Podcast de medicina: conheça os principais produtores - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Podcast de medicina: conheça os principais produtores

podcast de medicina conheca os principais

Os podcasts são uma ótima forma de otimizar o tempo. A praticidade de poder ouvir as produções de áudio em qualquer lugar fez com que se popularizassem rapidamente, com temas diversos para todos os tipos de público. Podcast de medicina, notícias, histórias, música, entrevistas, reportagens e vários outros assuntos podem render um bom material, por exemplo.

A popularidade dos podcasts vem crescendo de forma significativa no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em 2018, cerca de 30% das dos ouvintes passa, em média, duas horas escutando os podcasts. Além disso, 92% dos mais de 22 mil entrevistados usa, dentre outros dispositivos, o celular ou smartphone para reprodução. Isso mostra que, cada vez mais, este tipo de conteúdo está presente na vida das pessoas.

Por isso, a ProDoctor separou uma lista com os melhores podcasts de medicina para você acompanhar. Confira:

Dicas de Podcast de medicina

1 – Saúde Digital

A Saúde Digital produz vários tipos de conteúdo, como vídeos, artigos e encontros. Além disso, também disponibiliza podcasts sobre temas variados no campo da medicina. Dentre eles estão a gestão, empreendedorismo e inovações tecnológicas.

Ouça mais.

2 – MedCast

Há mais de três anos na produção de podcast de medicina, o MedCast aborda assuntos variados, não só sobre procedimentos e ferramentas do dia a dia do médico, como também dicas e reflexões acerca da profissão. Vários médicos são convidados ao longo das faixas para abordar diferentes temas.

3 – Medicina em debate

O podcast de medicina aborda temas variados dentro do campo da saúde, como doenças e questões de saúde pública, além de notícias relacionadas ao assunto e dicas aos médicos.

4 – 15 Minutos em Emergência

A produção é feita pela disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em seu blog. Apresentado pelo Dr. Julio Marchini, o podcast aborda, principalmente, temas relacionados à Medicina de Emergência, com diferentes convidados para debater os temas.

Ouça mais.

5 – PQU Podcast

Criado pelo Dr. Luiz Alberto Hetem e pelo Dr. Vinícius Guapo, o podcast é destinado a profissionais e estudantes de psiquiatria. Dentre os temas, encontram-se entrevistas com profissionais e dicas sobre a área, bem como debates sobre tratamentos.

Ouça mais.

banner e-book melhores series medicas para maratonar

6 – Neurocast

Focado principalmente nos neurocirurgiões, o podcast fala sobre doenças, tratamentos e informações em geral acerca da especialidade na medicina.

Ouça mais.

7 – Jornal da USP no ar

Ouça mais.

8 – CBN Rádio

A Rádio CBN produz semanalmente o programa Medicina e Saúde. Os programas são disponibilizados em forma de podcast na conta oficial da rádio no SoundCloud. O conteúdo do programa é majoritariamente focado em doenças, com diferentes convidados a cada edição.

Ouça mais.

9 – Ausculta Cast

A produção deste podcast é feita pelos acadêmicos Nicolas Najar e Faissal Hajar, da Universidade Federal do Paraná. Com temas mais técnicos, o podcast de medicina traz entrevistas, relatos de casos e revisões clínicas para os ouvintes, por exemplo.

Ouça mais.

10 – Sociedade Brasileira de Diabetes

Com materiais para médicos e a população em geral, a Sociedade disponibiliza os podcasts a fim de conscientizar a população sobre a diabetes e as formas de tratamento, além dos cuidados que os diabéticos devem tomar no dia a dia e no tratamento da doença.

Ouça mais.


Os podcasts podem ser uma ótima forma de aproveitar o seu tempo livre ou os intervalos entre uma atividade e outra. Assim, fica fácil se manter informado sobre o campo da saúde. Por isso, pegue os fones de ouvido, relaxe e amplie seus conhecimentos!

Você pode se interessar por