Marketing para Médicos

7 ferramentas de marketing de relacionamento para médicos

ferramentas de marketing de relacionamento para medicos

Você quer fidelizar seus pacientes/clientes? Então, precisa conhecer as principais ferramentas de marketing de relacionamento para médicos. Dessa maneira, estará pronto para estreitar os laços com os clientes. Consequentemente, poderá estar em contato permanente com ele. Além disso, saberá quais são suas necessidades e anseios.

Se acaso você assegurar o estreitamento dos laços de sua clínica/consultório com os pacientes/clientes, com toda a certeza eles repassarão para o mercado uma imagem positiva de seu negócio. A seguir, abordaremos os seguintes pontos:

  • Reclamações
  • Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
  • Programa de Benefícios Coletivos
  • Rede de Relacionamentos
  • Colaboração Interativa
  • CRM – Customer Relationship Management
  • Benchmarking

Você também pode se interessar:
5 ferramentas de marketing digital para clínicas e médicos
SEO para médicos: saiba tudo sobre a ferramenta


Reclamações

Saber a opinião do paciente sobre o atendimento proporcionado poe sua clínica/consultório é fundamental. Dessa maneira, você pode estabelecer vários canais de comunicação com ele. Se acaso ele ainda não estiver fidelizado, este é um caminho para que você possa garantir seu retorno sempre que ele precisar.

Assim, se ele telefonar ou deixar sua opinião por escrito, a fim de apenas reclamar, não se aborreça. Pelo contrário! Você deve estar preparado para respondê-lo, sempre de forma educada e gentil. Além disso, deve se colocar à disposição para resolver possíveis problemas que possam tê-lo desagradado.

Para que o paciente se sinta à vontade, deixe na recepção uma caneta com papel para que possa colocar sua avaliação do atendimento prestado. Ou dê a ele um pequeno questionário fechado para responder, com a opção de externar seus comentários.

Todavia, todas as respostas, colocadas em uma caixa apropriada, deverão ser objeto de análise posterior. Em seguida, sempre que for preciso, sua secretária deverá refazer o contato para fornecer explicações e propor soluções ao paciente.

Com isso, ele se sentirá prestigiado, reconhecendo que sua clínica/consultório realmente se preocupa com a sua saúde.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

ferramentas de marketing de relacionamento para medicos

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) tem como objetivo não só ouvir as reclamações, tirar dúvidas, fazer avaliações e propor sugestões dos clientes, mas também estreitar e sedimentar o relacionamento. Ou seja: mediar o a solução do problema e garantir a satisfação do consumidor.

Esta busca de maior interação teve seu boom no século passado com a disponibilização, por exemplo, de serviços, promoções e consultas, entre outros. Além disso, o SAC permite à empresa inovar e estabelecer um canal permanente de diálogo com os clientes.

Sem dúvida, o SAC é uma ferramenta de grande valor para as empresas, uma vez que pode desempenhar o papel de uma consultoria gratuita feita pelos próprios consumidores. Entretanto, é preciso saber como funciona e deve ser utilizado.

Educação e empatia

Sua forma tradicional de atendimento é via telefone, com a empresa tendo sua própria equipe de suporte, contratando pessoal próprio ou terceiriza o serviço de call center. Um dos requisitos básicos para o atendente é ser educado e ter empatia. Só para exemplificar: em uma ligação telefônica, precisa ter paciência para ouvir e se empenhar na resolução daquilo que aflige o cliente. Sem embromar ou tentar repassar o problema para terceiros.

Embora o SAC desenvolva um trabalho padronizado, isto não implica que sempre utilizará uma linguagem engessada. Ou seja, usando uma mesma fórmula para todos ao ouvir os clientes e propor soluções.

Contudo, você precisará seguir determinadas regras. Por exemplo: o formato para escrever um e-mail, como iniciar uma conversa via chat e outras, que devem ser desenvolvidas conforme o perfil de cada consumidor.

Se acaso um paciente enviar um e-mail para sua clínica/consultório, a resposta deverá ser dada no mesmo dia, no menor tempo possível. Por outro lado, Mas, se for em um final de semana, nunca deixe a resposta ultrapassar 30 horas. E, neste caso específico, a regra é que o a questão seja solucionada em, no máximo, cinco dias.

