Gestão de Clínicas e Consultórios

Convênios médicos: valem a pena?

convênios de saúde

Os convênios médicos têm dividido opiniões entre profissionais da Medicina e gestores de clínicas e consultórios. Mas, são importantes e podem representar um excelente cartão de visitas em sua vida profissional. Não só para os que estão no início da carreira, bem como para aqueles que há alguns anos se estabeleceram no mercado.

Quem regula o setor é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que em abril passado revelou que mais de 46 milhões de pessoas tinham algum plano de saúde. Além disso, a ANS divulgou os seguintes dados: na saúde suplementar estão ativas 750 operadoras de planos de assistência médica, 61% dos médicos têm vínculo com convênios e 274 milhões de consultas são realizadas pelos planos anualmente.

Verifica-se, pois, uma crescente procura pelos procedimentos de saúde suplementar no Brasil. Por isso, o Blog da ProDoctor Software traz para você as vantagens de atender os convênios médicos em uma clínica/consultório. Também reunimos informações importantes para que saiba como funciona o sistema junto às operadoras.

É importante destacar que a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2) aumentou as dúvidas existentes. Com as recomendações de distanciamento social feitas por entidades como, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM), tanto as clínicas quanto os consultórios médicos passaram a registrar uma queda no atendimento diário, impactando, por conseguinte, nas finanças do empreendimento.

Dessa maneira, vários profissionais têm analisado com maior cuidado suas relações com os planos de saúde. Com este post, você poderá estudar com calma os prós e contras, a fim de fazer a escolha que julgar melhor. Além disso, terá segurança para trabalhar dentro das regras e padrões determinados pelos órgãos reguladores do setor. A seguir, você encontrará os seguintes temas:

  • O que são os convênios médicos?
  • Vantagem principal de atender convênios médicos
  • Convênios médicos e fidelização dos pacientes
  • Estratégias de marketing
  • Agenda cheia
  • Principal desvantagem de atender convênios médicos
  • Agenda superlotada
  • Tabelas de procedimentos de saúde
  • Deflator
  • Programa de gestão

Talvez você se interesse:
Como escolher os convênios para o consultório
Como fazer recurso de glosa?


O que são os convênios médicos?

convênios de saúde

Os convênios médicos têm dividido opiniões entre médicos e gestores de clínica médicas. Os serviços prestados pela saúde suplementar no Brasil abrangem os convênios, os planos e os seguros de saúde. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem atualmente no País cerca de 347 mil médicos em atividade. 

Destes, aproximadamente, 160 mil médicos atendem planos de saúde e convênios.

Vantagem principal de atender convênios médicos

A grande vantagem do profissional da Medicina prestar atendimentos através dos convênios é o aumento do número de pacientes. Principalmente, para os médicos em início de carreira, pois é muito grande o desafio frente à concorrência cada vez mais crescente.

Credenciar-se para atender convênios significa a possibilidade de abrir portas e ver crescer sua carteira de clientes (lembre-se que este é um negócio como outro qualquer e que as empresas de Saúde precisam sobreviver). Os planos de saúde viabilizam seu trabalho, levando os pacientes até você.

Outro aspecto relevante para o médico é o seu ganho e reconhecimento em termos científicos, com a experiência que vai acumulando a cada consulta.

Convênios médicos e fidelização dos pacientes

Assim, cabe ao médico exercer bem seu conhecimento científico, aliado a um atendimento de qualidade, para que possa fidelizar cada paciente, que sentirá confiança em seu trabalho. Com efeito, em breve tempo seu nome poderá alcançar reconhecimento, uma vez que sua atenção e sua educação durante as consultas também serão fontes de referência nas indicações para familiares e amigos. Além disso, poderá até mesmo representar um impulso em suas consultas particulares.

Estratégias de marketing

Use o marketing digital para atrair mais pacientes para seu consultório

Os médicos já reconhecidos por sua experiência e cujo nome tem visibilidade no mercado, com toda a certeza, poderão escolher quais as melhores operadoras para permanecer credenciado. Além disso, têm o “privilégio” de atender os convênios em alguns horários específicos.

Nesse sentido, é importante criar estratégias de marketing. Assim, é possível acelerar a consolidação do seu nome, da sua clínica/consultório sem a exigência de prestar um alto número de atendimentos. Esta é uma excelente maneira de atrair os pacientes. Portanto, contrate um bom e experiente profissional para cuidar da sua imagem e fazer a sua marca ser lembrada e referenciada no mercado.

Entretanto, lembre-se: é preciso estar atento e respeitar a ética e os limites impostos pela publicidade médica.

Agenda cheia

organizar a agenda do consultorio3-min

A grande angústia em uma clínica/consultório é a ausência de pacientes, constatada pelos espaços vazios na agenda, o que representa queda no faturamento da empresa. Outra grande vantagem de atender convênios médicos é que isto facilita o preenchimento da sua agenda. Embora a remuneração pela via dos planos de saúde, geralmente, seja menor que das consultas particulares, ter a agenda preenchida é um alívio para os olhos, uma vez que você dribla os prejuízos provocados pelos horários vagos.

