Gestão de Clínicas e Consultórios

Principais causas de fechamentos de clínicas/consultórios

Principais causas de fechamentos de clínicas/consultórios

As causas de fechamentos de clínicas/consultórios podem ser muitas. Por isso, é necessário estar atento a toda gestão da sua organização para evitar problemas futuros e chegar ao pior: o fechamento da sua clínica ou consultório. 

A inauguração da sua instituição médica, provavelmente, foi idealizada por você por muitos anos, seja ainda na época da faculdade, no hospital em que trabalhou ou até mesmo na ampliação do seu consultório para uma clínica. Dessa maneira, estar atento às diversas questões que vão além dos atendimentos com os pacientes é de extrema importância.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das micro e pequenas empresas desaparecem antes de completarem 04/05 anos. Período em que deveriam estar adquirindo maturidade e estabilidade frente ao mercado. As taxas de mortalidade empresarial estão cada vez mais frequentes. 

Em outra pesquisa proposta pelo mesmo instituto, aproximadamente 80% de micro e pequenas empresas desaparecem antes de completarem um ano. Dados que são ainda mais assustadores.

Dessa forma, pensando em como te ajudar na progressão e desenvolvimento da sua clínica/consultório, abordaremos pontos relevantes para que você evite o fechamento do seu negócio.

Analise, se atente em nossas dicas e siga os passos certos para continuar trilhando o caminho correto e colhendo frutos positivos para seu empreendimento. Muitos desafios serão encontrados, porém esteja apto a encará-los e a driblar os problemas  para manter o projeto e a administração da sua empresa adiante.

Erros na gestão financeira

Erros na gestão financeira

O ponto de partida do seu negócio se dá através da gestão financeira. Dessa forma, sua clínica/consultório deve manter um bom fluxo no caixa. Além disso, todo planejamento e análise dos relatórios administrativos da sua organização merecem acompanhamento especial e diário.

Esquecer lançamentos, perder a mão no caixa e abandonar um planejamento diário/mensal/anual da sua instituição médica pode ser o início para o fechamento.

Um bom médico também é um bom gestor, por isso tenha atenção na saúde financeira do seu estabelecimento para não cair em armadilhas. Tenha controle das entradas e saídas.


Leia mais: Gestão de clínicas – o guia definitivo


Esteja atento aos custos, despesas, receitas e tenha um controle rígido do capital na sua organização. Muitas administrações podem desandar quando o gestor não consegue manter o controle, e então os problemas podem se acumular.

Toda organização deve contar com uma assessoria contábil, a fim de mostrar informações, auxiliar e estimular novos planos para o desenvolvimento da sua clínica/consultório. 

Planejamento nas finanças

As crises financeiras são o principal motivo dos fechamentos de clínicas e consultórios. Desse modo, estar por dentro do mundo financeiro nacional e principalmente do seu estabelecimento será um ponto importante e de destaque na hora de administrar.

Estabeleça um bom planejamento financeiro. Toda a contabilidade da sua organização é importante, desde o estoque até os salários dos colaboradores. Organize suas estratégias, execute-as da melhor maneira e logo após avalie para ver se encaixam no perfil da sua clínica/consultório.

Lembre-se também que todo o cronograma deve estar focado no planejamento inicial, durante e pós-execução das estratégias e ações.  


Saiba mais: Como fazer o faturamento de contas médicas


Procedência médica

Procedência médica

Na hora de administrar a sua instituição, é importante estar atento a todos os passos que citaremos neste post.  O ofício da prática médica é fundamental para que a sua clínica não feche as portas.  

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicou que no ano de 2017, o Brasil atingiu 26 mil processos contra médicos por supostos erros de conduta.  Processos judiciais abertos contra profissionais da área podem indicar erros nos atendimentos.

Mesmo se não estiver ocasionado nenhum erro durante a consulta, a imagem de sua clínica/consultório pode ficar manchada. E a associação a esta imagem negativa, pode desacelerar seus lucros.

Tenha atenção perante isso, afinal a relação médico-paciente é extremamente importante para a sua organização, fortalecimento das suas relações com seus clientes, a fidelização da sua marca e a credibilidade no mercado. 


Leia também: Dicionário de termos técnicos do consultório médico


Problemas tributários

Para manter sua empresa sólida e bem estabelecida à frente dos concorrentes, é necessário trilhar um bom caminho pelos tributos.

A falta de atenção nos impostos e cobranças da sua clínica/consultório pode trazer multas, excessos de dívidas e preocupações. 

como declarar

Falta de uma equipe especializada

A falta de uma equipe especializada pode contribuir para o fechamento do seu negócio. Afinal de contas, não se trabalha sozinho, é importante ter colaboradores que estejam preparados e treinados para as atividades diárias da sua clínica/consultório.

Faça treinamentos, reuniões, organize e lidere sua equipe para que todo seu planejamento e cronograma saia como o esperado.

Os pacientes estão avaliando cada detalhe da sua instituição médica desde a recepção e o modo como são tratados na sala de espera até o atendimento nos consultórios. Fique atento nesses pontos e alie sua equipe ao propósito central da empresa. Mostre a relevância e a importância de cada um para a progressão e o desenvolvimento do local.