Ao proceder dessa maneira, sua clínica/consultório terá uma imagem positiva no mercado, se mostrando disponível para atender o paciente/cliente com soluções ágeis e completas.

Programa de Benefícios Coletivos

ferramentas de marketing de relacionamento para medicos

Esta estratégia é realizada com desenvoltura e sucesso pelas companhias aéreas, que disponibilizam para seus usuários os programas de milhagem e fidelização. Com isso, repassam para o cliente – e o consumidor em geral – a ideia de que, quanto mais usar os serviços da empresa, consequentemente, ganhará mais benefícios.

Dessa maneira, as empresas reforçam o processo de reciprocidade, um dos pilares do relacionamento empresa-consumidor.

Da mesma forma, empresas bem menores, como por exemplo estabelecimentos comerciais podem oferecer descontos após um determinado número de compras. O uso de cartões fidelidade vai de lojas de CDs a de comidas a quilo, sempre vislumbrando a possibilidade de trazer o usuário de volta à empresa.

Rede de Relacionamentos

ferramentas de marketing de relacionamento para medicos 2

Outra ferramenta de marketing de relacionamento enxerga o próprio cliente como grande potencial para divulgar em uma rede de contatos as ideias e os produtos da empresa.

Só para exemplificar: o empresário e apresentador Sílvio Santos desenvolve muito bem esta estratégia, com consultoras e usuários de produtos de beleza. Além disso, também fala abertamente que podem vender produtos de outras empresas. Clientes se tornam vendedoras e assim se propaga o nome do produto, criando uma extensa e bem articulada rede de negócios.

Colaboração Interativa

imposto de renda 2020

Embora não seja uma ferramenta muito utilizada no mercado, é uma boa alternativa para estabelecer maior interação com seus pacientes. Por exemplo: se você tem um consultório de Endocrinologia, não só o médico, bem como a secretária podem estimular a formação de grupos para trocar receitas sobre alimentos destinados aos celíacos.

As oportunidades para troca de experiências podem surgir não apenas nas conversas na recepção, mas também durante a consulta. empresas oferecem oportunidades dos clientes desenvolverem relacionamentos entre si.

CRM – Customer Relationship Management

como fazer o planejamento tributário do consultório

Tendo como foco o paciente/cliente, este software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (na tradução para o Português), otimiza a estratégia de sua clínica/consultório. Com ele, você terá em mãos uma poderosa base de dados, devidamente atualizados, como por exemplo, nome, e-mail, endereço, telefone e interesses. Dessa maneira, estará apto para acompanhar todas as interações com pacientes/clientes atuais e futuros.

Benchmarking

ferramentas de marketing de relacionamento para medicos

Este é outro importante método de avaliação que você precisa conhecer. Através de pesquisas para comparar cada empresa, é possível estabelecer um processo de avaliação da sua clínica/consultório em relação à concorrência. Com isso, terá em mãos elementos e exemplos dos melhores desempenhos de outras empresas de saúde.

Não somente poderá incorporá-los, como também dar novas direções e aperfeiçoar seus próprios métodos. Ao estabelecer processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

E-book: Instagram para Médicos

Agora que você já aprendeu mais sobre o Marketing de Relacionamento, chegou a hora de se aventurar no mundo do Marketing Digital!

Resumo

O caminho para ter uma agenda médica recheada de pacientes demanda tempo. Também pode exigir custos financeiros. Entretanto, além da conquista do cliente, é preciso fidelizá-lo. Com estas ferramentas de marketing de relacionamento para médicos que descrevemos, acreditamos que você poderá traçar novas metas e caminhar em direção ao sucesso em seu empreendimento.

Para facilitar o relacionamento com os clientes, as empresas que utilizam o marketing de relacionamento se preocupam em garantir o estreitamento dos laços entre empresa e clientes, fazendo com que estes levem o nome da organização e seus benefícios para o mercado consumidor. Através da exposição das ferramentas do marketing de relacionamento as empresas poderão avaliar sua conduta e melhorar suas ações no que diz respeito a manutenção dos laços com os clientes de uma maneira que não implique e custos altos e pouco eficazes.

Você pode se interessar por