Destaque Gestão de Clínicas e Consultórios

Faturamento de convênios para clínicas e consultórios

Faturamento de convênios para clínicas e consultórios

Cuidar da saúde financeira é essencial para evitar crises na gestão do seu negócio. Por isso, é imprescindível estar atento ao faturamento de convênios para clínicas e consultórios, a fim de evitar maiores problemas.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se manter no controle!

Como está a saúde financeira da sua clínica/consultório?

Faturamento de convênios para clínicas e consultórios

Falar em faturamento de convênios clínicas e consultórios implica pensar na saúde financeira de uma empresa. E certamente é uma questão fundamental para a sobrevivência de consultórios, clínicas e pequenos hospitais. Isso abrange, principalmente, as operadoras dos planos de saúde e também o atendimento dos particulares.

Sobre os convênios, o médico tem um contrato com a operadora, em pessoa física ou jurídica. Muitas vezes, quando não se dispõe de um software de gestão para o faturamento, acaba se perdendo dinheiro. 

Banner e-book como evitar erros no seu faturamento

Como um software de gestão pode ajudar no faturamento de convênios para clínicas e consultórios?

Faturamento de convênios para clínicas e consultórios

O software médico pode ser implementado em todos os setores da clínica ou consultório. Dessa forma, é com a ajuda dele que os processos realizados diariamente ficam mais práticos e rápidos.

O gerente de Treinamento da ProDoctor Software, Marcelo Campos, destaca a rapidez na hora de realizar atividades simples. “Sem um software de gestão, o faturista teria que pegar uma guia de papel da operadora e preenchê-la à mão. Ou então, recorrer a uma plataforma da operadora e digitar cada um dos itens”.

Ele acrescenta que ao preencher os dados manualmente, podem ocorrer erros que comprometem várias informações. Uma delas, por exemplo, está ao fazer a cobrança de consultas e exames. Estes erros são um dos grandes motivos na hora de sair do controle e, principalmente, perder dinheiro.


Leia também:
10 coisas que um bom software de gestão precisa ter
Quanto custa um software de gestão?


Agendas

Sem dúvidas, a agenda é o ponto de partida do funcionamento da clínica. Por isso, é importante que esta ferramenta seja eficiente, fácil de usar e com o acesso simplificado. Ter total controle da agenda significa otimizar o tempo dos médicos, além de proporcionar maior satisfação dos pacientes. Dessa forma, eles não irão sofrer com esperas desnecessárias ou demora na hora de realizar procedimentos, por exemplo.

Vale lembrar que na agenda, a grade de horários deve ser configurável, respeitando a demanda da clínica e dos médicos. Tudo isso integrado ao prontuário do paciente.

Agenda de Salas, equipamentos e leitos

Algumas clínicas ou consultórios realizam procedimentos que exigem equipamentos ou salas específicas para sua realização. Por isso, uma agenda de salas e equipamentos pode ser necessária, além do controle de leitos, caso haja essa demanda.

Assim, a organização da rotina dos médicos fica bem mais simples, evitando contratempos ou esperas desnecessárias na hora de realizar os procedimentos e sessões.

Segurança na compatibilidade de dados

Com o software, o faturista monta o pacote e o software carrega as informações de automaticamente na ficha do paciente. Tudo isso é feito com a ajuda de um consultor de implantação. Com o honorário do médico e a relação dos insumos do respectivo procedimento definidos, só resta imprimir a guia. “Isto representa dinheiro”, atesta Marcelo. Segundo ele, “o médico tem a certeza de que não existem erros, já que o programa imprime a guia pronta”.

Uma vez que os dados são compatíveis com aqueles exigidos pelos planos de saúde, o responsável pelo faturamento tem mais tempo para se dedicar a outras atividades igualmente importantes. “Ele poderá verificar o contrato e analisar se os valores cobrados estão em conformidade com ele. Então, poderá negociar com a operadora valores melhores, o que representa ganhos no faturamento”, afirma Marcelo.

