Material gratuito: Manual de contabilidade para médicos - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Materiais Gratuitos

Material gratuito: Manual de contabilidade para médicos

manual de contabilidade para medicos

Doutor, seu consultório ou clínica médica está com problemas na hora de fechar as contas? Então você precisa de algumas dicas de contabilidade para médicos!

Por isso, a ProDoctor, em parceria com a Morsch Telemedicina, elaborou um material gratuito com as noções básicas de contabilidade para médicos que dominam a área da Saúde, mas precisam de um empurrãozinho na hora de fechar as contas.

Neste material, você vai aprender:

  • Como funcionam as tributações e quais os modelos de tributação disponíveis;
  • Dicas para o controle de caixa e a estratégia de negócios, focando em conceitos essenciais para a gestão;
  • Informações extremamente importantes para sua clínica, como: precificação, amortização e depreciação (isto é, formas utilizadas para calcular o valor dos seus ativos).

Leia também:
Dificuldades com o faturamento da clínica?
Software gratuito x Software pago


Manual de Contabilidade para Médicos

manual de contabilidade para medicos

Tipos de Tributação

Primeiramente, existem duas formas de tributar o seu negócio: em Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. No primeiro caso, suas finanças pessoais ficarão juntas com as da sua clínica/consultório. Por isso, é recomendável que seja utilizada a Pessoa Jurídica. Caso opte pela última opção, existem, então, três alternativas de tributação que serão explicadas no nosso material gratuito:

  • Simples Nacional: O regime foi criado em 2007 e contempla qualquer empreendimento com receita bruta anual de até 3,6 milhões de reais;
  • Lucro Presumido: É uma forma mais automática de fazer a tributação, com base na área de atuação da empresa, por exemplo;
  • Lucro Real: É feita a tributação do lucro líquido da empresa periodicamente, utilizando os valores reais obtidos.

Fluxo de Caixa

Outro ponto importante é, sem dúvidas, controlar o caixa. Ao administrar a entrada e saída de dinheiro, é possível estruturar melhor suas ações e, principalmente, descobrir o que gera mais lucro e o que está causando prejuízo. Além disso, você também aprenderá mais sobre o Regime de Competência e o Regime de Caixa, dois conceitos muito importantes para gerir seu negócio.

Livro Caixa

Outro ponto importante é registrar tudo o que acontece na clínica/consultório. Por isso, é necessário ter um Livro Caixa, onde os dados financeiros serão colocados a cada mês, incluindo os lucros e os gastos, por exemplo. Para que fique mais fácil, recomendamos que você faça o seu Livro Caixa de forma digital, utilizando uma ferramenta de gestão.

Depreciação e Amortização

Estes conceitos são muito importantes na hora de gerir seu negócio. Ambos são essenciais na contabilidade para médicos, já que a área da Saúde trabalha com equipamentos que sofrem com a perda de valor com o tempo. No nosso material, você entenderá melhor como funcionam, bem como alguns exemplos claros de cada um deles.

Precificação

Qual será o valor da consulta? E dos procedimentos que serão realizados no seu espaço? Estas dúvidas são comuns e a definição destes preços é muito importante. Mas, com um cálculo básico, precificar o seu trabalho ficará bem mais fácil.

Dicas para abrir minha empresa

Nosso material ainda conta com um bônus aos que querem iniciar a jornada de terem o próprio espaço. Dentre nossas dicas, você vai encontrar:

  • Definição do tipo de empresa;
  • Nomes;
  • Registro do Alvará e em Sindicatos;
  • Atividades;

E-BOOK: MANUAL DE CONTABILIDADE PARA MÉDICOS

Com estas dicas simples, fazer o faturamento da sua clínica ou consultório ficou bem mais fácil.

Você pode se interessar por