Como escolher um software para faturamento de clínicas e consultórios?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios ProDoctor Cursos

Software para faturamento de clínicas e consultórios

software para faturamento de clinicas e consultorios

Utilizar um software para faturamento de clínicas e consultórios é fundamental para assegurar tranquilidade não só para o estabelecimento de Saúde, como também para o paciente.

Com toda a certeza, a escolha de um software com reconhecida experiência no mercado permitirá racionalizar e agilizar o trabalho. Em todos os setores de sua clínica ou consultório.

Por outro lado, também é essencial oferecer aos pacientes um atendimento de qualidade, desde o momento do primeiro contato, seja pessoalmente, por telefone ou meio eletrônico.

Afinal, a satisfação do cliente é o motivo principal para que retorne às consultas! Além disso, os pacientes são como uma caixa de ressonância do tratamento recebido. Gratuita e espontaneamente, estarão prontos para indicar o seu nome, de sua clínica ou consultório para seus familiares, amigos e conhecidos.

Nesse sentido – e aprofundaremos o tema mais à frente -, é importante destacar que quando uma pessoa procura atendimento médico, encontra-se em um estado em que os sintomas de dor são acrescido de medo e ansiedade. Portanto, precisam ser recebidas de com cortesia, educação e carinho.

O software para faturamento de clínicas e consultórios é um elemento primordial dentre os fatores que podem tornar a jornada do paciente mais confortável, rápida e segura.

Assim, neste post, a ProDoctor Software traz para você dicas que te ajudarão a oferecer ao paciente o melhor tratamento. A abordagem de alguns pontos essenciais possibilitarão escolher um bom software para faturamento de clínicas e consultórios.

Certamente, a escolha do sistema correto vai te poupar tempo, trabalho e dores de cabeça, trazendo inúmeros benefícios para as finanças de seu estabelecimento de Saúde.

Confira nos tópicos a seguir:


Leia também:
Gestão de Clínicas – O guia definitivo
Gestão de Consultórios – Tudo o que você precisa saber


Importância da Recepção e do Treinamento

Um atendimento de qualidade é o princípio básico de uma clínica ou de um consultório que tem como objetivo conquistar o mercado e nele se manter como referência.

Para isso, é fundamental que cuidados especiais sejam reservados aos pacientes desde o momento do primeiro contato.

Nesse sentido, é preciso ter uma equipe muito bem treinada, em todos os setores, e afinada com o propósito de tornar a jornada do paciente tranquila, tendo como resultado sua satisfação pelo tratamento médico que recebeu. Em todas as etapas!

Antes de qualquer coisa, é necessário garantir ao paciente uma acolhida calorosa na recepção, com o intuito de fazê-lo se sentir realmente importante e merecedor da atenção da secretária e demais funcionários.

É importante lembrar que uma pessoa que procura atendimento em um estabelecimento de Saúde, além do mal que a aflige, carrega consigo a ansiedade para ser medicada e se livrar da enfermidade.

Portanto, a educação e a gentileza devem guiar todas as ações, com o intuito de criar um ambiente favorável para o paciente aguardar com tranquilidade o momento da sua consulta.

Um dos grandes motivos de reclamações em clínicas e consultórios é, exatamente, a demora no atendimento. E, não apenas com relação ao atraso do médico, como também na resolução dos procedimentos burocráticos.

Então, é preciso aliar o bem-estar do paciente com a rapidez e a eficiência no atendimento.

Conexão Recepção-Faturamento

Nesse sentido, o uso de um software para faturamento de clínicas e consultórios é de grande importância para estabelecer a conexão imediata da Recepção com o Faturamento e realizar o lançamento da conta médica.

Com toda a certeza, isso torna o atendimento administrativo ao paciente mais ágil e eficaz, trazendo como resultado a sua satisfação.

A utilização  do software racionaliza o trabalho com ganho de tempo no atendimento e até mesmo em termos de segurança do paciente, que terá a comprovação da cobrança correta pelo serviço que lhe foi prestado.

Conforme destaca o consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software, Elizeu Zaquino Junior, “é fundamental ter um software de gestão, que deve estar preparado para atender aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que também ajude a fazer a boa gestão a nível particular. Uma boa gestão de faturamento envolve a utilização de um bom software, que é imprescindível para manter a saúde financeira da clínica ou do consultório”.

Capacitação

 Acima de tudo, deve conhecer bem os termos financeiros, como por exemplo, glosa, como evitá-las e como contestar, custos fixos e variáveis, repasse médico, lote, fluxo de caixa e vários outros.

Além disso, precisa estar constantemente atualizado, por exemplo, sobre os parâmetros determinados pelo padrão TISS, com o propósito de compreender e dominar sem problemas as tarefas.

|Leia também: Faturamento TISS: o que é e como realizá-lo? 

