Software na nuvem X Software local - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Software na nuvem X Software local

Software na nuvem x software local

Inúmeras empresas, pequenas e grandes, estão migrando seus sistemas para as nuvens. O termo faz alusão à utilização da internet para se ter acesso remoto aos arquivos. E você, já sabe exatamente qual a melhor opção para seu consultório/clínica? Software na nuvem X Software local, eis a questão!


A fim de ajudá-lo, elaboramos este post, onde você encontrará:

  • Software na nuvem;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Software local.

O sistema “cloud” na nuvem

Software na nuvem

Por certo, você já ouviu falar em “nuvem”. O termo vem do inglês “cloud” e neste sistema o banco de dados, com todos os arquivos de texto e imagens, fica armazenado na nuvem. Só para ilustrar: geralmente, nas estações são instalados o aplicativo que permitirá acessar remotamente seu conteúdo.

Vantagens do Software na nuvem

Antes de mais nada, você não precisa se preocupar com sistema operacional, hardware, servidores e rede que utiliza em seu computador pessoal.

Assim, independente disso, todo o seu prontuário médico poderá ser acessado de qualquer lugar do planeta. Por exemplo, se estiver em viagem e no ponto mais distante do seu consultório. Para tanto, é preciso ter apenas conexão com a internet.

Se acaso houver necessidade e você estiver em casa, fora do horário normal de atendimento, basta utilizar seu notebook, tablet, laptop ou smartphone.

O trabalho diário do seu consultório e o compartilhamento de arquivos são facilitados e mais ágeis, pois todas as informações estão em um único “lugar”. Ou seja, na “nuvem computacional”.

Além disso, o Software na nuvem não escraviza os equipamentos do seu consultório, pois elimina a necessidade de se deixar um computador ligado para ser acessado remotamente.

Ao mesmo tempo, permite que você não precise se preocupar com a realização e o armazenamento de backups.

Segurança dos dados

Em contraste com o Software local, no Software em nuvem todas as informações ficam salvas em um servidor externo e não em seu computador pessoal. Como resultado, você tem inúmeras vantagens no quesito segurança.

Só para ilustrar: via de regra, os servidores online usam uma tecnologia de encriptação conhecida como SSL/HTTPS, que garante o tráfego seguro de suas informações.

Você não perderá seus dados e de seus clientes, se acaso seu computador pessoal pegar um vírus ou for furtado, uma vez que eles não ficam instalados em sua máquina.

Economia e agilidade

Economia e agilidade do software na nuvem

Em contrapartida com o Software local, o Software na nuvem é mais barato em termos de economia. Neste sistema, a equipe técnica pode trabalhar com maior rapidez, porque permite, quando liberadas, acessar informações não identificáveis acerca do uso do sistema.

Com toda a certeza, o Software na nuvem também leva outra vantagem sobre o Software local: ele não demanda uma estrutura física complexa, uma vez que funciona em qualquer plataforma e pode ser utilizado em dois ou mais ambientes diferentes. Só para exemplificar: se o médico atende em três consultórios diferentes, na mesma cidade ou em região próxima.

Nesse sentido, a infraestrutura exigida para um software na nuvem é muito mais enxuta do que a de um software local. Por exemplo: consome menos energia, refrigeração e espaço físico. Como resultado, contribui para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

Saiba mais:  ProDoctor Cloud

Desvantagem do Software na nuvem

Qualquer problema de conexão com a internet pode ameaçar a interrupção de acesso ao banco de dados na nuvem. Entretanto, você deve se precaver e ter mais de um canal de acesso. Por exemplo: uma internet fixa e uma internet móvel.

Além disso, é importante contar com um profissional de Tecnologia da Informação confiável e capaz de te proporcionar o suporte necessário.

É importante destacar que as soluções em nuvem da ProDoctor possuem diferenciais importantes: banco de dados isolado por cliente e são aplicações nativas, ou seja, são apps de verdade, desenvolvidos pensando no seu sistema operacional, não são sites responsivos na web, assim, são muito mais seguros e eficientes.

Software local

A utilização deste sistema implica na necessidade de ter um servidor nas dependências do consultório para o armazenamento do banco de dados.

banner como um software de gestao pode aumentar a produtividade de clinicas e consultorios

Vantagens do Software local

O usuário não depende da conexão com a internet. Além disso, todas as informações e arquivos dos sistemas ficam salvos exclusivamente no seu computador pessoal ou do escritório. Nesse sentido, muitos consideram ser uma vantagem, uma vez que os dados não ficam na mão de estranhos. E, dessa maneira, salvos em local que apenas você e sua empresa tem acesso. 

Desvantagens do Software local

Toda estrutura para funcionamento dessa aplicação está condicionada ao uso de um bom servidor. Por isso, um software desktop tem que estar preparado para ser instalado em diversos ambientes, configurações e plataformas.

Investimento maior

Economia e agilidade do software na nuvem

Portanto, fique atento, uma vez que o investimento em equipamento é muito maior do que no Software na nuvem. Ao mesmo tempo que listar as necessidades, relacione os custos de cada item.

Além disso, existe a necessidade da realização e do armazenamento diário do backup de todos os arquivos, uma responsabilidade direta do usuário.

Por fim, caso você deseje acessar os prontuários remotamente, o servidor terá que ficar ligado 24 horas. Com um detalhe: não se esqueça de instalar no breaks, uma vez que é necessário se precaver contra a falta de energia.

Nesse sentido, a recomendação vale tanto para o servidor quanto para os demais equipamentos, como roteadores, para que permaneçam ligados.

Saiba mais:  ProDoctor Plus

Conclusão

Finalmente, você tem em mãos as informações essenciais para fazer a melhor escolha entre o Software na nuvem e o Software local. Em resumo: primeiramente, precisa levar em conta a sua necessidade. Ou seja, optar pelo sistema conforme a estrutura do seu consultório. Em seguida, bastará analisar tanto as vantagens e desvantagens do Software na nuvem quanto as do Software local. Com toda a certeza, você tomará a melhor decisão!

Por outro lado, é imprescindível contar com o auxílio de um profissional experiente e confiável de Tecnologia da Informação.

Para conhecer mais sobre nossas soluções, basta entrar em contato através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 2555 (Segunda à sexta das 7h às 18h).

Você pode se interessar por