Guia TISS: o que é e para que serve? | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Guia TISS: o que é e para que serve?

Tudo o que os médicos precisam saber sobre o padrão TISS

Para entender o que é guia TISS precisamos, antes, conceituar a própria sigla. Na atenção à Saúde, qualquer envio de informações relacionadas aos beneficiários de planos, realizado de forma eletrônica entre uma clínica ou consultório e o convênio, precisa ser feito num padrão estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Este padrão é chamado de Troca de Informações em Saúde Suplementar – TISS.

Como você sabe, no setor da Saúde, a eficiência e a precisão na comunicação de dados são fundamentais, não apenas para a prestação de um atendimento de qualidade, mas também para garantir o faturamento. Por isso, é imprescindível que médicos, secretárias e faturistas de clínicas médicas entendam o que é a guia TISS, pois ela é essencial.

Este artigo é um guia completo sobre o que é TISS, para que serve, e a importância de um software médico no cumprimento desse padrão. Vamos lá?

O que significa TISS?

Como já introduzimos, a sigla TISS significa Troca de Informações em Saúde Suplementar. 

Ela representa um padrão estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que uniformiza a comunicação entre prestadores de serviços de saúde e operadoras de planos de saúde, incluindo dados sobre atendimentos, procedimentos realizados e solicitações diversas.

O que é o padrão TISS?

O padrão TISS é um conjunto de normas técnicas e de padrões de comunicação que deve ser seguido por todas as operadoras de saúde e prestadores de serviços.

Isso inclui a forma como as informações são coletadas, processadas e enviadas, garantindo interoperabilidade e eficiência na gestão de saúde.

A TISS, portanto, é um padrão obrigatório que rege todas as transações de dados feitas por meio eletrônico, para simplificar e agilizar os processos de troca de informações, garantindo, inclusive, maior eficácia no faturamento e no reembolso de procedimentos médicos.

TISS e TUSS: entenda a diferença

Embora intimamente relacionadas, as siglas TISS e TUSS referem-se a conceitos distintos. 

Enquanto a TISS é focada na padronização da troca de informações, a TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) é um componente da TISS que padroniza os códigos de procedimentos, eventos em saúde e itens assistenciais. 

Assim, a TUSS garante que a comunicação entre diferentes sistemas seja eficaz, usando uma linguagem comum, facilitando ainda mais a comunicação entre os diferentes sistemas de informação em Saúde.

O que é guia TISS?

Agora que já conhecemos o conceito da TISS, vamos descobrir o que é a guia TISS.

Na verdade, este termo não se refere a um documento exclusivo, mas sim, a qualquer tipo de documento, no meio da saúde suplementar, isto é, qualquer tipo de atendimento de saúde realizado em beneficiários de planos de saúde, que precise ser preenchido seguindo o padrão de Troca de Informações (TISS).

Essa padronização refere-se à comunicação, ao vocabulário, ao conteúdo e à segurança. 

Assim, as guias TISS são usadas para solicitar e documentar autorizações de procedimentos, exames, internações, entre outros. 

Elas são produzidas pelo profissional que prestou o serviço, assinadas pelo paciente ou beneficiário e são posteriormente enviadas para a operadora de saúde. 

Desse modo, podemos destacar como as principais guias padrão TISS estabelecidas pela ANS:

  • Guia de consulta;
  • Guia de honorário individual;
  • Guia de recurso de glosa;
  • Guia de solicitação de internação;
  • Guia de serviço profissional / serviço auxiliar de diagnóstico e terapia – SP/SADT.
Exemplo de uma guia TISS, a SP/SADT, no ProDoctor.

A guia TISS é, portanto, um formulário padronizado que segue o sistema de troca de informações estabelecido pela ANS.

Além disso, a guia TISS é essencial para o processo de faturamento das clínicas com as operadoras de saúde.

|Leia também: Faturamento de convênios: 10 dicas de como fazer.

Como preencher uma guia TISS?

Preencher uma guia TISS requer atenção aos detalhes para garantir que todas as informações necessárias sejam corretamente incluídas, o que inclui dados do paciente, do prestador de serviços, descrição do atendimento ou procedimento, a natureza do atendimento ou procedimento, e a justificativa clínica, se necessário.

É importante que os profissionais envolvidos tenham treinamento específico para garantir a correta aplicação das normas TISS.

Contudo, é possível facilitar o processo usando um software médico de gestão. Utilizar um sistema, como o ProDoctor, automatiza e simplifica não apenas o preenchimento, mas também o envio das guias TISS. 

O ProDoctor faz a impressão e a geração de arquivos XML para envio às operadoras de plano de saúde, além de se manter atualizado com as últimas versões do padrão TISS e da tabela TUSS com valores da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Ao lançar um procedimento no ProDoctor, todas as despesas associadas são lançadas automaticamente na guia de outras despesas. Um diferencial do software que gera muita eficiência.

Neste exemplo, vemos uma conta médica já criada no padrão TISS, no ProDoctor. Em seguida, ela é enviada para impressão. No final, temos a guia de “Outras despesas” e, em seguida, uma guia SP/SADT, ambas no padrão TISS.

|Saiba mais sobre Faturamento e Repasse no ProDoctor.

A guia TISS e o faturamento da clínica

A implementação do padrão TISS é vital para o faturamento eficiente da clínica. Isso porque o preenchimento correto da guia TISS é essencial para evitar glosas e atrasos nos reembolsos.

A guia TISS, então, permite uma comunicação correta com as operadoras, o que resulta em um processo de reembolso mais rápido e menos suscetível a glosas. Isso resulta em um fluxo de caixa mais saudável e previsível para a clínica.

|Saiba mais: Dificuldade com o faturamento da clínica ou consultório? Temos uma solução.

A importância de um bom software médico para seguir o padrão TISS

A adoção de um bom software médico tem papel importante desde o agendamento de consultas até o faturamento e o reembolso. 

Ao escolher um software, é vital verificar sua compatibilidade e aderência ao padrão TISS, garantindo assim a otimização dos processos internos e a conformidade regulatória.

Assim, o sistema irá facilitar o preenchimento correto das guias e o envio no formato correto às operadoras, automatizando processos e assegurando a comunicação segura e eficiente com as operadoras.

E a importância de contar com um bom software médico vai mais além. Você sabia que o padrão TISS é constantemente atualizado?

Somente em 2023, a ANS atualizou o Padrão TISS sete vezes. Em 2024, em janeiro, já havia feito mais uma atualização.

Ou seja, pode ser humanamente impossível seguir essas mudanças de forma manual. É muito arriscado, uma vez que o padrão deve ser seguido rigorosamente. 

Nesta hora vemos, mais uma vez, que ter um software médico eficiente, como o ProDoctor, que se mantém constantemente atualizado com a última versão da TISS, é um diferencial estratégico para as clínicas. 

Em conclusão, a guia TISS é mais que um mero formulário. É um componente-chave na estrutura de gestão de uma clínica ou consultório que promove eficiência, transparência e qualidade no atendimento. 

Para quem busca excelência operacional e financeira, compreender e aplicar corretamente o padrão TISS, com o apoio de um software médico adequado, é um passo fundamental para alcançar esses objetivos.

Você pode se interessar por