Antes do software para faturamento de clínicas e consultórios, um bom contrato

software para faturamento de clinicas e consultorios

Ao se falar em software para faturamento de clínicas e consultórios, em primeiro lugar, é necessário destacar que tudo começa com um bom acordo feito entre o prestador de serviço em Saúde e as operadoras dos planos privados do setor.

Antes de mais nada, é preciso destacar que a celebração de um contrato deve beneficiar os dois lados. Isto é: ser equilibrado, para que seja interessante tanto para o prestador do serviço, quanto para atender os beneficiários daquele plano.

Por exemplo: é importante adotar uma tabela de procedimentos cujos valores sejam viáveis. Além disso, é preciso descrever todos os insumos, ou seja, os materiais e medicamentos que serão usados nos procedimentos médicos.

Assim sendo, o acordo poderá ser feito atendendo ao convênio médico.

Parametrizações do software para faturamento de clínicas e consultórios

software para faturamento de clínicas e consultórios

Entretanto, de nada adianta ter um contrato interessante, se acaso não tiver um sistema capaz de gerenciar as informações.

Daí a importância de se trabalhar com um bom software para faturamento de clínicas e consultórios, a fim de se evitar o risco da perda de muito dinheiro.

Por exemplo: é fundamental disponibilizar o valor de cada consulta, bem como de cada exame. O sistema tem que permitir alimentar esses valores, a fim de que, no ato do atendimento, a conta seja lançada.

Dessa forma, o software colocará o valor correto, possibilitando gerar a guia no padrão TISS, para que a clínica ou o consultório receba o valor devido.

Faturamento no software de clínicas e consultórios

software para faturamento de clínicas e consultórios

Além disso, para não perder dinheiro, é de suma importância criar pacotes. Ou seja, saber quais os materiais e os medicamentos o prestador acordou com a operadora que ele pode receber por aquele procedimento.

Por exemplo: se o médico fez um procedimento para retirar uma unha encravada, deverão ser relacionados os insumos a serem cobrados. Dessa maneira, ali deverá estar relacionado todo o material utilizado, como o anestésico, a agulha, a seringa, o bisturi e o algodão, dentre outros.

Em resumo: um bom software para faturamento de clínicas e consultórios deve permitir estas parametrizações. Assim, no ato do lançamento da conta médica, nada se perderá.

Em contrapartida, se for deixar para fazer o lançamento manualmente, item a item, a probabilidade de esquecimento será grande. Além disso, a secretária perderá um tempo precioso, que poderia dispensar a outro assunto importante.

Fechando o Faturamento

software para faturamento de clínicas e consultórios

Dessa forma, ao seguir o cronograma estabelecido pela operadora, o software para faturamento de clínicas e consultórios possibilita fechar a fatura e gerar o arquivo eletrônico com o lote de atendimentos a ser pago pela operadora.

Um bom software para faturamento de clínicas e consultórios também precisa ser capaz de administrar quando a fatura deverá ser paga pela operadora.

Se acaso o pagamento for integral ou parcial, se houve glosas e o motivo pelo qual determinado procedimento foi glosado.

Portanto, uma ferramenta fundamental é o gerenciamento dessas glosas, com o intuito de que o prestador faça os devidos recursos e recupere essas glosas.

O sistema também deve contemplar relatórios gerenciais, como, por exemplo, a produção médica, as glosas e os repasses, dentre outros.

Agora, confira 10 dicas importantes para faturamento de clínicas e consultórios.

Contas a pagar

Este ponto integra a correta gestão do faturamento e pagamento aos médicos. Nesse sentido, um bom software para faturamento de clínicas e consultórios também contempla esta funcionalidade.

Com respostas para perguntas como, por exemplo: quais foram as regras de repasse combinadas com o profissional de Saúde? Ele receberá em percentuais ou em valores? Ele receberá sobre os honorários médicos apenas ou sobre os materiais, medicamentos e taxas cobrados na taxa médica?


Leia também:
Como abrir meu consultório?


Resumo

Ter o controle da saúde financeira é de importância vital para qualquer empresa que queira permanecer no mercado e expandir seus negócios.

Nesse sentido, o faturamento é um setor chave dentre os vários processos na rotina de uma clínica ou consultório.

Daí a importância do faturamento, que precisa ser realizado de forma correta, sem erros.

É preciso observar os detalhes e estar atento aos prazos financeiros, atenção redobrada com os números. E, também, não deixar as tarefas se avolumarem, para serem realizadas na ´´ultima hora, com pressa e sujeito a erros.

Tudo isso pode ser alcançado com a eficácia de um excelente software para faturamento de clínicas e consultórios. Que seja reconhecido pelo mercado, disponibilizando funcionalidades para a realização de tudo o que foi descrito acima.

Você pode se interessar por