É tempo de homenagear aqueles que detêm os conhecimentos necessários à manutenção da Saúde, e que nos ajudam a prevenir, tratar e curar doenças. Neste 18 de outubro, Dia do Médico, queremos não apenas lembrar da importância dos profissionais da Medicina, como também expressar a nossa gratidão, pois eles serão sempre a nossa grande motivação, a nossa maior inspiração!
Por isso, preparamos este artigo especial, que fala sobre a origem desta data, traz dados importantes e atuais sobre a profissão, além de reunir dicas valiosas que vão auxiliar esses profissionais no seu dia a dia. Confira!
Confira: 35 dicas de presentes para Médicos!
Por que 18 de outubro é o Dia do Médico?
No Brasil, assim como em Portugal, na Itália, França, Espanha, Bélgica e Polônia, o Dia do Médico é comemorado no mesmo dia em que a Igreja Católica presta homenagens a São Lucas.
Segundo a tradição cristã, São Lucas, um dos apóstolos de Jesus Cristo, era médico e havia estudado Medicina na Antioquia, cidade que hoje estaria localizada em algum lugar da Síria.
Por esse motivo, desde o século XV, São Lucas é considerado patrono dos médicos e dia 18 de outubro também passa a ser o Dia do Médico.
Medicina: uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação
Os primórdios da Medicina remontam às primeiras civilizações. Porém, enquanto ciência, ela surge na Grécia Antiga, com Hipócrates, o famoso Pai da Medicina e autor do juramento feito até hoje pelos formandos em sua colação de grau.
De lá para cá, a Medicina evoluiu muito, ganhando o grande apoio da tecnologia. Vemos surgir, com grande velocidade, novos métodos, equipamentos, medicamentos e vacinas.
Por isso, neste Dia do Médico, a ProDoctor Software expressa toda sua gratidão a cada profissional que dedica sua vida a cuidar do próximo.
Acreditamos que a melhor forma de parabenizar os médicos neste dia é agradecendo pelo seu empenho e dedicação, pela sua coragem e desprendimento, pela sua solidariedade.
|Leia também: 14 motivos que podem estar causando o seu cansaço.
Dados importantes sobre a Medicina no Brasil
De acordo com a Demografia Médica mais recente, hoje atuam mais de 450 mil médicos no Brasil.
O levantamento mostra que, em pouco mais de duas décadas, desde 2000, quando o Brasil contava com
219.896 médicos, o número de profissionais mais do que dobrou. No mesmo período, a população geral do país cresceu cerca de 27%.
Em 2023, o Brasil contava com 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), alcançando, assim, a marca de 2,6 médicos por 1.000 habitantes, nesse período.
Má distribuição de profissionais
Mas, apesar disso, a má distribuição dos profissionais ainda provoca problemas em várias regiões do País.
O Norte brasileiro possui 1,45 médicos por 1.000 habitantes, e o Nordeste, 1,93. Essas duas regiões têm taxas abaixo da nacional. Com exceção da Paraíba, os demais 15 estados que compõem essas duas regiões têm menos de 2,4 médicos por 1.000 habitantes.
A região Sudeste, por sua vez, apresenta 3,39 médicos por 1.000 habitantes, seguida do Centro-Oeste (3,10) e Sul (2,95). A região Norte registra menos da metade da densidade de médicos do Sudeste.
Dia do Médico: os maiores desafios da profissão hoje
A medicina no Brasil e no mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos, que impactam diretamente a rotina e o bem-estar dos profissionais de saúde.
De acordo com um estudo da consultoria global Ernst & Young (EY), os principais obstáculos identificados incluem a resistência à adoção de tecnologia, salários não competitivos, falta de investimento, retenção de talentos e o crescente número de casos de burnout e depressão entre os profissionais de saúde.
No recorte internacional da pesquisa, que abrangeu 11 países, 38% dos médicos mencionaram a sobrecarga de trabalho como um motivo significativo para considerar abandonar a profissão.
Conforme o estudo da MedScape “Remuneração e satisfação dos médicos brasileiros – 2022”, os profissionais chegam a trabalhar 55h semanais fazendo plantões e outros serviços – 11h a mais que uma jornada de trabalho padrão.
Além disso, 42% dos entrevistados citaram a falta de autonomia como um fator que afeta negativamente sua prática, enquanto 27% apontaram preocupações com a segurança do paciente e o dano moral como desafios crescentes.
Leia também: Assinatura digital no Prontuário Eletrônico protege médicos na Justiça
No Brasil, esses problemas são agravados pela falta de infraestrutura e pelos salários não competitivos, especialmente no setor público, onde a remuneração insuficiente desvaloriza a profissão.