Além de uma equipe interna especializada, observe os serviços externos contratados. Seu consultório/clínica deve manter uma sintonia, e essa relação deve estar estabelecida com sua equipe e com os grupos externos dos serviços que você utiliza. 

Portanto, tenha equipes prontas para responder às necessidades do seu estabelecimento, com disponibilidades e que você consiga contatar sempre que precise. Afinal, imprevistos podem vir a acontecer e é desagradável  deixar seus pacientes esperando

Caminho contrário à tecnologia

Como você já deve ter percebido em nossos posts aqui no blog, Tecnologia e Saúde andam lado a lado. E essa união é uma realidade cada vez mais frequente na medicina e nas clínicas/consultórios.

Entretanto, andar no caminho contrário à tecnologia é ignorar toda a revolução da internet e fechar as portas para as inúmeras possibilidades de:

  • Produtividade;
  •  Proatividade;
  •  Modernidade;
  •  Dinamismo.

Muitos profissionais de saúde acabam ignorando essa transformação tecnológica e focando apenas nos atendimentos e consultas. Porém, isso é um grande erro e pode ser um fator primordial para o enfraquecimento da sua organização.


Saiba mais: 10 erros em abrir seu consultório e como evitá-los


Ignorar a tecnologia é seguir um caminho contrário às ações que potencializaram a boa administração e gestão da sua clínica.  Nesse sentido, além de toda a praticidade e melhorias que os avanços tecnológicos proporcionaram para o dia a dia médico, você se mostra moderno, atualizado e em constante evolução para os seus pacientes.

E pode apostar, seus pacientes estão atentos a isso e observarão como você se comporta com as novas tecnologias.

Falta de marketing e redes sociais

Marketing e redes sociais

O ditado “quem não é visto, não é lembrado” faz muito sentido para essa categoria. O marketing digital desempenha um papel fundamental na divulgação e fortalecimento de imagem das organizações.

Além da propaganda dos trabalhos prestados pela sua clínica/consultório, o marketing pode ajudar na consolidação da sua marca e na fomentação de novas estratégias para atrair pacientes. 

Dessa forma, se aliar ao marketing digital é estabelecer contato com as novas plataformas digitais e planejar formas de manter um bom ranqueamento, relevância e visibilidade no Google.

Redes sociais

Se você está promovendo ações na administração da sua clínica/consultório, é preciso que elas ganhem notoriedade. É fundamental que seus pacientes acompanhem o que está acontecendo no seu empreendimento, como campanhas de saúde (por exemplo: Setembro Amarelo; Outubro Rosa), novos procedimentos, novos médicos e profissionais que fazem parte do time, dentre outros.

Conectados a todo momento, os pacientes quando estão a procura de um especialista recebe indicação ou realiza a  busca por esses meios. Dessa maneira, é importante que o seu perfil esteja presente nesses espaços virtuais, tendo relevância e estando atualizado diariamente.


Leia mais: O uso das redes sociais para médicos


Através desses canais, novos pacientes podem se interessar pelos serviços da sua clínica/consultório e podem usar dessas ferramentas para esclarecer dúvidas, questionamentos, sugestões e até mesmo agendar horários. 

Esteja atento e pronto para respondê-los o mais rápido possível. Afinal, com a gama de perfis na internet, se você ignorar esses novos pacientes, eles acharão seus concorrentes imediatamente.

Vale pensar que quando você ignora pacientes ou não dá a devida atenção para novos interessados nos seus serviços, insatisfações e mau-recomendações começam a surgir. Esse pode ser um motivo para o enfraquecimento do seu negócio e que futuramente pode levar ao fechamento.

Guia Prático de Instagram Para Médicos

Um Guia Prático para você aproveitar ao máximo a rede social. Crie sua conta, aprenda a medir seu desempenho e a utilizar as funções da rede social.

Não aderir um software de gestão

Como mencionamos neste post, muitos fatores podem levar ao fechamento da sua clínica/consultório. Dispensar a ajuda de um sistema operacional para simplificar o seu dia a dia é caminhar em sentido contrário à potencialização e progressão dos seus negócios.

Um software de gestão pode auxiliar nos serviços diários, com funcionalidades que ajudam no controle do faturamento e estoque, no planejamento e organização dos dados do seus pacientes e na economia de tempo para você e seus colaboradores.

Por fim, com um software médico é possível ganhar tempo, agilidade, dinamismo e controle das ações da sua instituição. 

Incidência de erros e problemas será menor, fazendo com que sua clínica/consultório mantenha o desempenho nos lucros e a eficiência perante o mercado. 


Acesse o material gratuito: Como um software de gestão pode aumentar a produtividade da sua clínica/consultório


Você conhece a ProDoctor Software? 

Há mais de 25 anos no mercado, a ProDoctor busca atender os clientes com simplificação, facilidade e segurança. Dessa forma, com a finalidade de solucionar seus problemas, nossos programas de gestão são desenvolvidos e pensados utilizando-se os mais modernos recursos existentes e seguindo as tendências tecnológicas atuais. Conheça mais sobre nossas soluções.

Entre em contato, através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 2555 (Segunda à sexta das 7h às 18h).

Você pode se interessar por