O que não pode faltar no sistema de gerenciamento de consultório?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

O que não pode faltar no sistema de gerenciamento de consultório

sistema de gerenciamento de consultório

Informatizar o seu empreendimento é um passo importante para crescer e se estabelecer no mercado. Entretanto, antes de mais nada, você precisa saber exatamente o que não pode faltar no sistema de gerenciamento de consultório. 

Com as informações corretas, você poderá adquirir um software de qualidade e confiável. Além disso, que seja do tamanho de suas necessidades. Assim, evitará desperdícios e economizará.

Neste post, você encontrará dicas sobre as funções fundamentais que devem estar presentes no sistema de gerenciamento de consultório:

  • Agenda
  • Prontuário Digital
  • Faturamento de Convênios

Você também pode se interessar por:
Como a consultoria médica pode ajudar na clínica ou consultório?
Como evitar a demora na sala de espera?


A importa^ncia de ter um software de gestão

Agenda

Através dela a secretária organizará os dias e horários para atendimento dos pacientes. Com ela, ganhará agilidade para localizar, marcar, confirmar, alterar e até cancelar os agendamentos. Além disso, terá em mãos o controle dos pacientes que não compareceram.

Por outro lado, o médico saberá com facilidade se existe algum paciente aguardando.

sistema de gerenciamento de consultório

Prontuário Digital

É o módulo que permite realizar o cadastro do paciente ao registrar todos os seus dados. Por exemplo: nome, filiação, endereço, telefone, profissão, estado civil e etc. Além disso, é onde ficará armazenado o registro do atendimento. A anamnese de cada paciente explicita todo o desenrolar da consulta, com as respostas fornecidas ao médico.

O Prontuário Digital permite incluir registros médicos, como por exemplo, o histórico familiar sobre determinada doença, alergia a algum tipo de medicamento, etc.

Também é possível digitalizar documentos e, na área de impressos, prescrever receitas, atestados e pedidos de exames diretamente de seu dispositivo.

sistema de gerenciamento de consultório

Ganho de tempo e economia

Nesse sentido, é importante destacar dois pontos. Primeiramente: realizar todo esse atendimento utilizando papel implica em perda de tempo. Além disso, requer espaço para arquivamento de todo o histórico de cada paciente, mais o risco de se extraviar algum documento. Por fim, é preciso ganhar tempo e economizar!

Em segundo lugar: o médico ganha tempo com a agilidade proporcionada pelo uso de modelos próprios salvos no software. Dessa maneira, não tendo que escrever à mão ou digitar, poderá se dedicar a todo o relato do paciente.

Com as ferramentas integradas em um único software, tanto o médico quanto a secretária, acessando os dados conforme seus respectivos níveis de acesso, o trabalho é simplificado e organizado. Com isso, o paciente se sente seguro e confiante.

Dependendo das funcionalidades do sistema de gerenciamento de consultório utilizado, o profissional poderá ter acesso aos agendamentos e ao prontuário de qualquer ponto remoto. Para que isto aconteça, basta ter acesso à Internet e um dispositivo apropriado.

Faturamento de Convênios

A utilização de um bom sistema de gerenciamento de consultório realiza toda esta operação através de um arquivo XML, que integra o modelo. Este arquivo contém as contas médicas em determinado convênio, resultante das consultas realizadas em determinado período.

É um documento digital, totalmente esquematizado e padronizado pela TISS – Troca de Informação de Saúde Suplementar, que deve conter todas as informações de faturamento das atividades que os médicos realizaram.

Este módulo vai permitir o recebimento dos valores faturados, mantendo assim a saúde financeira do consultório. A secretária ganhará tempo, pois não precisará lançar as contas médicas escrevendo à mão.

No dia do envio do faturamento dos convênios, as cobranças estarão devidamente lançadas, proporcionando agilidade no envio do arquivo XML para a maioria das operadoras dos planos de Saúde.

Padrão TISS

As diretrizes da TISS foram desenvolvidas e têm sido aperfeiçoadas ao longo dos anos para, obrigatoriamente, uniformizar as ações administrativas das operadoras de planos privados de assistência à Saúde, melhorar o fluxo de comunicação e facilitar a troca eletrônica de dados entre os sistemas de informação em Saúde, conforme recomendam a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde (MS).

Resumo

Agora você está devidamente informado acerca das funcionalidades que são indispensáveis no sistema de gerenciamento de consultório. Com isso, poderá trabalhar com um software intuitivo, capaz de ser utilizado tanto pelo médico quanto pela secretária com a mesma eficiência e rapidez.

Além disso, devido à facilidade de uso do sistema de gerenciamento de consultório que você contratar, os demais colaboradores também estarão aptos para desenvolver plenamente suas funções.

Você pode se interessar por