5 ferramentas de marketing digital para clínicas | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

5 ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos

Marketing Digital para Clínicas

O uso de ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos é uma excelente forma de ajudar clínicas e consultórios médicos a alcançar novos pacientes, aumentar a visibilidade e melhorar os resultados de negócios. Com o marketing digital, é possível alcançar um público-alvo mais amplo, segmentar campanhas e medir os resultados com precisão.

Porém, existem muitas ferramentas de marketing digital disponíveis, e nem todas são adequadas para todas as empresas. Além disso, por ser uma área com atividades muito diferente da rotina dos profissionais de Saúde, é comum ficar perdido em meio a tantas possibilidades.

Sendo assim, a escolha das ferramentas certas dependerá dos objetivos, orçamento e recursos da sua clínica ou consultório. Mas, aqui, nós vamos te ajudar a escolher as ferramentas certas e usá-las de forma eficaz. Dessa forma, você pode aumentar as chances de sucesso.

Neste artigo, selecionamos as 5 ferramentas de marketing digital mais usadas pelos profissionais de marketing brasileiros. Vamos conhecê-las?

5 ferramentas de marketing digital essenciais para clínicas e médicos

No mundo digital, o marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio, inclusive de clínicas, consultórios e dos próprios médicos em suas carreiras.

Isso porque as ferramentas de marketing digital podem aumentar a sua visibilidade, o que vai ajudar a fidelizar pacientes e alcançar novos clientes, melhorando os resultados dos seus negócios.

Já pode tomar nota, porque aqui estão as 5 ferramentas para clínicas e médicos que desejam aproveitar o poder do marketing digital.

E-mail Marketing

Uma das principais ações de marketing digital para clínicas e médicos é o uso de e-mail marketing. Esse é o principal canal para a comunicação com os leads – pessoas que navegam na internet e deixam algum dado de contato como, por exemplo, o e-mail, na sua página.

Através do e-mail marketing é possível se comunicar diretamente com os pacientes, enviar promoções, novidades e conteúdo informativo. Isso ajudará você a manter o contato com os pacientes e promover seus serviços.

|Leia também: Principais estratégias de Marketing Médico.

Como usar o e-mail marketing na estratégia de marketing digital para clínicas

  • Use o e-mail marketing para enviar promoções, novidades e conteúdo informativo para os pacientes.
  • Segmente seus e-mails para enviar mensagens relevantes para cada público-alvo.
  • Personalize seus e-mails para criar uma conexão com os pacientes.

O contato feito por e-mail marketing pode ser de 4 tipos diferentes:

Promocional

Os e-mails de promoção servem para divulgar seu produto ou serviço e garantir mais vendas e engajamento. Esse tipo de e-mail pode ser um aliado poderoso na hora de convencer seus leads a fazer algo, como marcar uma consulta, por exemplo.

Procure fornecer e-mails promocionais segmentados de acordo com o tipo de lead. Essa segmentação pode ser feita por características demográficas ou até mesmo por interesse.

Quanto mais segmentado, maior a chance de conseguir a abertura e a venda do produto ou serviço.

E-mail promocional é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Promocional

Nutrição

Os e-mails de nutrição têm como objetivo principal fortalecer o relacionamento e entregar conteúdo. São feitos para que aquele visitante que ainda não está pronto para marcar uma consulta, possa ter você em mente quando decidir fazê-lo.

O envio desses e-mails visa educar o visitante e fazê-lo perceber que você possui a solução para os problemas que ele possa estar enfrentando.

Também pode ser enviado para celebrar datas comemorativas, como aniversário e dia do médico. Mas fique atento: antes de enviar avalie se este é um e-mail que você gostaria de receber.

E-mail de nutrição é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Nutrição

Transacional

Os e-mails transacionais auxiliam a guiar o paciente por todas as etapas de atendimento. Deve ser enviado após a marcação da consulta, envio de senhas, lembrança de pagamento e outros mais.

Dessa forma, você auxilia seu paciente em todos os passos do processo de atendimento e acompanhamento.

E-mail transacional é uma das ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
E-mail Transacional

Newsletter

É um e-mail periódico com envio para todos que se cadastraram com uma grande variedade de assuntos. Podem abordar novos posts no blog, novidades e muito mais.

exemplo de newsletter
Newsletter ProDoctor

Você pode utilizar plataformas pagas ou gratuitas, como o Mailchimp, para criar o seu e-mail marketing e enviá-lo para a sua lista de contatos de forma eficiente. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta fantástica – e gratuita – de marketing digital para clínicas e médicos. Ele fornece informações valiosas sobre o tráfego, as conversões e o comportamento dos visitantes. Ou seja, ela te dá uma boa visão de como o site está se saindo na web.

Ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site ou aplicativo. Com isso, é possível não só medir quais estratégias estão sendo bem aplicadas como também o que está funcionando para atrair e engajar o público e calcular o retorno sobre investimento de suas ações.