A falta de investimento também limita o acesso a equipamentos adequados, o que afeta diretamente a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
A Saúde Mental dos profissionais da Medicina
Outro ponto destacado pelo estudo é o aumento dos casos de burnout e depressão entre os médicos, evidenciando o impacto que as condições de trabalho têm na saúde mental dos profissionais.
A pressão constante para se manter atualizado, aliada à falta de suporte emocional, torna o ambiente de trabalho ainda mais desafiador.
A tecnologia como aliada na superação dos desafios
Diante desse cenário, a adoção de soluções tecnológicas se apresenta como uma saída promissora.
Segundo Leandro Berbert, sócio-líder de saúde e bem-estar da EY Brasil, o setor deve caminhar em direção a modelos híbridos de cuidados habilitados digitalmente, que possibilitem um atendimento mais eficiente e desafoguem a sobrecarga dos médicos.
Ferramentas de Telemedicina e softwares de gestão médica, como o ProDoctor, são exemplos de como a tecnologia pode contribuir para otimizar processos e melhorar a eficiência das clínicas e hospitais, permitindo que os médicos se concentrem no cuidado direto aos pacientes.
Conforme mostra o estudo da MedScape, cerca de 22 horas são gastas semanalmente só com gestão e burocracias, enquanto 39 horas semanais são dedicadas ao atendimento aos pacientes.
A transição para um modelo de gestão mais tecnológico não apenas facilita a retenção de talentos, mas também responde a muitos dos desafios estruturais, como a burocracia e a falta de infraestrutura, proporcionando um ambiente de trabalho mais eficiente e menos estressante.
Essas iniciativas, se bem implementadas, podem contribuir para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelos médicos e garantir uma melhor qualidade de vida aos profissionais, além de um atendimento mais eficiente e seguro para os pacientes.
Dia do Médico: aplicativos para facilitar a vida dos médicos
Quer atualizar seus conhecimentos e melhorar sua produtividade? Um bom passo a ser seguido por você é adotar os benefícios tecnológicos para facilitar o seu dia a dia.
Conte com a ajuda de aplicativos, muitos deles, inclusive, elaborados por profissionais com ampla experiência em suas respectivas especialidades, sempre com amplo respaldo de uma biblioteca científica e da possibilidade de interação com especialistas de todo o mundo.
As novas tecnologias trouxeram ferramentas incríveis para diversos profissionais e com os médicos não foi diferente.
É possível encontrar uma diversidade em apps que auxiliarão tanto nos estudos como na sua rotina de trabalho. Vale unir as inovações com o aperfeiçoamento da profissão!
Neste Dia do Médico, selecionamos alguns apps indispensáveis para estudantes de Medicina ou para quem já exerce a profissão. Confira nossa lista com 10 aplicativos para médicos.
Dia do Médico: dicas para a sua clínica ou consultório
Aqui, em nosso Blog, sempre damos várias dicas de como você pode melhorar o ambiente de trabalho e o seu atendimento.
Fizemos uma lista com alguns temas que achamos que podem te interessar:
- O que servir na sua sala de espera?
- Como usar o marketing digital para atrair mais pacientes?
- Como decorar as paredes do seu consultório?
- Como informatizar seu consultório/clínica
- Como gerenciar a agenda médica de forma profissional
- Como evitar a ausência de pacientes
- Como melhorar o seu faturamento
Tenha acesso a todos esses e muito acessando o nosso Blog!
Homenagem da ProDoctor neste Dia do Médico
Quando você decidiu estudar Medicina, logo aprendeu nos bancos da faculdade o significado de algumas palavras: entrega, sacrifício, estudar sempre, atualizar permanentemente. Até o dia da formatura, quando, repetindo as palavras sagradas de Hipócrates, jurou não abandonar o paciente.
E, realmente, quantos não foram os dias de entrega e sacrifício antes e depois da formatura, sacrificando o lazer e a convivência familiar? Então, no dia a dia do atendimento, você constatou a exigência de estudar e atualizar sempre.
O médico, desde longas eras, tem cumprido o seu juramento. Das visitas feitas a pé ou a cavalo, até dias de hoje, quando a Telemedicina encurta cada vez mais as distâncias. Assim, o conhecimento científico e a experiência médica são compartilhados entre vários colegas, a fim de buscar a melhor solução e sanar as dores do paciente.
Dessa forma, cada vez mais, estreitam-se as relações entre o Médico e o Paciente. Renovando a missão de proporcionar o melhor atendimento e perpetuando o seu sacerdócio.
Hoje, quando é celebrado o DIA DO MÉDICO, a ProDoctor Software se associa aos pacientes para externar sua felicitação. E, sobretudo, para lhe dizer: “Obrigado!”.