Blog

Aplicativos para médicos

Atualizado em 20/03/2019

Aplicativos atualizam e melhoram a produtividade de médicos

Aplicativos para médicos ajudam a atualizar seus conhecimentos e melhorar sua produtividade.


Inúmeros aplicativos estão disponíveis para auxiliar a todos, sendo muitos deles, inclusive, elaborados por profissionais com ampla experiência em suas respectivas especialidades, sempre com amplo respaldo de uma biblioteca científica e da possibilidade de interação com especialistas de todo o mundo.


A seguir, confira uma seleção especial de aplicativos médicos que o ajudarão tanto nos estudos quanto no seu trabalho diário, assim como no necessário aperfeiçoamento permanente.


10 Aplicativos para médicos


Aplicativos para médicos


1 – White Book Clinical Decision


Concebido por uma equipe médica, este app da Pebmed é destinado especialmente para os médicos plantonistas.


Ele disponibiliza informações confiáveis e atualizadas, sobre doenças e procedimentos, auxiliando na hora que o médico precisa esclarecer rapidamente alguma dúvida, dando-lhe segurança para tomar decisões acertadas em relação a condutas diagnósticas e terapêuticas.


Reúne, em um único lugar, guias de prescrição médica, calculadora de critérios diagnósticos para consultas rápidas, guia de ECG e cálculo de infusão de medicamentos.


Gratuito em sua versão básica. Em português. Disponível para Android


2 – ProDoctor Medicamentos


O segundo na nossa lista de aplicativos para médicos é o ProDoctor Medicamentos. Desenvolvido especialmente para profissionais da saúde, que poderão consultar os medicamentos, ler as bulas e descobrir os genéricos e similares disponíveis.


Seu conteúdo se caracteriza pela precisão e qualidade nas informações e na forma em que são apresentadas. É completo, contendo todos os medicamentos de Referência aprovadas pela Anvisa e conta hoje com mais de 6.100 bulas, que equivalem a mais de 15.500 apresentações.


Cada medicamento é cuidadosamente revisado e uma equipe de profissionais especializados trabalha diariamente para manter toda a base de medicamentos permanentemente atualizada. Além disso, mantém o usuário sempre informado sobre cada novidade dentro do app, desde medicamentos novos adicionados até notícias relevantes do meio farmacêutico. Saiba mais sobre o aplicativo Medicamentos.


Gratuito, está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


3 – World Health Organization (WHO)


Este aplicativo foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma ferramenta importante para que os médicos se mantenham atualizados sobre saúde pública, pandemias e surgimento de novas doenças no mundo, como os casos de zika vírus.


Disponível para Android e iOS, seu conteúdo está em inglês.


4 – Calculate by QxMD


Este app disponibiliza para o médico uma grande variedade de calculadoras médicas, desde as tradicionais, como a do cálculo do clearance de creatinina, como guias de risco, como a escala de Framinghan.


O programa é dividido por especialidades e pode se tornar um parceiro inseparável do médico em seu trabalho diário. É considerado o mais rápido e leve entre as opções no mercado, reunindo praticamente tudo que é necessário para o trabalho na urgência e emergência ou em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Seus resultados são respaldados por evidências científicas e referências bibliográficas.


Gratuito. Em inglês. Disponível para iOS.


5 – ProDoctor CID-10


Este aplicativo gratuito de consulta do CID-10 traz toda a Classificação Internacional de Doenças para que o médico utilize quando precisar e onde estiver. O aplicativo é bastante prático, traz um design moderno e é muito fácil de manusear, permitindo que sejam feitas pesquisas e anotações, com o acréscimo de informações para a enfermidade que desejar.


Além disso, permite a marcação das doenças mais utilizadas como Favorito para que depois sejam acessadas rapidamente, assim como as que foram visitadas mais recentemente. Seu sistema de buscas é ágil, bastando digitar o código ou a descrição em qualquer nível.  Saiba mais sobre o ProDoctor CID.


Gratuito, está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


Gostando da nossa seleção de aplicativos para médicos? Veja aplicativos para médicos por especialidade.


