Como decorar as paredes do meu consultório?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Como decorar as paredes do consultório

Como decorar as paredes do consultório

Como decorar as paredes do consultório? A sobriedade na decoração e nas cores traz tranquilidade e conforto aos ambientes. Isso transmite uma sensação capaz de favorecer o bem-estar e a recuperação do paciente. Além disso, o bom gosto deve rimar com o equilíbrio.

Arquitetura e decoração caminham juntas, mas é preciso também cumprir à risca as normas de higiene e segurança. Isto, em todos os ambientes do estabelecimento, desde a recepção até o consultório médico e as salas de exames.

Confira, a seguir, algumas sugestões para que você possa proporcionar aos seus pacientes um ambiente de conforto e tranquilidade.

Como decorar as paredes do consultório

1 – Saiba escolher as cores certas

Cartela de cores consultório ginecologia

A psicologia das cores é utilizada principalmente pelos adeptos do Feng Shui que desejam ter harmonia e tranquilidade ao elaborar a decoração de seus lares. É reconhecido que as tonalidades transmitem diferentes energias, pois as cores definem o mundo ao nosso redor. Em um estabelecimento de saúde não é diferente.

Recomendável: Prefira tons claros como: Azul, Verde, Marfim, Mocassim, Madeira, Amarelo creme, Amêndoa, Bronze, Castanho e Salmão. Essas cores deixam o local tranquilo, aconchegante, com sensação de acolhimento, bem-estar e paz. 

Não recomendável: Nada de cores berrantes como: Laranja, Vermelho, Pink, Fúcsia, Violeta, Magenta, Urucum, Verde lima e  Verde Paris. Elas podem agredir os olhos e provocar agitação nos pacientes.

Cores mais fortes, como o vermelho e o preto, podem ser utilizadas em objetos decorativos e nos quadros nas paredes, quebrando a monotonia e trazendo mais alegria para o local.

2 – Decore de acordo com sua especialidade

Não se esqueça de dar uma atenção especial e combinar bem a decoração do local com a sua Especialidade. Por exemplo, se você é médica ginecologista, pode abusar dos adesivos de parede de flores, borboletas e corações, além de colocar quadros com frases positivas como objetos de decoração. 

3 – Use seus diplomas para enfeitar

Diplomas e fotos pessoais consultórios médicos

Nada de exibicionismo, o ideal é que as informações contidas nos diplomas referenciem a capacitação e a sua experiência, proporcionando plena consciência e confiança aos pacientes. Portanto, evite poluir as paredes com uma exposição exagerada de diplomas e títulos recebidos. O ideal é que sejam colocados à vista apenas os certificados da Graduação e da Residência Médica, além do título de membro da Sociedade da sua Especialidade. É importante destacar que os Conselhos de Medicina permitem a divulgação de apenas duas.

Também é relevante expor alguns cursos importantes que tenha feito no exterior. Conforme a sua trajetória, é aconselhável que, ao longo do tempo, seja feita uma renovação, trocando os mais antigos pelos mais atuais.

4 – Cuidado com fotos de familiares

Continua valendo a receita anterior: evite o excesso. A exposição da vida particular é algo que o médico sempre deve avaliar com a máxima cautela.

5 – Para os pediatras as dicas são um pouco diferentes

Decoração Sala de Espera Clíncia de Pediatria

Se você é pediatra, tenha em mente que a visita das crianças pode ser uma experiência traumática. Para isso não acontecer, você pode contar com uma boa decoração. Crie um ambiente alegredescontraído e que proporcione conforto. É preciso distrair as crianças, evitando que a espera delas se transforme em agonia.

Planeje não apenas pensando nas cores, mas também nas formas. Utilize a pintura de bichinhos, animaizinhos e papéis de parede divertidos. Recorra às cores alegres para a pintura como um todo. O teto pode ser decorado com estrelas fluorescentes, tanto na recepção quanto na sua sala.

Fizemos um post exclusivo para decoração de consultórios e clínicas de Pediatria. Clique aqui para acessar.

Conclusão

A máxima de que “a primeira impressão é que fica” muitas vezes prevalece e é bom estar atento a isto. O fato das pessoas constatarem que existem organização e capricho na “porta de entrada” favorece e traz conforto e a sensação de que o atendimento será conforme o desejado.

Fizemos um post contendo 7 dicas de arquitetura e decoração, de modo geral, de consultórios e clínicas . Para acessar, clique aqui.

Você pode se interessar por