Blog

Padrão TISS: O que é e como obter?

Atualizado em 18/06/2019

programa para faturamento TISS padrão TISS

Você sabe o que significa Padrão TISS? A sigla é a abreviação para Troca de Informações na Saúde Suplementar. Mas, você sabe o que ela significa na prática e qual o melhor programa para faturamento TISS?


Saiba tudo sobre essa norma no nosso post!


O que é Padrão TISS?


programa para faturamento tiss padrao


Segundo o site da ANS (Agência Nacional de Saúde), o padrão TISS tornou-se obrigatório para as trocas eletrônicas de dados. Essa troca, no entanto, ocorre entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.”


Ainda no site, “O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde”.


Na prática


Termos técnicos à parte, o TISS é utilizado em guias preenchidas pelo médico, consultório ou clínica, para solicitar todos os procedimentos que o paciente deve realizar.


Essa guia vai chegar ao plano de saúde do paciente, que pode autorizar ou não a execução dos procedimentos requisitados. Ela, juntamente com a autorização, fazem parte do modelo. O paciente marca uma consulta com um médico que atende por um convênio e a secretária lança em seu sistema. Depois, na data correta, todas as consultas e procedimentos realizados pelo médico através do plano de saúde serão enviados para que o convênio possa realizar o pagamento pelos serviços.


Como é feito


programa para faturamento tiss padrao


Então, como isso é realizado? De duas formas: na primeira delas, a faturista da clínica gera todas as guias de procedimentos. Feito isso, basta imprimir e enviar para o convênio. 


Esta prática, no entanto, já caiu em desuso por conta do grande trabalho que demanda. Afinal, preencher dezenas ou centenas de guias manualmente demanda muito tempo e está sujeito a erros de preenchimento.


A outra forma é através do que chamamos de arquivo XML. Este documento é gerado digitalmente, totalmente esquematizado e padronizado pelo padrão TISS. É ele que vai conter todas as informações de faturamento das atividades que os médicos realizaram. Este arquivo XML também faz parte do modelo.


Programa para faturamento TISS


O faturamento totalmente de acordo com este padrão não é simples de se obter, porém hoje em dia existem no mercado muitos programas para faturamento TISS que te ajudam nesta árdua tarefa.


O ProDoctor Corp e ProDoctor Plus, por exemplo, permitem que você selecione qual a versão TISS utilizada pelo convênio em questão. A partir daí, o software faz todo o serviço para você. E se a operadora possuir certas singularidades, também é possível configurá-las no programa. A partir dele você gera todos os tipos de guias TISS (impressas em tela ou na impressora) e ao final, o tão complexo arquivo XML totalmente pronto para envio à operadora. Sem dor e, principalmente, sem sofrimento!


Objetivo da implantação do padrão TISS


programa para faturamento tiss padrao


Este é um dos objetivos da implantação do padrão TISS: conseguir total interoperabilidade entre os mais variados sistemas eletrônicos que se encontram de ambos os lados (prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde). Ou seja, fazer com que o software de faturamento TISS converse com o software da operadora e vice-versa. E o mais importante, fazer com que se entendam!


Para tal interoperabilidade e padronização, é necessário um modelo sem furos e ambiguidades, totalmente bem fundamentado e estruturado. É por isso que a ANS constantemente atualiza e modifica a TISS, lançando as chamadas novas versões


Portanto, na hora de adquirir um programa para faturamento TISS, certifique-se de que ele acompanha as atualizações da ANS. Isso é muito importante!