18 de outubro: Dia do Médico. Confira nossa homenagem | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Hoje, 18 de outubro, é o Dia do Médico!

Dia do Médico

É tempo de homenagear aqueles que detêm os conhecimentos necessários à manutenção da Saúde, e que nos ajudam a prevenir, tratar e curar doenças. Neste 18 de outubro, Dia do Médico, queremos não apenas lembrar da importância dos profissionais da Medicina, como também expressar a nossa gratidão, pois eles serão sempre a nossa grande motivação, a nossa maior inspiração!

Por isso, preparamos este artigo especial, que fala sobre a origem desta data, traz dados importantes e atuais sobre a profissão, além de reunir dicas valiosas que vão auxiliar esses profissionais no seu dia a dia. Confira!

Medicina: uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação

Os primórdios da Medicina remontam às primeiras civilizações. Porém, enquanto ciência, ela surge na Grécia Antiga, com Hipócrates, o famoso Pai da Medicina e autor do juramento feito até hoje pelos formandos em sua colação de grau.

De lá para cá, a Medicina evoluiu muito, ganhando o grande apoio da tecnologia. Vemos surgir, com grande velocidade, novos métodos, equipamentos, medicamentos e vacinas. 

Um exemplo recente foi o combate à Covid-19. Desde o início da pandemia, os Médicos estiveram e permanecem na linha de frente desta guerra todos os dias, em jornadas exaustivas e muitas vezes emendando dias ao lado de outros profissionais da Saúde.

A pandemia trouxe medo e incerteza, mas os Médicos aproximaram-se ainda mais da ciência e, claro, dos seus pacientes e familiares.

Por isso, neste Dia do Médico, a ProDoctor Software expressa toda sua gratidão a cada profissional que dedica sua vida a cuidar do próximo.

Acreditamos que a melhor forma de parabenizar os médicos neste dia é agradecendo pelo seu empenho e dedicação, pela sua coragem e desprendimento, pela sua solidariedade.

Por que 18 de outubro é o Dia do Médico?

No Brasil, assim como em Portugal, na Itália, França, Espanha, Bélgica e Polônia, o Dia do Médico é comemorado no mesmo dia em que a Igreja Católica presta homenagens a São Lucas.

Segundo a tradição cristã, São Lucas, um dos apóstolos de Jesus Cristo, era médico e havia estudado Medicina na Antioquia, cidade que hoje estaria localizada em algum lugar da Síria. 

Por esse motivo, desde o século 15, São Lucas é considerado patrono dos médicos e dia 18 de outubro também passa a ser o Dia do Médico.

Dados importantes sobre a Medicina no Brasil

Médicos ao redor de uma mesa, com documentos que sugerem o constante aprendizado - Dia do Médico ProDoctor

De acordo com a Demografia Médica mais recente, hoje atuam mais de 450 mil médicos no Brasil.

O levantamento também mostra que de 1920 até 2018, o total de registros desses profissionais saltou 2.219%.

Os dados ainda indicam que nas últimas décadas, o número de médicos cresceu quase oito vezes mais que a população brasileira em geral.

Má distribuição de profissionais

Mas, apesar disso, a má distribuição dos profissionais ainda provoca problemas em várias regiões do País.

O Distrito Federal, por exemplo, tem a razão mais alta, com 4,35 médicos por mil habitantes. Na outra ponta, estão estados do Norte e Nordeste.

O Maranhão mantém a menor razão, com 0,87 médico por mil habitantes, seguido pelo Pará, com 0,97. Com esses índices fica fácil entender porque nessas regiões o trabalho desse profissional se torna ainda mais importante.

Dia do Médico: aplicativos para facilitar a vida dos médicos

Médico manuseia um smartphone - Dia do Médico: aplicativos para facilitar a vida dos médicos

Quer atualizar seus conhecimentos e melhorar sua produtividade? Um bom passo a ser seguido por você é adotar os benefícios tecnológicos para facilitar o seu dia a dia.

Conte com a ajuda de aplicativos, muitos deles, inclusive, elaborados por profissionais com ampla experiência em suas respectivas especialidades, sempre com amplo respaldo de uma biblioteca científica e da possibilidade de interação com especialistas de todo o mundo. 

As novas tecnologias trouxeram ferramentas incríveis para diversos profissionais e com os médicos não foi diferente. 

É possível encontrar uma diversidade em apps que auxiliarão tanto nos estudos como na sua rotina de trabalho. Vale unir as inovações com o aperfeiçoamento da profissão!

Neste Dia do Médico, selecionamos alguns apps indispensáveis para estudantes de Medicina ou para quem já exerce a profissão. Confira nossa lista com 10 aplicativos para médicos.

Dia do Médico: dicas para a sua clínica ou consultório

Dia do Médico: dicas para seu consultório ou clínica

Aqui, em nosso Blog, sempre damos várias dicas de como você pode melhorar o ambiente de trabalho e o seu atendimento. 

Fizemos uma lista com alguns temas que achamos que podem te interessar:

Tenha acesso a todos esses e muito acessando o nosso Blog!

Homenagem da ProDoctor neste Dia do Médico

Quando você decidiu estudar Medicina, logo aprendeu nos bancos da faculdade o significado de algumas palavras: entrega, sacrifício, estudar sempre, atualizar permanentemente. Até o dia da formatura, quando, repetindo as palavras sagradas de Hipócrates, jurou não abandonar o paciente.

E, realmente, quantos não foram os dias de entrega e sacrifício antes e depois da formatura, sacrificando o lazer e a convivência familiar? Então, no dia a dia do atendimento, você constatou a exigência de estudar e atualizar sempre.

O médico, desde longas eras, tem cumprido o seu juramento. Desde os tempos quando andava léguas a pé ou no lombo de um cavalo, aos dias de hoje, quando a Telemedicina encurta cada vez mais as distâncias para que o conhecimento científico e a experiência médica possam ser compartilhados entre vários colegas, a fim de buscar a melhor solução e sanar as dores do paciente.

Assim, cada vez mais estreitam-se as relações entre o Médico e o Paciente, renovando a missão de proporcionar o melhor atendimento e perpetuando o seu sacerdócio. 

Principalmente nestes tempos de combate à pandemia da Covid-19.

Hoje, quando é celebrado o DIA DO MÉDICO, a ProDoctor Software se associa aos pacientes para externar sua felicitação. E, sobretudo, para lhe dizer: “Obrigado!”.

 

Você pode se interessar por