Glosas

O controle de glosas é outro ponto importante. Segundo o gerente de Treinamento, “o faturamento informatizado permite que a equipe responsável pelo setor gerencie melhor, ou muito melhor, as glosas, apresentando os devidos recursos à operadora e isto também é um ganho”.

Repasses

O gerente de Serviços da ProDoctor, Ricardo Santos de Oliveira, destaca que os softwares de gestão foram além. Eles realizam o controle de recursos. Além disso, eles ainda configuram as regras do repasse, com todos os cálculos para seu pagamento sendo realizados em segundos.

Dessa forma, os erros ao realizar e receber pagamentos diminuem de forma significativa, já que o software dá conta do recado.

E-BOOK: MANUAL DE CONTABILIDADE PARA MÉDICOS

Descomplique a rotina financeira da sua clínica ou consultório com estas dicas infalíveis!

Guias TISS

TISS - Divisor de águas

Quando se fala em faturamento de convênios clínicas e consultórios, é impossível não falar sobre a TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). Criada em 2006 pela Agência Nacional de Saúde, seu objetivo é claro: “Padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde”.

Ricardo afirma que o padrão TISS foi um divisor de águas na forma de se fazer o faturamento médico. “Antes não havia padrão e cada operadora de plano de saúde podia definir como o prestador iria cobrar pelos serviços e insumos. Isto gerava uma enorme dificuldade operacional, pois diversos formulários ou arquivos eletrônicos não eram padronizados. Com a TISS, a ANS padronizou todos os formulários, consultas, exames, internação, etc.”

A facilidade de uso do programa começa pelas inúmeras informações que disponibiliza. O gerente de Serviços da ProDoctor acentua a importância do treinamento bem executado pela empresa. Assim, assegura que uma de suas grandes vantagens é gerir a clínica com mais confiabilidade nas informações, com rapidez e segurança. Tudo isto, após a configuração das regras, com poucos cliques.

Conheça a ProDoctor

Faturamento de convênios para clínicas e consultórios

No mercado há mais de 25 anos, a ProDoctor Software possui soluções em gestão, que abrangem desde a agenda, até os repasses, controle de caixa, estoque, financeiro e o faturamento de convênios clínicas e consultórios. Conheça as versões:

ProDoctor Cloud Consultórios

Software na nuvem para pequenos consultórios. Disponível para iPad, iPhone, macOS e Windows, foi desenvolvido especialmente para seus dispositivos, utilizando todos os recursos existentes. Dessa forma, proporciona mais segurança e velocidade.

Acesse as informações quando e de onde quiser. Além do módulo de agenda completa, realize faturamento simples e registre evoluções e anamneses. Além disso, possibilita digitalizar documentos e exames com a câmera diretamente para o prontuário do paciente.

Clique aqui e saiba mais

ProDoctor Plus

Software para consultórios médicos e pequenas clínicas. Completo sem ser complexo, o Programa de gestão de Consultórios e Clínicas ProDoctor Plus cuida da sua agenda, dos prontuários e até do seu faturamento. Assim, sobra mais tempo para você cuidar dos seus pacientes.

Além disso, possui também comunicador interno, envio de SMS, relatórios, controle de estoque, auditoria, backup e catálogo de imagens.

Clique aqui e saiba mais

ProDoctor Corp

O programa mais completo no mercado para clínicas e policlínicas. 

Além de todas as funcionalidades do ProDoctor Plus, a versão Corp conta, principalmente, com agenda de salas e equipamentos, agenda de filas, estoque multilocal, controle de leitos e muito mais.

Clique aqui e saiba mais

Qual o melhor software para fazer o faturamento de convênios da sua clínica ou consultório?

O software de gestão da ProDoctor conta com uma série de funcionalidades além das que foram apresentadas nesse post e certamente é a melhor opção para simplificar o seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre nossas soluções, basta entrar em contato através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 2555 (Segunda à sexta das 7h às 18h)

Você pode se interessar por