AGENDA DE SALAS E EQUIPAMENTOS - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

AGENDA DE SALAS E EQUIPAMENTOS

Agenda de Salas e Equipamentos sem a devida organização, em uma clínica, pode provocar perdas e dores de cabeça. A utilização de um software de gestão, com a personalização da grade de horários, equipamentos e salas compartilhadas, permite organizar e ter eficiência no atendimento.

Para você ter pleno controle do funcionamento de sua clínica, sem atropelos e/ou ociosidade, é fundamental trabalhar com um excelente software de gestão, com experiência e avaliação positiva no mercado da Saúde Digital. Dessa maneira, a rotina de trabalho não será prejudicada e os pacientes, com toda a certeza, reconhecerão a qualidade do atendimento recebido.

O compartilhamento de salas e equipamentos é bastante comum e a organização é importante também no aspecto econômico, principalmente quando se trata da utilização de aparelhos caros. A racionalização do trabalho implica diretamente na economia dos custos e na produtividade.

Nesse sentido, é importante destacar que vários equipamentos para exames e consultas são de última geração, uma vez que a Medicina cada vez mais acompanha o desenvolvimento tecnológico. Isso explica o motivo de muitas clínicas optarem pela compra de poucas unidades, resultando na necessidade de se ter um compartilhamento racional entre os profissionais.

Uma agenda de equipamentos e salas é necessária para que não ocorra a falta de algum desses itens em um atendimento.

Em seu Blog, a ProDoctor Software retoma o tema para neste post não apenas para falar sobre a importância da Agenda de Salas e Equipamentos, mas também de como sua clínica poderá aplicar a grade de horários. Além disso, abordaremos a importância da Agenda de Filas, a fim de que possa agilizar o atendimento e melhorar sua qualidade. Confira, a seguir:

  • Agenda de Salas e Equipamentos
  • Agenda de Filas

Leia também:

Agenda de Salas e Equipamentos

Agenda de Salas e Equipamentos tem como objetivo auxiliar na logística do atendimento para a realização de determinados procedimentos. Estes poderão ou não incluir o uso de equipamentos específicos. Por exemplo: a clínica possui um aparelho de ultrassom, que é compartilhado entre os médicos.

Então, a Agenda de Salas e Equipamentos gerencia sua utilização. Dessa maneira, impede que exista um conflito de horários entre médicos e pacientes. Além disso, em conjunto com a Agenda de Consultas, evita o conflito de horários do médico na Sala e no Consultório.

Agenda de Filas

Por outro lado, a Agenda de Filas possibilita dois tipos de atendimento. Primeiramente, seguindo a ordem de chegada dos pacientes na clínica. Além disso, prevê o atendimento por prioridade em casos de urgência. É importante destacar que é possível usar a configuração do Protocolo de Manchester, cuja funcionalidade organiza a fila de pacientes automaticamente.

A aplicação do Protocolo de Manchester prioriza os enfermos em condições fisiopatológicas mais graves. Assim, o sistema permite agilizar as ações, direcionando as pessoas que apresentam menor complexidade e otimizando a racionalidade da assistência.

Por exemplo: se uma pessoa procura uma clínica, apresentando uma gripe muito forte, a gravidade de seu estado de saúde será avaliada pela equipe responsável pela triagem. Então, conforme o protocolo, receberá uma fita laranja, indicando a necessidade de um atendimento menos urgente.

Entretanto, se um paciente chegar com fortes dores provocadas por uma hérnia de disco na região lombar, será imediatamente colocado em uma cadeira de rodas para facilitar sua mobilidade. Então, a triagem o colocará  para ser atendido na frente dos demais, sendo identificado pela cor vermelha.

Protocolo de Manchester determina cor por prioridade de atendimento.

Como funciona a Agenda no ProDoctor Corp

No ProDoctor Corp, a solução mais robusta e completa disponível na ProDoctor, a Agenda de Salas e Equipamentos está diretamente dentro do sistema que, inclusive, consegue controlar a sobreposição de horários, facilitando a organização e o trabalho da equipe médica.

O ProDoctor Corp permite personalizar sua grade de horários, equipamentos e salas compartilhadas, tornando a gestão da clínica muito mais fácil e organizada, não só na organização de equipamentos e salas, mas também simplificando o trabalho do setor financeiro, além do gerenciamento de Glosas, do agendamento de pacientes e até mesmo na realização de consultas via Telemedicina.

A Agenda de Salas e Equipamentos tem como objetivo a gestão do atendimento quando a sala é compartilhada entre os médicos e pode incluir o uso de um equipamento. Só para ilustrar: a realização de exames de ultrassonografia. O consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software, Elizeu Zaquino Jr, explica que “em cada agendamento haverá um médico e um paciente naquela sala e, possivelmente, outro médico e outro paciente no próximo agendamento. Com um novo recurso do ProDoctor Corp, é possível agendar até vinte pacientes para o mesmo horário”.

Segundo ele, esse recurso beneficiará, por exemplo, “clínicas de reumatologia, onde vários pacientes podem ocupar, ao mesmo tempo, uma sala para a realização de infiltração”.

Conheça as vantagens da agenda de salas e equipamentos do ProDoctor.

Quer conhecer as vantagens das agendas de salas e equipamentos da ProDoctor?

Você pode se interessar por