Destaque Gestão de Clínicas e Consultórios

Software gratuito x Software pago

Software gratuito software pago

As diferenças entre um software gratuito e um software pago podem parecer poucas, mas não são! O sistema operacional gratuito é de livre acesso na internet, sem nenhuma despesa. Em contrapartida, os programas de gestão pagos podem ter características que melhor atendam às suas necessidades médicas.

Pode parecer que a única diferença entre ambos é o valor cobrado, mas softwares pagos podem apresentar inúmeras vantagens que simplificam e contribuem para a eficiência do seu consultório/clínica.

Neste post, listamos pontos importantes do software gratuito e do software pago, a fim de esclarecer suas dúvidas para uma escolha dinâmica, certeira e que contribuirá para a potencialização dos seus lucros.


Neste artigo você vai encontrar:

  • Software gratuito;
  • Software pago;
  • Suporte;
  • Treinamento;
  • Equipe especializada;
  • Segurança;
  • Inovação.

Software gratuito: fatores determinantes

Fatores determinantes: software

Na hora de aderir a um software gratuito é importante estar atento a fatores determinantes que podem influenciar no dia a dia de trabalho.

Por exemplo: Já imaginou estar em consulta com um paciente e bem na hora de prescrever uma receita, seu sistema operacional apresenta erros e problemas?!

Pois é, situações assim podem se tornar rotineira, todo o seu dia de trabalho pode ficar comprometido e sua produtividade pode estagnar.

Aqui o ditado popular faz todo sentido, “o barato sai caro”. Dessa maneira, o software não terá nenhuma garantia e a prestação de um suporte especializado possivelmente nem irá acontecer. Afinal, o produto é inteiramente gratuito e o fornecedor não tem nenhuma responsabilidade com você.

Pode parecer clichê, mas a pura verdade é que a tecnologia e a saúde andam lado a lado e certamente não vão se separar mais. Para o cotidiano profissional, o acompanhamento dos meios tecnológicos e as atualizações dos produtos são primordiais, o que na maioria das vezes não é uma realidade de programas gratuitos.

Além das questões de erros e faturamentos, a segurança dos seus dados também fica comprometida. Como confiar as informações dos seus pacientes e da sua clínica/consultório em um programa baixado livremente na internet?!

Os dados da sua instituição é de extrema importância e devem estar seguros contra qualquer invasão cibernética ou expostos para desenvolvedores que não possuem uma fidelização com seu consultório. Fique atento nisso!


Leia mais: Software gratuito – por que evitar


Software pago: fatores determinantes

Na hora de contratar o serviço de um software de gestão, priorize sistemas operacionais que atendam às suas necessidades e seja um aliado na sua rotina profissional. Sendo assim, pense em soluções práticas e que ofereçam suporte adequado ao seu consultório ou clínica.

1- Suporte

Vários fatores devem ser priorizados até a finalização da sua compra. O suporte é item indispensável e portanto deve ser bem avaliado. Imprevistos e problemas podem vir a acontecer.

Dessa forma, contar com uma equipe especializada para resolver essas questões é primordial. Afinal, seu cliente (paciente) não pode ficar esperando.

Confira se a sua opção possui variedade de canais no atendimento, como e-mail, chat e telefone. Nesse sentido, avalie se os horários disponibilizados atendem às suas principais necessidades.

Outro fator primordial na escolha entre um software gratuito e um software pago é a disponibilização do acesso remoto, uma funcionalidade que permite o acesso a um servidor privado – à sua instalação.

Dessa maneira, o especialista pode dar o suporte necessário e trazer a melhor solução para os seus problemas sem a necessidade de se deslocar. Sendo assim, você evita atrasos com seus pacientes e resolve erros o mais rápido possível.

2- Treinamento

Em contrapartida a software gratuito, o software pago não vai instalar o programa e te deixar na mão. Se o objetivo é ter uma ferramenta que auxilia o seu dia a dia, é importante que você a conheça e saiba usá-la.

Os programas de gestão possuem funcionalidades importantes e que podem agregar a sua organização e te deixar um passo à frente dos concorrentes. 

Ao mesmo tempo com um bom software pago, você recebe as recomendações certas e objetivas para praticar o programa e explorar suas funcionalidades, desde a agenda até a organização do seu estoque

3- Equipe especializada

Aqui, você não só possui o programa, como também conta com uma equipe especializada diariamente para o apoio, dúvidas, esclarecimentos e todo o suporte necessário.

Na hora de comprar qualquer item, principalmente para o seu espaço de trabalho, é necessário estar atento ao pré, durante e pós-venda.  Pois muitos questionamentos podem surgir após a contratação, e aí uma equipe de qualidade pode ajudar na gestão da sua instituição com segurança, precisão, dinamismo e tranquilidade.

4- Segurança dos dados 

segurança

Como já mencionamos acima, a tecnologia possui inúmeros benefícios, mas pode trazer problemas para as informações da sua clínica.

Invasões cibernéticas são um grande problema no mundo da conexão e você não vai querer correr o risco de perder dados importantes sobre sua clínica/consultório, não é mesmo?!

Além disso, é importante verificar se o software escolhido é um lugar seguro para inserir informações privadas dos seus pacientes. Dados possuem uma enorme relevância e portanto devem ser protegidos, ainda mais envolvendo cadastros individuais.

Confiabilidade, acessibilidade e integridade devem ser pontos levados em consideração. Veja também se a empresa contratada lhe auxilia em como fazer o backup dos dados. Dessa maneira, organizações, como a ProDoctor, podem auxiliar (quando solicitado) nesse procedimento.

Obs: A ProDoctor Software não se responsabiliza com o backup da sua clínica/consultório. Porém, em caso de dúvidas,  nossa equipe de suporte estará disponível para lhe ajudar (Solicite esse serviço).

5- Inovação

Ficar com programas ultrapassados e que não apresentam atualizações constantes podem ser um atraso para sua clínica/consultório. Estar alinhado à tecnologia deve ser uma das principais características do médico 2.0.

Com as atualizações, os programas melhoram o desempenho, apresentam funcionalidades novas e melhores e ainda corrigem eventuais erros e falhas.

Inovação já é sinônimo de medicina, utilidades como essa são bem-vindas e devem ser priorizadas.


Leia mais: 10 coisas que um bom software de gestão precisa ter


Software com confiança

Depois de discutirmos fatores determinantes do software gratuito x software pago, é a sua vez de chegar à conclusão e adquirir a forma de sistema que melhor atenda às necessidades da sua clínica/consultório.

Analise e opte por opções que tragam segurança, suporte, comodidade, tranquilidade e que ajudem cada vez mais a potencializar seus lucros.

A função de um software é essa, se aliar ao seu dia a dia e maximizar benefícios para a melhor gestão da sua organização.  Por fim, pense sobre o assunto, e não se esqueça que software de gestão é investimento.

Há mais de 25 anos no mercado, a ProDoctor Software busca atender os clientes com simplificação, facilidade e segurança.Com a finalidade de solucionar seus problemas, nossos programas de gestão são desenvolvidos e pensados utilizando-se os mais modernos recursos existentes e seguindo as tendências tecnológicas atuais. Conheça mais sobre nossas soluções.

Entre em contato, através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 2555 (Segunda à sexta das 7h às 18h).

Você pode se interessar por