua clínica/consultório.

Faturamento de Convênios

Quem atende por convênios sabe que existem vários detalhes e etapas a serem seguidas para que não haja problemas. Todas as consultas e exames, por exemplo, necessitam que guias sejam preenchidas e enviadas ao plano de saúde. Só assim o médico poderá receber o valor referente ao procedimento que foi realizado.

Guias TISS e aquivos XML

Já na recepção, quando o paciente chega para o atendimento, é preciso preencher a Guia TISS que será enviada ao plano de Saúde. Com o ProDoctor, essa tarefa fica bem mais simples, já que o software gera facilmente a Guia, restando ao faturista reunir todas elas e aguardar a data certa para enviá-las ao Convênio.

Isso acontece de forma automática porque todos os módulos do ProDoctor são integrados. Os dados cadastrais e financeiros do paciente ficam reunidos em um só lugar. Por isso tudo é feito de forma automática e sem complicações.

Outra demanda a ser realizada são os arquivos XML. Com o ProDoctor, tudo fica registrado no software, restando ao profissional enviar o arquivo, que é gerado automaticamente e sem demora.

Repasse

Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário que os pagamentos sejam feitos da forma correta. Por isso, realizar o repasse aos médicos deve ser uma tarefa simples e sem espaço para erros. Com o módulo de Repasse do ProDoctor, é possível parametrizar a porcentagem que será destinada aos colaboradores, à clínica e outros agentes, caso necessário. Uma vez parametrizado, o cálculo referente aos pagamentos será feito automaticamente de acordo com cada tipo de procedimento.

Glosas

As glosas são um problema comum a todos os profissionais da Saúde que atendem por convênios. Por isso, o ProDoctor está equipado com as tabelas completas nos padrões CBHPM, AMB, TUSS e outras, sempre atualizadas. Dessa forma, todos os procedimentos, insumos e exames realizados serão registrados na forma padrão nas Guias TISS, evitando a possibilidade de glosas.

Faturamento particular

como melhorar o faturamento do consultorio

Além dos convênios, o ProDoctor também simplifica o trabalho na hora de melhorar o faturamento particular. É possível lançar as contas direto no cadastro do paciente, mantendo um registro permanente de todos os gastos realizados por ele. Dessa forma, as informações ficam reunidas em um só lugar, sendo possível, ainda, ter um controle geral da clínica ou consultório através do módulo financeiro.

O ProDoctor ainda conta com uma ferramenta essencial na hora de reduzir erros. Ao fechar as contas, o software aponta divergências encontrados no faturamento de convênios. Todos os problemas são apontados detalhadamente na tela para que sejam corrigidos antes do fechamento do período.

Controle de Caixa e Financeiro

O controle de caixa é essencial para gerenciar o fluxo de recebimentos e pagamentos na recepção da clínica/consultório. Além de reunir todas as informações, o ProDoctor controla as contas a pagar e a receber, levando em conta taxas de cartão de crédito/débito, formas de pagamento e datas importantes. Ele também gera relatórios com diversos filtros configuráveis para o fluxo financeiro.

6 dicas para melhorar o faturamento

Organização: é importante definir rotinas de agendamento e atendimento dos pacientes. Dessa forma, todas as informações ficarão padronizadas e acessíveis. Além disso, é necessário ter todos os dados reunidos, para que nada se perca.

Treinamento: Sua equipe precisa estar preparada, a fim de resolver eventuais problemas com mais facilidade e mobilizando o menor número de pessoas possível. Dessa forma, será possível contornar os problemas sem que isso afete seus pacientes ou a qualidade do atendimento.

Cobranças: crie um inventário de tudo o que é utilizado na clínica/consultório. Assim, será possível conferir com o convênio quais materiais devem ser cobrados em consultas, exames, procedimentos e etc. Isso, atrelado a uma rotina de cobrança adequada, evitará erros na hora de precificar os seus serviços e irá melhorar o faturamento.

Controle os atendimentos: faça com que as contas médicas e a agenda estejam integradas. Sendo assim, é possível manter mais controle sobre quem está sendo cobrado, os pacientes que estão inadimplentes e o registro de todos os pagamentos.

Contratos: esteja ciente de todas as cláusulas contratuais entre sua clínica/consultório e o convênio. Dessa forma, é possível calcular previamente as taxas, índices de cobrança e cálculos para que não apareçam surpresas no fim do mês. Além disso, é importante estar sempre atualizado com as tabelas precificadoras para que você não cobre valores errados das operadoras.

Glosas: fazer o faturamento de forma correta evita glosas. Por isso, tenha a ferramenta de gestão adequada para que tudo seja calculado de forma correta. Assim, você evita dor de cabeça e poupa tempo tentando reverter os erros causados por falta de atenção ou erro humano.

E-book: Manual de contabilidade para médicos

Baixe o material gratuito e tenha acesso a dicas úteis para fechar as contas do mês sem complicações!

Você pode se interessar por