Twitter para médicos: tudo o que você precisa saber | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos Tecnologia na Medicina

Twitter para médicos: tudo o que você precisa saber

Quer marcar presença nas redes sociais e ter um Twitter para médicos? Este post é para você. Mas, um passarinho azul me contou que ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é o Twitter. Então, realizando o desejo dele, vamos explorar agora um pouco mais a fundo a rede social dos 280 caracteres.

Com toda a certeza, é impensável para qualquer profissional que pretenda se tornar conhecido e desenvolver seus projetos ficar de fora das redes sociais. Com o médico, não é diferente e ele deve estar pronto para usar da melhor forma o potencial tecnológico disponível.

Dessa maneira, poderá não apenas estar permanentemente atualizado, como também manter contato com seus pacientes, colegas de profissão, familiares e amigos.

Todavia, é importante estar atento em suas postagens, seja no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn ou outras redes sociais. Suas “intervenções” devem ser muito bem exploradas, com especial atenção para não cometer vacilos e excessos que possam trazer consequências desagradáveis, com aborrecimentos capazes de ferir sua imagem, honra e credibilidade. E, por extensão, de sua clínica ou consultório.

Nesse sentido, confira nosso post 10 Dicas para médicos nas redes sociais. Com toda a certeza, elas irão alertá-lo para não incorrer em erros e continuar assegurando a importância de sua presença nas mídias sociais de maneira tranquila e segura.

Como surgiu o Twitter

Ter um Twitter para médico envolve dominar essas alternativas de interação, explicando tudo o que você precisa saber sobre o Twitter.

O Twitter surgiu em março de 2006 e foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos EUA e tinha como ideia inicial ser uma espécie de “SMS da Internet”. Isso mesmo, as mensagens de texto que enviamos de um celular para outro!

Durante uma reunião discutindo ideias, Dorsey jogou no ar a proposta de se criar um serviço de troca de status nos moldes do SMS.

Ou seja, permitir apenas pequenas mensagens de seus usuários para o mundo que lembrassem “gorjeios” de pássaros – daí o nome Twitter e a limitação inicial de 140 caracteres por mensagem. A permissão para utilizar 280 caracteres no espaço somente foi efetivada em novembro de 2017.

A história registra que a invenção seria chamada simplesmente de Status. Todavia, durante o “brainstorm” da equipe, eles recorreram ao dicionário, encontrando a palavra “twitter”.

Em inglês, existem dois sentidos: “pios de pássaros” e “uma pequena explosão de informações inconsequentes”. Então, descobriram a pólvora, pois constataram que ambos casavam com a ideia que queriam vender!

O bilionário Elon Musk, que comprou a plataforma este ano por US$ 44 bilhões, confirmou no dia 11 de dezembro de 2022 que o número de caracteres deverá ser aumentado de 280 para 4 mil.

Embora não tenha definido a data para a mudança, a medida atende um desejo dos usuários que remonta ao início do Twitter e tem como propósito facilitar sua utilização.

Como entrar e ter um Twitter para médicos

Para ter um Twitter para médicos é preciso, claro, abrir um perfil na rede. Para entrar no Twitter é bem simples: o usuário cria uma conta para si e escolhe o seu nome de usuário (que será no padrão @nomedousuário e será a forma de identificação e interação do usuário dentro da rede social).

Ao criar a conta, o usuário precisa fornecer nome completo, endereço de e-mail, criar uma senha de acesso e o nome de usuário.

A ideia central do Twitter é bem simples: transformar o seu perfil em um microblog, onde cada postagem é chamada de tweet e possui atualmente, no máximo, 280 caracteres.

Nos twittes, você pode compartilhar texto, links, imagens, vídeos ou um mix deles. Se for divulgar links, melhor utilizar um encurtador de URL para não gastar seu limite de caracteres só no link. Dois bons exemplos de encurtadores de URLs são os sites TinyUrl e o bitly.

Seus tweets podem ficar visíveis para qualquer um ou somente para seus seguidores. Os seus amigos no Twitter são chamados de Seguidores (followers), isto é, um seguidor seu receberá todos os seus tweets na timeline dele. Se você deseja receber os twittes de alguém em sua conta, então deve começar a Seguir este usuário.

Contudo, é importante destacar que a recíproca não é verdadeira, uma vez que você pode seguir uma pessoa e não ser seguido por ela.. E vice-versa!

As interações no Twitter são, basicamente, as seguintes:

  • Responder: responde diretamente aos tweets de outros usuários.
  •  Retweetar: semelhante à funcionalidade Compartilhar do Facebook. Você estará repetindo o tweet de algum seguidor em sua própria conta, com o crédito sendo devidamente associado ao autor do tweet.
  •  Direct Messages: uma espécie de Chat do Twitter. Você troca mensagens privadas com outro usuário da rede.
  •  Curtir: Também semelhante à funcionalidade homônima do Facebook, sinalizando que você gostou daquele tweet publicado.
  •  Hashtags: são palavras (na forma #hashtag) sobre um assunto que servem como índice para buscas por outros usuários da rede. As hashtags tiveram início no próprio Twitter e se tornaram tão populares que foram adotadas por outras redes sociais como o Facebook e o Instagram.
  •  Trending Topics: são os assuntos do momento, ou seja, as hashtags mais publicadas em tempo real no Twitter.

Por que ter um Twitter para médicos?

Sua timeline no Twitter é atualizada automaticamente, de tempo em tempo, em ordem cronológica. Ou seja, os tweets que aparecem primeiro são os mais recentes.

