Problemas financeiros Da Clínica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Problemas financeiros Da Clínica

problemas financeiros da clinica

Os problemas financeiros da clínica tiram o seu sono? Com toda a certeza, este é um setor sensível que merece toda a atenção, a fim de garantir a sobrevivência do seu empreendimento. Por isso mesmo, é preciso ter um gerenciamento profissional, com pessoal capacitado para fazer uma análise permanente dos números e o desenvolvimento de um planejamento estratégico.

Dessa maneira, você poderá exercer a Medicina sem maiores preocupações e com mais tempo para cuidar de seus pacientes. Além disso, as dificuldades diárias impostas pelos desafios podem ser vencidas com o auxílio da tecnologia.

Ou seja, com a utilização de um bom software de gestão e que tenha amplo reconhecimento no mercado. Este aplicativo deve, por exemplo, permitir criar controle de caixa para cada usuário, gerenciar todas as contas a pagar e receber e gerar relatórios de tudo o que você precisa saber.

Nesse sentido, a ProDoctor Software traz neste post várias informações para ajudá-lo na tarefa de sanar os problemas financeiros da clínica. Acompanhe nos itens a seguir:

  • O que causa os problemas financeiros da clínica?
  • Alguns problemas financeiros da clínica
  • Como vencer os problemas da clínica

Talvez você se interesse:
Melhores técnicas de faturamento e auditorias médicas
Como fazer o faturamento de contas médicas
Software para faturamento de clínicas e consultórios


O que causa os problemas financeiros da clínica?

problemas financeiros da clinica

Antes de mais nada, é fundamental compreender a importância da gestão financeira. E estar atento para que todos os dados estejam devidamente organizados. Só para ilustrar: é Regra Número 1 não misturar suas contas pessoais com as da clínica.

Da mesma forma, todas as anotações referentes às contas a pagar devem ficar separadas das contas a receber. Isto é básico e não pode ser esquecido!

Além disso, é preciso lembrar que a tecnologia é um braço auxiliar que vai garantir esta organização. Com ela, você tem segurança nas informações, poupa tempo e ganha em agilidade, podendo realizar outras tarefas.

Sua agenda médica está sem controle? O remédio para isto é a utilização de um bom aplicativo, capaz de facilitar o trabalho diário da secretária.

Da mesma forma, todos os dados referentes aos pacientes precisam ser sistematizados, permitindo agilidade ao profissional durante a consulta. Assim, o prontuário digital é a solução ideal para você.

Portanto, a disciplina deve estar presente em todos os setores da clínica. Não só no atendimento e serviços, bem como nas questões financeiras, que trataremos a seguir.

Alguns problemas financeiros da clínica

A inexistência de uma gestão financeira eficiente compromete o controle rígido das contas. Se acaso você quer ver sua clínica se desenvolver, é necessário ter este controle. Desse modo, precisa conhecer bem os custos e as margens de lucro.

Mais uma vez, lembre-se do socorro providencial da tecnologia, pois um software de gestão confiável permitirá acompanhar o fluxo de caixa diariamente. Dessa forma, terá em mãos a realidade dos números para que possa saber os rumos do seu empreendimento, fazer projeções e estabelecer metas para crescer de maneira segura.

De maneira idêntica, os profissionais da área financeira têm que saber e te repassar qual o ponto de equilíbrio da clínica. É este indicador que dará o norte acerca do que precisará para cobrir os custos da empresa. De acordo com os números, saberá com exatidão quantos atendimentos terá que fazer para cumprir com as obrigações e ter lucro.

Manual de contabilidade para médicos

Problemas no seu faturamento e financeiro? Baixe o material gratuito e confira nossas dicas!

Investir ou não?

problemas financeiros da clinica

Vale ressaltar a exigência de se fazer cortes sobre o que se tornou inútil, ineficaz ou ultrapassado. Então, descarte aquelas ferramentas e os processos que já estão em desuso. Tenha em mente, sempre, a relação custo-benefício.

Além disso, ter todas as informações sistematizadas trará segurança para investir no desenvolvimento da clínica. Não apenas em termos de melhorias em suas condições físicas, como também no atendimento. Por isso, é fundamental contar com as informações geradas por relatórios.

Com toda a certeza, ao conhecer as condições financeiras e o seu lucro mensal, saberá até onde poderá assumir riscos, a fim de fazer um investimento seguro. Então, perderá o medo para se revelar ousado e pronto para crescer ainda mais.

Como vencer os problemas da clínica

Segurança do paciente

Ter foco no planejamento. Este é o ponto inicial de seu trabalho, para que a clínica tenha um crescimento sustentável. Conforme escrevemos acima, é fundamental conhecer todos os custos do empreendimento, a fim de elaborar um planejamento estratégico dentro da realidade dos números.

O software de gestão também é importante para ajudar a realizar as cobranças dos  pacientes inadimplentes. Com os relatórios em mãos e a fineza e a educação da secretária, os administradores do setor financeiro, com efeito, terão menos dores de cabeça.

Outras ações de destaque são:

  • Contar com uma competente equipe de colaboradores, pró ativa, confiável e afinada com os objetivos de crescimento da clínica.
  • Acompanhar o desenvolvimento tecnológico e investir sempre que os riscos permitirem.
  • Se acaso for necessário e vantajoso, apostar na terceirização de serviços, a fim de reduzir custos.
  • Contar com o auxílio de um profissional do marketing.

Resumo

Com estas informações, acreditamos que você poderá ficar mais tranquilo com relação aos problemas financeiros da clínica. Dessa forma, terá mais tempo para se dedicar cada vez mais ao seu aperfeiçoamento científico e às consultas, estreitando a relação médico-paciente. Com toda a certeza, isto resultará em um trabalho de qualidade, que refletirá na boa imagem de sua clínica.

Você pode se interessar por