Cinco vantagens de um programa para consultório médico - ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Cinco vantagens de um programa para consultório médico

programa para consultório médico

A prática da Medicina hoje, inegavelmente, está associada à Tecnologia. Não apenas em termos de inovações em equipamentos e diagnósticos, mas também no uso de aplicativos para maior eficiência na gestão. Por exemplo: são inúmeras as vantagens de um programa para consultório médico.

Neste post, separamos para você cinco tópicos de alta relevância, ressaltando que vários outros benefícios estão interligados. Portanto, confira cinco deles!

  • Segurança dos dados
  • Agilidade
  • Organização
  • Lucratividade
  • Cumprimento de normas

Leia também:
Gestão de Consultórios: Tudo o que você precisa saber
Software médico: Tudo o que você precisa saber


Segurança dos dados

Antes de mais nada, vamos falar de segurança, uma vez que tanto médicos quanto pacientes, a princípio, podem ter algum receio com relação à perda de dados.

Entretanto, a utilização de um programa para consultório médico descarta a perda de qualquer informação administrativa/financeira ou relacionada aos pacientes. Todas as informações armazenadas em um software desta natureza são muito seguras, uma vez que são garantidas por diferentes níveis de usuários que possuem permissões para acessar os dados.

Só para exemplificar: conforme a lei brasileira, os prontuários médicos devem ser guardados sigilosamente por um longo prazo. Nesse sentido, imagine o espaço e os custos de manutenção necessários para execução da tarefa.

Todavia, os prontuários digitais não ocupam espaço físico, podendo armazenar milhares de prontuários sem ocupar espaço em seu consultório. Além disso, conforme o tipo de mídia e a forma de armazenamento da mesma, estes custos são não apenas mínimos, mas também podem não existir.

A informatização de seu consultório permite uma consulta rápida e prática de todas as informações, mesmo que sejam antigas, no momento em que precisar. Como resultado do uso do meio digital, esses dados têm total segurança e sigilo.

Nesse sentido, há uma total garantia de integridade, confidencialidade e inviolabilidade. Além disso, as informações podem durar eternamente. Contudo, é fundamental que ao final de cada dia de trabalho seja feito corretamente o backup.

Dessa maneira, para que você não perca nenhuma informação constante do Prontuário Digital do Paciente, é preciso adotar uma rotina bem estruturada de ‘backups’.

Agilidade

programa para consultório médico

Dentre as vantagens de um programa para consultório médico, a agilidade beneficiará não só o trabalho da secretária e do profissional, mas também os setores administrativo e financeiro. O uso de um bom programa de gestão disponibiliza na tela, de imediato, todas as informações. Dessa forma, há uma grande economia de tempo.

Com o Prontuário Digital do Paciente, o processo é ágil, realizado através do acesso permitido por um botão, que disponibiliza todos os dados clínicos com a simples digitalização do nome do paciente.

A agenda eletrônica é imprescindível no trabalho da secretária. Assim, ela pode realizar, por exemplo, a busca de horários livres para marcar consultas de uma maneira muito mais rápida. Dessa forma, ganha tempo para otimizar o atendimento na recepção e reduzir custos.

Além disso, evita situações constrangedoras, como a troca de horários, médicos e pacientes, e contribui para a boa imagem do consultório. O principal ganho, não só para os consultórios, mas também para as clínicas, é a redução do tempo gasto na realização das tarefas.

Organização

programa para consultório médico

Um bom programa para consultório médico decreta o fim da papelada e da burocracia, organizando sua rotina diária. Assim, todos os documentos da empresa serão rastreados com facilidade em um mesmo lugar. Em suma: com total confiabilidade!

As informações se cruzam de forma inteligente e se apresentam automaticamente prontas na sua tela de computador mediante poucos cliques.

Ou seja, isto reduzirá substancialmente a possibilidade de erros, como por exemplo, a troca de laudos e outros atropelos desagradáveis que podem comprometer a imagem do seu negócio. Além disso, proporcionará ganho de tempo no cadastro de pacientes e na identificação de seus tratamentos médicos.

Um bom programa para consultório médico permite saber onde ir para buscar determinada informação, bem como filtrar dados, gerar relatórios e exportar apenas as informações que precisar. Da mesma forma, dependendo do software utilizado, você ainda poderá integrá-lo a outros aplicativos e equipamentos que utiliza em seu cotidiano.

Lucratividade

programa para consultório médico

O setor de controle financeiro e de estoque é de suma importância para o crescimento de seu consultório médico. Portanto, esteja atento ao adquirir um bom software de gestão. Uma vez que esteja corretamente parametrizado, é a melhor solução para o setor de faturamento, pois em questão de segundos permite a impressão total e sem erros de uma guia.

Um bom programa para consultório médico simplifica as questões relacionadas ao faturamento, pagamentos e outros trabalhos relacionados à rotina financeira do estabelecimento.

Em termos administrativos e financeiros, os módulos, com várias funcionalidades, apresentam relatórios prontos e sem erros. Ou seja, sem o risco proporcionado pelo uso de guias, que podem estar escritas de forma errada, além de demandar um excesso de folhas que podem se misturar e serem perdidas no dia-a-dia.

Cumprimento de normas

O aplicativo permite que o faturamento seja feito conforme o padrão TISS, evitando a perda de contas. O programa auxilia no controle das glosas geradas pelas operadoras de saúde, gerando relatórios detalhados e com vários filtros configuráveis sobre todo o faturamento. Além disso, aponta na tela e em detalhes os erros encontrados no fechamento do faturamento, a fim de que sejam corrigidos.

Em síntese, isto representa lucratividade, pois o faturamento aumenta e o trabalho diminui.

Resumo

O melhor programa para consultório médico é aquele que reúne todas estas condições.

E-book: 10 erros mais comuns ao abrir seu consultório e como evitá-los

Um apanhado com dicas para te ajudar na hora de abrir seu consultório!

Você pode se interessar por