Os melhores softwares para médicos - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Os melhores softwares para médicos

Conheça os melhores aplicativos para médicos

É impensável dissociar a Medicina da Tecnologia. Por isso, os profissionais rendem-se cada vez mais aos inúmeros benefícios proporcionados por uma evolução tecnológica que abrange todas as especialidades. Principalmente, no setor de softwares para médicos, com seu vertiginoso crescimento.

A realidade dos aplicativos evoluiu muito rapidamente. Dessa forma, apresenta uma enorme gama de ofertas, trazendo ganhos não apenas para os profissionais, mas também para os pacientes. Os softwares para médicos permitem aos médicos, por exemplo, acompanhar de maneira dinâmica e online o tratamento de seus pacientes.

Neste post, você encontrará os seguintes temas:

  • Medicina Móvel (mHealth)
  • Smartphones
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Relação médico-paciente
  • Dicas de Softwares para médicos

Você também pode gostar:
Como informatizar seu Consultório
O que não pode faltar no sistema de gerenciamento de Consultório


Medicina Móvel (mHealth)

Medicina Móvel (mHealth) é uma realidade à qual o mundo se acostuma. A utilização crescente dos dispositivos móveis transformou-os rapidamente em importantes aliados da Medicina. Dessa forma, os softwares para médicos têm ajudado não só os profissionais, mas também seus pacientes.

Com sua agilidade, os softwares para médicos armazenam tanto o prontuário quanto a evolução do diagnóstico clínico, permitindo o acompanhamento online do paciente. Certamente, são hoje de grande importância para a conduta médica no tratamento de casos crônicos.

Só para exemplificar: os softwares para médicos disponibilizam desde a realização de exames e receituário, até a evolução do quadro clínico. Dessa maneira, têm em mãos as informações acerca das condições de saúde e da resposta ao tratamento. Então, caso seja necessário, poderá rever a medicação.

Smartphones

Com a disponibilização exponencial dos softwares para médicos, os smartphones facilitam e auxiliam com eficácia os pacientes no controle diário do seu tratamento.

Nos mais variados tipos de enfermidades. Como, por exemplo, nos Estados Unidos, onde há bastante tempo os telefones celulares são utilizados pelos pacientes para enviar aos médicos os resultados de seus exames de eletrocardiograma a partir dos pulsos da mão.

Dessa maneira, o médico terá em mãos, em tempo real, as informações que poderão ajudá-lo a avaliar o quadro de saúde de cada paciente. Além disso, os softwares para médicos são uma das incontáveis ferramentas que a Medicina Móvel oferece para que os próprios pacientes possam olhar com maior atenção sua saúde.

Sobre esta importância, confira a entrevista ao Canaltech concedida por David Collins, diretor da divisão móvel da organização sem fins lucrativos Healthcare Information and Management Systems Society, dos Estados Unidos.

Internet das Coisas (IoT)

O uso de dispositivos para a área da Saúde conectados à Internet expressa uma realidade que acena de forma otimista. Não só para os profissionais da Medicina, que poderão elaborar diagnósticos, prescrever tratamentos e trabalhar em termos de uma Medicina Preventiva, mas também para os pacientes, agora com um papel cada vez mais ativo nos cuidados com a sua saúde.

A utilização de wearables, sensores e inúmeros outros equipamentos permitem maior autonomia do paciente, monitorando e coleta informações em tempo real. Os wearables, por exemplo, colhem e armazenam dados do próprio corpo do paciente, como o sono, a frequência cardíaca e a pressão arterial, que poderão ser analisados online pelo médico.

Relação médico-paciente

A relação médico-paciente ganhou novos contornos com os avanços proporcionados pela área tecnológica para a Saúde. Como consequência, a Medicina Móvel (mHealth) é uma realidade e o mundo se acostuma com esta aproximação que beneficia não apenas os pacientes, bem como os médicos.

Fundador do site de softwares para médicos iMedicalApps, Iltifat Husain, foi incisivo em sua entrevista ao Canaltech, nos Estados Unidos: “Como sociedade, nós precisamos descobrir se nós estamos dispostos a mudar a fundamental relação física entre médico e paciente”. Ele constata uma melhoria acentuada e uma oferta cada vez maior destes aplicativos.

