Destaque Marketing para Médicos

5 ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos

Marketing Digital para Clínicas

O uso do marketing digital para clínicas e médicos é uma excelente forma de atrair mais pacientes. Entretanto, por ser uma área com atividades muito diferente da rotina dos profissionais de Saúde, é comum ficar perdido em meio a tantas possibilidades.

Nesta postagem, selecionamos as 5 ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos mais utilizadas por empresas brasileiras do setor de comunicação, de acordo com uma pesquisa TechTrends, desenvolvida pela Resultados Digitais.

Sabendo o que os especialistas usam, fica mais fácil saber quais ferramentas adotar no dia a dia médico. Saiba mais sobre:

  • E-mail Marketing
  • Google Analytics
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
  • Monitoramento de Redes Sociais
  • Google Search Console

E-mail Marketing

Uma das principais ações de marketing digital para clínicas e médicos é o uso de e-mail marketing. Esse é o principal canal para a comunicação com os leads.

Leads são visitantes do seu site que já deixaram algum dado de contato – geralmente e-mail

O contato feito por e-mail marketing pode ser de 4 tipos diferentes:

Promocional

Os e-mails de promoção servem para divulgar seu produto ou serviço e garantir mais vendas e engajamento. Esse tipo de e-mail pode ser um aliado poderoso na hora de convencer seus leads a fazer algo, como marcar uma consulta, por exemplo.

Procure fornecer e-mails promocionais segmentados de acordo com o tipo de lead. Essa segmentação pode ser feita por características demográficas ou até mesmo por interesse. Quando mais segmentado, maior a chance de conseguir a abertura e a venda do produto ou serviço.

E-mail promocional é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Promocional

Nutrição

Os e-mails de nutrição têm como objetivo principal fortalecer o relacionamento e entregar conteúdo. São feitos para que aquele visitante que ainda não está pronto para marcar uma consulta, possa ter você em mente quando decidir fazê-lo.

O envio desses e-mails visa educar o visitante e fazê-lo perceber que você possui a solução para os problemas que ele possa estar enfrentando.

Também pode ser enviado para celebrar datas comemorativas, como aniversário e dia do médico. Mas fique atento: antes de enviar avalie se este é um e-mail que você gostaria de receber.

E-mail de nutrição é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Nutrição

Transacional

Os e-mails transacionais auxiliam a guiar o paciente por todas as etapas de atendimento. Deve ser enviado após a marcação da consulta, envio de senhas, lembrança de pagamento e outros mais.

Dessa forma, você auxilia seu paciente em todos os passos do processo de atendimento e acompanhamento.

E-mail transacional é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Transacional

Newsletter

É um e-mail periódico com envio para todos que se cadastraram com uma grande variedade de assuntos. Podem abordar novos posts no blog, novidades e muito mais.

exemplo de newsletter
Newsletter ProDoctor

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta fantástica de marketing digital para clínicas e médicos. Com ela, é possível ter uma visão clara de como o site está se saindo na web.

Ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site ou aplicativo. Com isso, é possível não só medir quais estratégias estão sendo bem aplicadas como também o que está funcionando para atrair e engajar o público e calcular o retorno sobre investimento de suas ações.

Veja abaixo algumas informações disponíveis:

  • Visitas – Número total de visitantes, páginas por sessão e tempo da visita;
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos do site (direto, orgânico, mídia paga, redes sociais, referência e outros);
  • Metas – Quais foram as metas alcançadas e suas respectivas origens;
  • Marketing – Quais são as campanhas de marketing que geram melhores resultados;
Vista do Google Analytics

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

O nome pode parecer diferente, mas o CMS é uma plataforma que permite o gerenciamento dos conteúdos de blogs e site.

Além disso, as ferramentas permitem criar, editar e publicar qualquer tipo de conteúdo. É possível, inclusive, disponibilizar conteúdos de outras redes, como o Youtube e anexar arquivos como pdf e podcasts

De acordo com a TechTrends, o sistema mais utilizado é WordPress

Monitoramento de Redes Sociais

O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais na América Latina. Por isso, nada mais interessante do que adotar um sistema de monitoramento de redes sociais.

Com esse tipo de sistema é possível pré-agendar postagens, acompanhar as menções da marca e avaliar o engajamento dos pacientes com suas redes, por exemplo. Tudo isso em um só lugar.

Uma excelente forma de ganhar produtividade e organização

Google Search Console

No roll de ferramentas fornecida gratuitamente pelo Google, o Search Console (antigo Web Masters) se destaca por ser peça chave para saber como os seus vistantes chegam até o seu site.

Ele permite que você acesse relatórios que analisam o tráfego do seu site, verifica se existe algum tipo de erro e ainda analisa quais palavras-chave estão levando pessoas a encontrar você na Web. Esse funcionalidade, inclusive, é fundamental para quem deseja ter uma boa estratégia de SEO

Conclusão

As cinco ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos que apresentamos acima são incríveis e se você quer que seu negócio se destaque no meio digital, precisa conhecê-las a fundo.

Uma das características mais interessantes do marketing digital é a possibilidade de crescimento com um baixo investimento.

Por isso, acesso nossa área de materiais gratuitos e baixe nossos e-books e ferramentas de marketing digital!

Você pode se interessar por