Lançamento de contas médicas - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios ProDoctor Cursos

Lançamento de contas médicas

O lançamento de contas médicas é um dos atos mais importantes para a saúde financeira de um consultório/clínica. Com toda a certeza, é uma tarefa árdua e que exige conhecimento da função, organização e muita atenção para evitar erros. Assim, é imprescindível que o funcionário do setor esteja bem capacitado.

Nesse sentido, é fundamental que trabalhe com um software médico com reconhecida qualidade e confiança. Dessa maneira, poderá fazer a gestão das contas médicas com tranquilidade e segurança.

A seguir, confira todos os detalhes sobre a importância do lançamento de contas médicas.

Afinal, em que consiste o lançamento de contas médicas?

Antes de mais nada, precisamos definir o que é lançamento de contas médicas. Consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software, Elizeu Zaquino Junior, explica que “a conta médica é a listagem dos procedimentos realizados pelo profissional, através de consultas exames e cirurgias, bem como dos materiais, medicamentos, taxas e diárias utilizados durante o atendimento ao paciente”. 

Com um detalhe importante: tudo isso de maneira organizada e estruturada. A listagem com os itens relacionados ao atendimento, segundo ele, pode conter valores previamente configurados.

Objetivo e importância do lançamento de contas médicas

A principal fonte de receitas de uma clínica/consultório são os valores recebidos pelos atendimentos prestados. Assim, a listagem das contas médicas cumpre o objetivo de organizar esses atendimentos, facilitando a cobrança do paciente. “Não só a nível particular, mas também dos que têm convênio. Nesse caso, a cobrança é feita aos planos de saúde”, destaca Elizeu Zaquino Jr.

Organização é fundamental para o lançamento de contas

O Consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software adverte que, se os atendimentos médicos não estiverem devidamente organizados, fica muito difícil fazer a cobrança pelo serviço prestado. “Como cobrar o que e de quem?”, questiona.

Para Elizeu Zaquino Jr, a solução ideal é trabalhar com um software médico com reconhecida qualidade e confiança para fazer a gestão das contas médicas com correção e segurança.

Principais problemas

O ideal é que o lançamento de contas médicas não tenha erros.  Todavia, alguns problemas recorrentes contribuem para que isso aconteça. Os principais são:

  • Desorganização
  • Falta de qualificação profissional
  • Estresse e cansaço
  • Cobranças não efetuadas
  • Falta de acompanhamento das contas médicas

De cada paciente, pelo menos um procedimento será realizado. Agora, imagine a quantidade de consultas e exames ao longo de um mês. Com isso, o primeiro passo é ter organização. Só para ilustrar: cada procedimento realizado deve estar relacionado com os valores respectivos, a fim de que depois possa ser submetido à cobrança.

Elizeu Zaquino faz um exercício mental: “Imagine o trabalho de uma clínica em um mês. Suponhamos que atenda mil pacientes, em dias diferentes, com procedimentos diversos, mais de um médico e com pacientes atendidos com planos de saúde de diferentes operadoras”.

“É fundamental ter um software de gestão, que deve estar preparado para atender aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que também ajude a fazer a boa gestão a nível particular”. Imagina gerenciar tudo isso usando planilhas ou até mesmo papel. Fica muito claro que uma boa gestão de faturamento envolve o uso de um bom software, que é fundamental para manter a saúde financeira da clínica/consultório”.

conclui.

Confira como os dashboards permitem aos gestores um acompanhamento minucioso do desempenho de sua clínica/consultório.


E tudo começa com o lançamento da conta médica na recepção. Com toda a certeza, isso torna o atendimento administrativo ao paciente mais ágil e eficaz, trazendo como resultado a sua satisfação. A utilização de um software racionaliza o trabalho, com ganho de tempo no atendimento e até mesmo em termos de segurança do paciente, que terá a comprovação da cobrança correta pelo serviço que lhe foi prestado.

Importância do conhecimento teórico

“Sabemos que não existe uma escola, faculdade ou universidade para ensinar o lançamento de contas médicas”. A observação feita pelo consultor Elizeu Zaquino Jr explica como a vasta maioria aprende a realizar esse trabalho: “Na prática, com os colegas”. E, nesse “aprendizado por osmose”, como ele define, muito da teoria do faturamento não é aprendido.

Entretanto, ele destaca que existe como melhorar:

“É preciso ter o conhecimento teórico. Além de tornar o profissional mais capacitado para realizar o lançamento de contas médicas e o envio do faturamento, isso vai ajudá-lo a não ficar preso no automatismo. Não é apenas o lançamento da conta médica com a impressão ou não da guia médica, paciente e médico assinam a guia e depois esta é enviada para a operadora. É preciso ir além dessa operação mecânica. A pessoa precisa saber e entender o que está fazendo”.

Só para ilustrar: a pessoa encarregada de fazer o lançamento de contas médicas deve ser capaz de se perguntar se o que está cobrando da operadora inclui realmente tudo o que poderá ser cobrado. Elizeu Zaquino Jr explica que talvez a operadora permita a cobrança de materiais, medicamentos ou até mesmo taxas. Por falta de conhecimento, o profissional atenta apenas para a cobrança do honorário médico.

Portanto, é preciso ter conhecimento e atenção! Para evitar erros e prejuízo financeiro para o empreendimento.

Além disso, o consultor da ProDoctor Software ressalta que “existem vários procedimentos a nível ambulatorial que a soma dos valores dos materiais, medicamentos e taxas é maior que o valor do honorário médico”. Como resultado, não ter o conhecimento pleno de tudo que está envolvido vai impactar profundamente na receita da clínica/consultório.

“Até porque”, enfatiza, “a clínica/consultório pagou aos fornecedores os materiais e os medicamentos utilizados naquele procedimento. Dessa maneira, se não houver a respectiva cobrança às operadoras, o estabelecimento de Saúde, certamente, sofrerá um prejuízo”.


Talvez você se interesse por: Melhores técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas


Como se capacitar

Para realizar corretamente o lançamento de contas, Elizeu Zaquino Jr acrescenta que é preciso ter não apenas o conhecimento da função, como também de detalhes exigidos pelas operadoras. Conforme detalhou, “isso ajuda a minimizar as glosas e também capacita para recursar e recuperar os valores”.

Nesse sentido, a ProDoctor Cursos já disponibilizou para compra o Curso de Faturamento para Área Médica. Com toda a certeza, é um reforço importante para a qualificação do profissional que irá trabalhar com o lançamento de contas médicas. Desse modo, faz um contraponto importante ao ensino de trabalho mecânico (vale relembrar o termo “por osmose”, criado pelo consultor Elizeu Zaquino).

Sem dúvida, esse trabalho de muita responsabilidade, diretamente ligado à parte mais sensível da empresa, não pode ser mal feito, realizado sem o necessário profissionalismo. O que isso significa? É preciso estar de olho na entrada do dinheiro, para que não haja prejuízo. E colocando fim à costumeira multifunção que se verifica em inúmeras clínicas/consultórios, com a secretária se desdobrando para trabalhar com a agenda e o lançamento de contas médicas.

Software de gestão

Capacite sua equipe com o Curso de Faturamento para a área médica.

Você pode se interessar por