Dicas de Softwares para médicos

A seguir, selecionamos alguns softwares para médicos que permitirão a você atualizar seus conhecimentos e melhorar a produtividade de sua clínica/consultório.

Se acaso você ainda está na faculdade ou fazendo residência médica, existem vários softwares para médicos que poderão auxiliar a todos. Muitos deles, inclusive, foram elaborados por profissionais com ampla experiência em suas respectivas especialidades.

Vários reproduzem casos clínicos e procuram estimular suas análises e discussões em jogos online. Por outro lado, inúmeros primam por acompanhar, por exemplo, o passo a passo de procedimentos cirúrgicos, sempre com amplo respaldo de uma biblioteca científica e da possibilidade de interação com especialistas de todo o mundo.

Então, confira abaixo, pois poderão ajudá-lo tanto nos estudos quanto no seu trabalho diário, assim como no necessário aperfeiçoamento permanente.

ProDoctor Cloud Consultórios

ProDoctor Cloud Consultórios destina-se especificamente para consultórios, atendendo sem complicações e com eficiência as necessidades diárias. Com banco de dados armazenado em Nuvem, está disponível para iPhone, iPad, macOS e Windows, totalmente integrados.

A versão Cloud disponibiliza, ainda, a digitalização de documentos e fotos diretamente da câmera do iPhone e iPad, o intercâmbio das atividades do ponto que parou entre Mac-iPad-iPhone, comandos de voz no lugar de digitação e o compartilhamento diretamente com a televisão. Com ele, o médico tem todas as informações que precisar, estando em qualquer ponto do planeta, desde que devidamente conectado com a internet, com total segurança e velocidade para os usuários.

White Book Clinical Decision

Concebido por uma equipe médica e disponível para Android e iOS, este app da Pebmed é destinado especialmente para os médicos plantonistas. Gratuito em sua versão básica, disponibiliza informações confiáveis e atualizadas, em português, sobre doenças e procedimentos. É um excelente auxílio para o profissional no momento em que precisa esclarecer rapidamente alguma dúvida, uma vez que lhe dá segurança para tomar decisões acertadas em relação a condutas diagnósticas e terapêuticas.

World Health Organization (WHO)

Este software foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma ferramenta importante para que os médicos se mantenham atualizados sobre saúde pública, pandemias e surgimento de novas doenças no mundo, como os casos de zika vírus. Seu conteúdo está em inglês.

MedScape

Gratuito e em inglês, é reconhecido como um dos melhores e mais completos aplicativos médicos, sendo um referencial em termos de suporte à prática clínica. Foi desenvolvido a partir de uma antiga base eletrônica de dados criada em 1995 e é atualizado constantemente, com informações detalhadas sobre cada patologia, protocolos de atendimentos, medicamentos e exames complementares, além de disponibilizar vídeos de procedimentos cirúrgicos e artigos científicos elaborados por uma equipe criteriosamente selecionada para cada especialidade.

Figure 1

Todo em português, este software canadense é gratuito. Trata-se de um canal colaborativo de discussão de casos clínicos em tempo real, contando com a participação de médicos de 190 países. Profissionais de todas as especialidades, podem compartilhar fotos dos exames, sinais, sintomas e patologias, tendo a oportunidade de discutir o caso com médicos ao redor do planeta, como se estivessem em uma sala de aula ou clínica, solicitando assim opiniões e discutir casos.

É importante destacar que todos os dados do paciente são mantidos em sigilo, preservando a ética médica. Antes de qualquer coisa, como por exemplo compartilhar uma imagem, é obrigatório obter a permissão do paciente através da assinatura do mesmo realizada com os próprios dedos na tela do dispositivo.

Após isso, um algoritmo de reconhecimento facial automático realiza a tarefa de cobrir todos os rostos que por ventura possam estar na imagem. Além disso, antes de publicar cada caso, é feita uma curadoria, afim de que só sejam liberadas fotos que não permitem a identificação do paciente. Por fim, somente os dados relevantes do caso que não comprometem a privacidade do paciente são compartilhados.