Dinâmico e direto, o Twitter para médicos pode impulsionar seu trabalho profissional. Não é à toa que inúmeras pessoas e empresas iniciam campanhas publicitárias criando uma hashtag própria, fazendo a divulgação via Twitter, com o propósito de incentivar e disseminar a utilização através dos seguidores.

Você poderá fazer tweets direcionados para seus grupos de interesses, seja no exercício da profissão ou meramente pessoais.

Que tal começar a colocar temas de interesse diretamente relacionados ao seu trabalho? Por exemplo, falando daquele simpósio de Cardiologia que participou na Holanda? Ou, ainda, que tal postar sobre sua viagem de férias, que emendou após o congresso?

Qual a relevância da conta do Twitter para médicos?

Dois motivos têm grande importância e o primeiro deles é ser uma forma fácil de você ser encontrado na plataforma por potenciais pacientes, se acaso focar o trabalho que realiza em sua clínica ou consultório.

Suas postagens serão visualizadas em tempo real e, dessa maneira, atrairá a atenção dos usuários online.

Além disso, o Twitter para médicos é um estímulo à troca de informações e experiências, Não só em termos de trocar mensagens por meio das mensagens diretas (direct messages – DM).

Utilizando hashtags, poderá participar de discussões com colegas e pacientes e, também, comentar notícias de sua especialidade.

Lembre-se que você também tem a possibilidade de se descontrair, comentando e opinando acerca de temas fora da Medicina, mas que sejam de interesse geral.

E, preferencialmente, que estejam entre os trending topics, os temas mais comentados do dia.

Passo a passo para ter uma conta no Twitter se você é médico

Antes de mais nada, entre na página twitter.com/signup. Ao clicar no botão Inscrever-se, surgirá a caixa Crie sua conta, devendo então seguir as orientações.

Para criar seu perfil, lembre-se de relacionar nome e pessoa. Veja qual o nome com o qual quer ser identificado e adicione uma foto para facilitar sua identificação.

Se acaso não quiser mostrar o rosto, coloque uma foto relacionada à sua profissão ou especialidade médica ao seu nome. Ou algo de sua preferência e que identifique sua personalidade.

Lembre-se que a foto pode ser alterada quando você quiser. Para carregá-la, basta acessar o perfil. Depois de acessar o perfil, clique em Editar perfil. Clique em sua foto do perfil, carregando ou selecionando a foto desejada.

Faça sua apresentação na Bio, destacando seus interesses. Seja claro, objetivo e criativo, lembrando que o espaço é reduzido. Desse modo, coloque apenas informações essenciais sobre sua especialidade e títulos, por exemplo.

Twitter para médicos: veja como criar um perfil profissional para você ou para a sua clínica ou consultório

Acima, falamos sobre o seu Perfil pessoal. Por outro lado, você pode convertê-lo para um Perfil profissional (página). Com ele, terá uma presença única e definida no Twitter, separada dos demais usuários comuns.

Ao fazer a conversão, terá acesso a uma série de recursos extras, que fortalecerão sua presença na plataforma.

O perfil profissional foi disponibilizado pelo Twitter no final de 2021, oferecendo uma possibilidade para que os profissionais apresentem seu trabalho aos usuários da plataforma.

Entretanto, é importante estar atento para a “Política da Conta Profissional“, cujas exigências abrangem:

  • Não deve haver violações repetidas no histórico da conta segundo o Acordo do Usuário do Twitter.
  • O Perfil deve estar completo, com nome da conta, uma Bio e uma imagem do Perfil.
  • A identidade real deve estar bem clara no Perfil. Dessa forma, contas fakes, de fãs ou de paródias não podem se tornar profissionais.
  • Apenas contas existentes podem ser alteradas. Ou seja, não é possível criar um novo Perfil já como profissional.

Cumpridas essas normas, clique no botão Mais em sua Página Inicial e, e depois, na opção Twitter para profissionais. Leia atentamente os termos e avance para o botão Concordar e continuar. Em seguida, prossiga até chegar no pedido de aprovação.

Utilize bem o Twitter

Se você é médico e está no Twitter, utilize o seu perfil profissional para informar aos seguidores que você escreveu um artigo, publicou uma foto após realizar uma cirurgia e fez atualizações em seu Blog ou no Facebook.

No Twitter para médicos, disponibilize os horários de atendimento em sua clínica ou consultório. Fale, por exemplo, sobre os novos atendimentos, as reformas na rede física para melhor atendimento e a compra de equipamentos.

Aproveite para falar de sua participação em palestras, simpósios e congressos, comunicando aos pacientes o período de ausência.

É importante ressaltar que, a qualquer tempo, você pode deixar de ter o Perfil Profissional, retornando à conta regular no Twitter.

Twitter x Koo

Em novembro de 2022, o mercado ficou agitado com a ascensão vertiginosa da rede indiana Koo, que tem se aproveitado das polêmicas envolvendo Elon Musk.

Após seis meses de negociação, no dia 27 de outubro de 2022, o bilionário sacramentou a compra do Twitter por US$ 44 bilhões.

Desde o início de 2022 aconteceram muitas especulações, polêmicas e reviravoltas. Nesse intervalo, plataformas alternativas como Mastodon e Hive viram o número de seus usuários aumentar exponencialmente.

Da mesma forma, a Koo, lançada na Índia em 2020, aproveitou bem as polêmicas envolvendo demissões de funcionários e o hipotético fim do Twitter.

Sem dúvida provocou convulsão no mercado. Porém, ainda é muito cedo para declarar o fim do Twitter.

Gostou de saber mais sobre o uso do Twitter na estratégia de marketing médico? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!

Você pode se interessar por