Com toda a certeza, este é um benefício importante quando forem analisadas as contas no fim do mês.

Manter uma clínica/consultório implica em muitas despesas, principalmente se você está começando a carreira. Dessa maneira, é muito mais saudável, financeiramente, atender por convênio do que manter horários disponíveis para eventuais pacientes particulares. Assim, sua agenda será preenchida com muito mais facilidade.

Com o passar do tempo, você poderá equilibrar o número de atendimentos entre convênios e consultas particulares. Desse modo, conseguirá sustentar as contas do empreendimento, manter a qualidade dos serviços prestados e, por fim, alcançar a fidelização almejada

Passo a passo para abrir seu consultório

Está no começo e não sabe o que fazer? Baixe nosso material gratuito e confira todas as dicas para abrir seu espaço sem complicações!

Principal desvantagem de atender convênios médicos

convênios de saúde

Com toda a certeza, a remuneração, inferior ao pagamento de uma consulta particular, é a maior desvantagem para o médico ao abrir seu consultório/clínica para atender convênios médicos e planos de saúde. Contudo, é sempre bom lembrar aos profissionais no início de sua caminhada profissional: estes atendimentos podem representar, no futuro, grandes oportunidades.

Agenda superlotada

É necessário ter um cuidado especial com a superlotação da agenda de consultas. O risco é real diante da ânsia de compensar os ganhos com as consultas via convênios médicos, estendendo, ao máximo, os horários de consultas.

Se acaso a estratégia pode equilibrar as finanças, por outro lado, pode gerar uma superlotação da agenda e criar problemas na qualidade do atendimento. O tempo de espera e os atrasos provocados pelas filas em consultórios e clínicas é algo que deve ser evitado.

Com toda a certeza, o mais importante para o paciente é receber a devida atenção. Quanto ao profissional, deve ficar atento à sua própria qualidade de vida, evitando o estresse e o temido burnout.

Por fim, um fator desestimulante é a burocracia que envolve os atendimentos por convênios médicos.

Tabelas de procedimentos de saúde

convênios de saúde

Compete à Associação Médica Brasileira (AMB) gerenciar as tabelas com os procedimentos de saúde. Objetivamente, a tabela oficializa os tratamentos de saúde que são reconhecidos cientificamente, como os procedimentos, as cirurgias e os exames.

Uma tabela precifica e permite que um convênio, um plano de saúde, autorize a realização do exame pelo beneficiário.

Além disso, é importante ressaltar que existem novos tratamentos que, a princípio, não são incorporados. Depois, com o passar do tempo e o reconhecimento da eficácia do tratamento passam a ser precificados (o valor chamado de porte). Também é importante destacar que o fato de um tratamento não ser incorporado imediatamente não significa que não é eficaz.

Só para exemplificar: há alguns anos, a Acupuntura não fazia parte das tabelas médicas, como a AMB. O que não significa que não tinha eficácia. Com o passar do tempo, foi integrada.

Deflator

convênios de saúde

A Associação Médica Brasileira precifica o valor de cada exame e procedimento. Porém, isto não significa que as operadoras dos planos de saúde – que trabalham conforme a tabela – irão pagar. Então, entram em cena os deflatores, estabelecendo-se o processo de negociação. Para isto, a AMB estabelece o limite para deflator de até 20% para negociar.

As operadoras seguem os procedimentos das tabelas médicas. Todavia, não há uma obrigação explícita, uma vez que existem tabelas próprias das operadoras, que podem determinar seu preço. Assim, têm liberdade para cobrar, mas dentro de uma prática aceitável e justa. Em outras palavras: não pode cometer abusos.

Só para ilustrar: uma operadoras utiliza a tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos da Associação Médica Brasileira (CBHPM). Ela comunica ao prestador que vai remunerar o procedimento “X” em, por exemplo, com o deflator de 10%.

Software de gestão

software para clinica de oftalmologia

A clínica/consultório deve utilizar um programa de gestão que agilize todo este trabalho, muitas vezes considerado difícil, cansativo e burocrático. Entretanto, ao dispor de um software confiável e de amplo reconhecimento no mercado, estará bem guarnecida em termos de segurança e confiabilidade.

O software deve ter ferramentas que permitam ao prestador parametrizar os valores dos exames, procedimentos, cirurgias e insumos. Da mesma forma, deve ser capaz de precificar tudo, a fim de que as cobranças médicas sejam exatas.

Ou seja, deve gerenciar tudo para que não se percam as cobranças das contas médicas.

Resumo

Sem dúvida, credenciar-se a convênios médicos é uma boa estratégia para você ganhar espaço no mercado local. Desse modo, pode colocar seu nome em destaque e evidenciar sua marca profissional. Um caminho que demanda trabalho e tempo.

Por isso mesmo, é necessário pesar bem os pontos positivos e negativos, analisando alguns aspectos como, por exemplo, a relação custo-benefício e os seus objetivos pessoais e profissionais. Além de conferir as contas do seu empreendimento. 

Você pode se interessar por