Prognosis: Your Diagnosis

Os aplicativos Prognosis são uma série educacional médica projetada para médicos, enfermeiras, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde. Estes softwares para médicos fornecem informações compreensíveis e facilmente digeríveis sobre diversas doenças, ao simular cenários clínicos da vida real que colocam o usuário na pele da tomada de decisão clínica. Todos os cenários foram meticulosamente revisados por um conselho editorial consistindo em mais 150 médicos especialistas ao redor do mundo.

O aplicativo foi constantemente classificado entre os melhores softwares para médicos,  tanto na loja de aplicativos do iTunes quanto no Google Play.

3D4 Medical

Dentre os softwares para médicos de destaque, este permite ver em 3D e de modo único todas as partes do corpo humano em seus mais singelos detalhes. De acordo com os fabricantes do app, ele revolucionou a forma de enxergar e ensinar Anatomia e fisiologia. De acordo com depoimentos de usuários, por seu caráter ilustrativo e extremamente detalhado e real o app é um ótimo aliado na hora de ilustrar para o seu paciente algum detalhe sobre o seu caso. Além disso, o 3D4 Medical já teve mais de 12 milhões de downloads no mundo.

Calculate by QxMD

Alguns softwares para médicos são favoritos destes profissionais. Este app é um deles, pois disponibiliza uma verdadeira coleção de calculadoras médicas. O médico encontra as calculadoras tradicionais, como a do cálculo do clearance de creatinina, e guias de risco, como a escala de Framinghan. O software é dividido por especialidades.

Touch Surgery

Com uma representação gráfica que impressiona, esse é um aplicativo indispensável para o internato e residentes em cirurgia. O Touch Surgery permite acompanhar o passo a passo de procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, colectomia, apendicectomia, colecistectomia e implante de próteses mamárias. (Android e iOs).

E-Saúde

(Android e iOs) – O aplicativo é a plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde. Gratuito, representa um grande avanço para as pessoas que se consultam pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agrega informações do paciente como CNS (Cartão Nacional do SUS), medicamentos usados, exames, médicos do paciente, além de informações como por exemplo os serviços do SUS mais perto da sua localização.

Além disso, é um canal de comunicação entre o usuário e o Governo. O aplicativo também permite cadastrar seu médico, que receberá as informações de saúde e exames do paciente.

GlicOnLine

No Brasil, a Dra. Karla Mello, endocrinologista e diabética, juntamente com os sócios Floro Dória e Ricardo Pessoa, desenvolveu um sistema para smartphones que permite auxiliar no controle glicêmico de portadores de diabetes. O GlicOnLineaplicativo Android que automatiza o tratamento, facilita o dia a dia do paciente. Além disso, permite que médico e nutricionista possam acompanhá-lo em tempo real.

Este software para médico também ajuda as pessoas a ter uma dieta saudável, ainda que não sofra com os males da doença, controlando o nível de carboidratos com medidas caseiras. Além disto, os usuários estão livres da estressante e dura tarefa de fazer contas rotineiramente.

Proteus

Já nos Estados Unidos, a empresa Proteus desenvolveu uma tecnologia que avisa imediatamente ao médico se o paciente deixou de tomar a medicação prescrita. Estes medicamentos têm um sensor ingerível que, após ser engolido, envia um sinal informando que o paciente tomou. O primeiro aviso chega no smartphone do paciente (ou de seu responsável).

Em seguida, mediante autorização, todas as informações serão repassadas ao médico responsável através de um sistema, cuja segurança é garantida pela Proteus. Este software para médicos pode ser usado no tratamento de doenças mentais de distúrbios de memória, como por exemplo, a Esquizofrenia e o Mal de Alzheimer.

Resumo

Com estas informações, você percebe claramente a importância dos softwares para médicos. E dos benefícios proporcionados pelos aplicativos desenvolvidos para a área da Saúde. Veja com atenção nossas dicas e esteja sempre atento para escolher o software ideal para você. 

Você pode se interessar por