É preciso Software Médico para fazer o Controle Financeiro? - ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

É preciso Software Médico para fazer o Controle Financeiro?

COMO REDUZIR GASTOS NO CONSULTÓRIO E NA CLÍNICA

O controle financeiro de qualquer empresa necessita de um software de gestão. Se para as pessoas físicas ter pleno conhecimento de suas contas é importante, imagina para as pessoas jurídicas!

Para as empresas que têm como meta expandir seus negócios, é fundamental contar com um sistema confiável e unificado, que permita ver, analisar e tomar decisões.

As clínicas e os consultórios médicos são como qualquer empresa e precisam sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, a ProDoctor Software elaborou em seu Blog este post, com o propósito de repassar para você informações sobre a importância do controle financeiro e como este funciona em uma ferramenta totalmente integrada.

A seguir, confira os seguintes tópicos:

  • O que é o controle financeiro de uma empresa
  • Gestão de repasses médicos
  • Importância do controle financeiro
  • Sistema de gestão
  • Como funciona o controle financeiro em um software unificado

Talvez você também goste:
Como colocar seu consultório no Google Meu Negócio?
Novas tecnologias na medicina


O que é o controle financeiro de uma empresa

controle financeiro

Antes de mais nada, é necessário falar sobre o que é o controle financeiro. Basicamente, é fazer o controle de todo o dinheiro que entra e os gastos ao longo de cada dia. É ter em mãos a gestão destes recursos para evitar ter prejuízos financeiros. Não só na vida particular, como também na rotina de uma empresa.

São, por exemplo, as contas a pagar de uma clínica/consultório, como os débitos de luz, água, telefone e internet. Ou seja, as contas referentes ao consumo desses serviços.

Gestão de repasses médicos

Com toda a certeza, fazer a gestão dos repasses médicos é a parte mais árdua do trabalho. Entretanto, como veremos à frente, o uso de um software unificado à área financeira torna tudo mais fácil. O cálculo das contas médicas é feito mediante o percentual da produção de cada profissional que utiliza o espaço da clínica/consultório, descontando uma parte, que permanece para manutenção do estabelecimento.

Além deles, existem obrigações, como a folha de pagamento dos funcionários e os materiais utilizados na rotina do empreendimento: medicamentos e material médico-hospitalar.

Importância do controle financeiro

O controle financeiro é importante para que os administradores da clínica/consultório visualizem e acompanhem a vida financeira da empresa. Dessa maneira, poderão não apenas conter e reduzir os gastos, como também indicar novos caminhos com o intuito de alcançar lucros, projetando investimentos.

Sistema de gestão

O primeiro passo para você ter um perfeito controle financeiro em sua clínica/consultório é utilizar um software unificado de confiança e com amplo reconhecimento no mercado. Com este sistema de gestão, você ganhará em termos de eficiência, organização e tempo.

Portanto, torna-se apenas necessário que organize todos os documentos fiscais, boletos e faturas para efetuar os pagamentos em dia, sem correr o risco de ter que pagar juros por algum atraso.

Com relação aos convênios, não terá que ficar correndo atrás das glosas, pois o sistema o ajudará a manter o controle delas

É importante destacar que uma boa gestão financeira tem como meta procurar sempre os melhores acordos financeiros. Só para ilustrar: quando você for firmar o contrato com a operadora, procure uma boa remuneração para os procedimentos médicos que a clínica vai atender. E lembre-se de que a tabela deve ter o valor justo, com a remuneração justa.

Como funciona o controle financeiro em um software unificado

Seus pacientes estão conectados. E você?

É fundamental que o sistema de gestão que você for utilizar seja unificado. Por exemplo: as ações realizadas nos módulos de Faturamento e Controle de Estoque deverão gerar os lançamentos correspondentes, de forma automática, no Contas a Pagar e Receber. Desta forma, nada ficará perdido.

Por outro lado, no Controle de Estoque, quando é realizada a compra de medicamentos, automaticamente, o Financeiro lança a Nota Fiscal de Contas a Pagar.

Além disso, o software deve ter controles em tela que permitam a aplicação de filtros para uma correta visualização dos lançamentos financeiros. Por exemplo, possibilitando verificar os compromissos a serem pagos no dia, semana ou mês.

Por fim, os relatórios de gestão podem ser visualizados e analisados conforme o período desejado, permitindo avaliações e projeções. Com eles, os administradores não só terão um panorama da situação real da clínica/consultório, bem como poderão traçar estratégias e planos para seu crescimento.

Resumo

Conforme você pode constatar, ter o controle financeiro nas mãos é fundamental para a estabilidade e o crescimento de sua clínica/consultório. Com os dados disponibilizados em um software de gestão unificado, seus administradores terão um retrato fiel das contas a cada dia, permitindo, dessa maneira, fazer análises e projeções corretas.

Você pode se interessar por