14 motivos que podem ser os causadores do seu cansaço
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

14 motivos que podem ser os causadores do seu cansaço

O que pode estar cansando você?

Não há nada de incomum em se sentir cansado atualmente, afinal a vida anda corrida. São muitas responsabilidades e tarefas diárias que acabam por nos desgastar física, emocional e psicologicamente. Porém, é preciso identificar os causadores do seu cansaço.

Segundo a pesquisa Remuneração e satisfação dos médicos brasileiros – 2022, realizada pelo MedScape Brasil, os médicos estão trabalhando mais horas. Dos profissionais ouvidos, 38% dizem que a parte difícil da medicina é trabalhar demais. Eles chegam a 55h semanais fazendo plantões e outros serviços – 11h a mais que a jornada de trabalho padrão.

Mas se a fadiga e a falta de sono persistem, é hora então de investigar mais profundamente o que pode estar causando este efeito em você. Doutor, você precisa cuidar da sua saúde também!

Motivos que podem ser os causadores do seu cansaço

14 motivos que podem ser os causadores do seu cansaco

1- Dormindo pouco

Uma boa noite de sono é fundamental para todos nós. Um adulto necessita, em média de 7 a 8 horas diárias de sono de qualidade para descansar. O sono só será de qualidade se ele passar pelos 5 estágios totais:

  • Os dois primeiros de sono superficial que consomem de 55 a 60% do tempo;
  • Os estágios 3 e 4 onde acontece o descanso físico que duram 20% do tempo;
  • Por fim, o último estágio, que ocupa o restante do tempo, é o sono profundo, onde acontecem os sonhos.

2- Apneia do Sono

A apneia se dá durante as noites de sonos devido ao fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta e pode interromper a respiração por até 40 segundos.

Estas paradas podem acordar a pessoa várias vezes durante o seu sono, atrapalhando o seu descanso e assim, fazendo com que se sinta cansado no dia seguinte. Se você sente fadiga, falta de concentração, alterações no humor e perda de memória e libido, você pode sofrer do distúrbio de apneia do sono.

3- Sedentarismo

Pessoas sedentárias que não praticam nenhum tipo de atividade física se sentem cansadas mais facilmente, principalmente durante atividades que requerem um pouco mais de seu físico, como subir escadas, morros, etc. Isto acontece devido à falta de condicionamento do sistema cardíaco.

A única solução é investir mais nas atividades físicas durante o cotidiano. Tente trocar o elevador pela escada, caminhar mais a pé, frequentar uma academia de ginástica, fazer natação ou qualquer outra atividade que lhe agrade.

4- Anemia

Muitos médicos diagnosticam essa doença, mas esquecem de si. Você também pode sobre de Anemia, Doutor! A anemia é uma doença causada pela queda do número de hemoglobinas no sangue, o que faz com que menos oxigênio e nutrientes sejam transportados pelo corpo e ele acaba sofrendo danos, fazendo as pessoas se sentirem sempre cansadas.

5- Alergia ao Glúten

Pessoas alérgicas ao glúten podem sentir sua energia baixa devido à irritação no intestino que a glutenina (proteína formadora do glúten) provocando a diminuição da absorção de outras substâncias.

O problema é detectado através de exames específicos e tratado com dieta específica por meio de alimentos sem esta proteína.

 Leia tambémDia Nacional de Prevenção da Alergia.

6- Café

Sim, apesar de parecer contraditório, o café pode ser causador da fadiga. Isto porque, esta bebida é dita termogênica, fazendo com que seu organismo aumente sua atividade e gaste mais energia.

Se a pessoa que está bebendo café não possui esta energia para gastar, o efeito do café será exatamente o contrário, o que pode se tornar mais um dos causadores do seu cansaço.

Portanto, lembre-se sempre: o café não fornece energia, ele estimula o organismo a gastar energia!

7- Desidratação

Beber água durante o dia é muito importante para manter o seu corpo hidratado. Se você não bebe água durante um atendimento e outro, seu corpo trabalhará bem mais para manter a temperatura, além de esquentar e cansar mais rápido.

Então a dica de ouro é: beba água nos intervalos! Para saber a quantidade de água que você deve ingerir diariamente, faça a seguinte conta: multiplique seu peso por 0,03. O resultado é a quantidade, em litros, de água que você deverá consumir diariamente.

8- Cigarro

É muito comum ver fumantes sem fôlego e reclamarem cansaço. Acaba por desperdiçar sua energia e perda da função pulmonar que leva à inflamação e obstrução dos brônquios. A solução para o problema é simples: largue o cigarro!

|Saiba mais: dicas que podem te ajudar a parar de fumar!

9- Diabetes

Se não tratada devidamente, a diabetes causa desiquilíbrio no metabolismo e controle de líquidos do corpo, causando a desidratação e consequente queda de energia no corpo.

10- Distúrbios da tireoide

Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem causar a fadiga. O primeiro porque acelera o organismo, fazendo com que haja um gasto bem maior de energia e o segundo, desacelera o organismo, dificultando a execução de qualquer tarefa. Cuide da sua saúde para descobrir se você sofre de algum desses distúrbios da tireoide.

11- Síndrome da Fadiga Crônica (SFC)

É uma doença que provoca a falta de energia. O quadro de cansaço não melhora nem com descanso e o doente já acorda de manhã cansado e piora ao passar das horas.

Se há muito tempo que você percebe esse tipo de sintoma, procure um reumatologista que poderá diagnosticá-lo caso esteja com a doença.

Não é porque você é um médico de uma determinada especialidade que não precise procurar profissionais de outra para lhe ajudar. Sua saúde em primeiro lugar!

|Leia também: Médicos e Burnout.

12- Depressão

A depressão causa falta de ânimo e energia para realizar quaisquer atividades. É uma doença séria que envolve tratamento mediante medicações e terapias.

13- Estresse

O estresse pode ser causado por diversas situações diárias e causa desequilíbrios no organismo como na quantidade de serotonina e noradrenalina no corpo.

Este desequilíbrio pode causar a fadiga, por exemplo. A saída é procurar uma forma de relaxar e controlar o que pode lhe causando o estresse.

14- Doenças Cardíacas

Se o coração não está funcionando tão bem, a fadiga irá ser o primeiro sintoma a aparecer. Doenças como angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial e outras podem estar dentre os causadores do seu cansaço. Por isso, faça sempre um check-up completo com seu cardiologista, principalmente a partir dos 40 anos.

Para descansar

Nada melhor para descansar do que passar um tempo lendo um bom livro, assistindo a um filme ou acompanhando alguma série. E por que não fazer isso com obras e produções sobre medicina?

Baixe nosso material gratuito com dezenas de dicas de livros, filmes e séries médicas para o seu fim de semana e evite os causadores do seu cansaço:

banner e-book melhores series medicas para maratonar

Faça o teste!

 

Você pode se interessar por