Em resumo, o Google Analytics ajuda você a entender melhor como os pacientes encontram o seu site e o que eles estão procurando.

Veja abaixo algumas informações disponíveis:

  • Visitas – Número total de visitantes, páginas por sessão e tempo da visita;
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos do site (direto, orgânico, mídia paga, redes sociais, referência e outros);
  • Metas – Quais foram as metas alcançadas e suas respectivas origens;
  • Marketing – Quais são as campanhas de marketing que geram melhores resultados.
Vista do Google Analytics

Como usar o Google Analytics na estratégia de marketing digital para clínicas

  • Configure o Google Analytics no seu site para acompanhar o tráfego e as conversões.
  • Analise os dados do Google Analytics para identificar tendências e oportunidades de melhoria.
  • Use os dados do Google Analytics para otimizar suas campanhas de marketing digital.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Um CMS é uma plataforma que permite criar e gerenciar um site ou blog. Com ele, é possível criar conteúdo de alta qualidade com facilidade e rapidez.

Além disso, as ferramentas permitem criar, editar e publicar qualquer tipo de conteúdo. É possível, inclusive, disponibilizar conteúdos de outras redes, como o Youtube e anexar arquivos como PDFs e podcasts

De acordo com a TechTrends, o sistema mais utilizado é WordPress.

Como usar o CMS na estratégia de marketing digital para clínicas

  • Escolha um CMS que atenda às suas necessidades e orçamento.
  • Crie um site ou blog de alta qualidade com conteúdo relevante e informativo.
  • Atualize seu site ou blog regularmente com conteúdo novo e otimizado para mecanismos de busca, como o Google.

|Saiba mais sobre otimização para mecanismos de busca (SEO).

Monitoramento de Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima forma de se conectar com os pacientes e promover seus serviços. O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais na América Latina. Por isso, nada mais interessante do que adotar um sistema de monitoramento de redes sociais.

Um sistema de monitoramento de redes sociais, como a mLabs, permite acompanhar as menções da marca e o engajamento dos pacientes.

Com esse tipo de sistema é possível pré-agendar postagens, acompanhar as menções da marca e avaliar o engajamento dos pacientes com suas redes, por exemplo. Tudo isso em um só lugar. Uma excelente forma de ganhar produtividade e organização.

Como usar o monitoramento de Redes Sociais na estratégia de marketing digital para clínicas

  • Crie perfis nas redes sociais que sejam relevantes para seu público-alvo.
  • Publique conteúdo relevante e informativo nas redes sociais.
  • Interaja com os pacientes nas redes sociais.

Caso você não possua um profissional disponível para fazer artes para redes sociais, você pode experimentar o Canva, uma plataforma de design gráfico online que disponibiliza layouts prontos e editáveis. Assim, é possível criar imagens, gráficos e vídeos de alta qualidade sem a necessidade de conhecimentos de design.

|Leia também: Tudo que os médicos precisam saber sobre Twitter (X), Instagram, Facebook, LinkedIn.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda a otimizar o seu site para mecanismos de pesquisa.

Com ele, é possível verificar erros no site, acompanhar o desempenho nos resultados de pesquisa e analisar as palavras-chave que levam os pacientes até você.

No rol de ferramentas fornecida gratuitamente pelo Google, o Search Console (antigo Web Masters) se destaca também por ser peça-chave para saber como os seus visitantes chegam até o seu site.

Ele permite que você acesse relatórios que analisam o tráfego do seu site, verifica se existe algum tipo de erro e ainda analisa quais palavras-chave estão levando pessoas a encontrar você na Web. Essa funcionalidade, inclusive, é fundamental para quem deseja ter uma boa estratégia de SEO.

|Leia também: Como colocar sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio.

Como usar o Google Search Console na estratégia de marketing digital para clínicas

  • Configure o Google Search Console no seu site para acompanhar o desempenho nos resultados de pesquisa.
  • Verifique se o seu site está livre de erros.
  • Otimize o seu site para as palavras-chave relevantes.

Para te ajudar a encontrar as palavras-chave relevantes, conte com a ajuda do SEMrush, uma ferramenta de SEO e marketing de conteúdo que ajuda os profissionais de marketing a melhorar o posicionamento de seus sites nos resultados de pesquisa.

|Você pode se interessar por: O que é LGPD e como se adequar?

Conclusão

Ao usar as ferramentas de marketing digital de forma eficaz, clínicas e médicos podem aumentar as chances de sucesso de seu negócio e na carreira.

Uma das características mais interessantes do marketing digital é a possibilidade de crescimento com um baixo investimento.

As ferramentas mencionadas neste artigo são apenas algumas das muitas ferramentas disponíveis para médicos que desejam aplicar o marketing digital em sua estratégia de marketing médico.

Acesse nossa área de materiais gratuitos e baixe nossos e-books para saber mais sobre marketing digital para clínicas e médicos!

Você pode se interessar por