  Leia também: Aplicativos para médicos por especialidade


6 – Figure 1


Esta ferramenta funciona como uma rede social para médicos. Nela, profissionais de todo o mundo podem trocar informações e fotos dos mais variados tipos de assuntos, como doenças, casos raros, sintomas e etc. Atualmente conta com mais de 1 milhão de médicos em todo o planeta, tendo parceiros importantes como o Médicos Sem Fronteiras e o BMJ e é considerado a maior rede ativa de profissionais na internet. O aplicativo está disponível para Android e iOS.


Se quiser saber mais sobre o Figure 1, não deixe de conferir nosso post Figure 1 – Aplicativo que reúne fotos de casos médicos.


7 – Medscape


É o aplicativo mais utilizado no mundo por médicos e acadêmicos. Sua poderosa base de dados remonta a 1995, seu extenso e encorpado conteúdo funciona offline, disponibilizando informações sobre Clínica, Fisiopatologia, Epidemiologia, Protocolos de Tratamentos, Drogas e Exames Complementares a serem solicitados para uma lista extensa de enfermidades.


Tem sido um excelente suporte de acadêmicos e profissionais no trabalho diário e em seus plantões, estejam em emergências clínicas, cirúrgicas ou pediátricas. O conteúdo do Medscape News, originário do Medscape.com, é atualizado diariamente e contempla 34 especialidades com notícias médicas e alertas de saúde. Saiba mais sobre o aplicativo Medscape.


Está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


8 – Prognosis: Your Diagnosis


Apresenta mais de 400 casos baseados em experiências clínicas verdadeiras de mais de 150 especialistas e abrange mais de 30 especialidades. O programa desafia as habilidades de decisão do profissional, testando seus conhecimentos clínicos enquanto em atividade ou durante os momentos de folga, sendo um importante estímulo para seu aperfeiçoamento.


Os cenários clínicos são envolventes e podem ser jogados em alguns minutos. Além disso, é acompanhado por uma discussão concisa, mas compreensível do raciocínio diagnóstico e dos principais pontos para o aprendizado. Ao disponibilizar um material de prática útil, o app se tornou referencial não só para os médicos e os acadêmicos, mas também para aqueles que estão estudando para provas de título de especialidade.


A cada semana, novos cenários são acrescentados ao programa, estando em sintonia com as tendências endêmicas e epidêmicas do mundo, a fim de ajudar o profissional no aperfeiçoamento de suas habilidades. Saiba mais sobre o aplicativo Prognosis: Your Diagnosis.


Está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


9 – Resolution MD


Com plena segurança, este programa permite ao médico, através de computadores ou celulares, acessar instantaneamente as imagens dos exames de seus pacientes. Assim, pode também colaborar com outros médicos e realizar diagnósticos através de imagem em qualquer lugar. Foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão governamental dos EUA nos moldes da Anvisa) em conjunto com a Health Canada e a Comunidade Europeia.


Sem perder nenhuma qualidade das imagens e podendo conferi-las em tempo real, o app possibilita o compartilhamento das imagens e a interação com outros profissionais. Além disso, é possível acessar o histórico de exames do paciente e foi constatado que sua utilização melhora 24% o diagnóstico do IAM, economizando 11 minutos do tempo porta-balão.


Está disponível para download na plataforma Android.


10 -Visual DX


Para fechar nossa lista de aplicativos para médicos, Visual DX. Referendada pelo Food and Drug Administration (FDA), esta ferramenta disponibiliza mais de 1.300 diagnósticos e 29 mil imagens para dirimir dúvidas com facilidade e proporcionar maior precisão no diagnóstico e na tomada de decisões. Suas mais de 90 mil imagens tiveram as fontes revisadas por médicos do mundo inteiro e todas as idades, tipo da pele, variações da doença baseada em severidade e estágio de evolução estão representadas.


O aplicativo é utilizado por mais de 1500 hospitais e clínicas. Para o usuário, o primeiro mês é gratuito. Nos subsequentes, tem um custo que varia conforme a área de atuação do médico que pretende utilizar o serviço, havendo a necessidade de se cadastrar no site.


Está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


Gostou da nossa seleção de aplicativos para médicos? Esperamos que o ajude em seu dia a dia!