Quero informatizar minha clínica. E agora? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

Quero informatizar minha clínica. E agora?

informatizar

Administrar qualquer coisa não é fácil. Contar com ferramentas que podem auxiliar e facilitar certas tarefas pode ser uma boa ideia. Pode procurar, qualquer que seja o seu ramo, é bem possível que você encontre uma ferramenta que lhe auxilie de alguma forma em seu dia a dia, e que depois você vai pensar: como fiquei sem ela todo esse tempo?

Ferramentas que te apoiam em todo o processo de gerenciamento de seu negócio são chamadas de softwares de gestão. E aí você pergunta: o que um software de gestão é capaz de fazer por mim? Com certeza muita coisa. Existem no mercado inúmeros softwares de gestão, específicos ou não para cada negócio, gratuitos ou pagos.

No que pode me ajudar?

Implantação de software médico para consultório

Um software de gestão pode automatizar vários processos que são realizados manualmente, e com isso trazer segurança, produtividade e diminuir erros e esquecimentos, além de centralizar todas as informações em um só local, facilitando consultas e geração de relatórios e estatísticas.

Informatizar o seu negócio, seja ele qual for, na maioria dos casos, deixou de ser luxo e se tornou uma necessidade. Para se ter ideia, operadoras de saúde hoje em dia, somente recebem o faturamento de seus prestadores de forma online, via arquivo XML, obrigando assim, que os mesmos estejam equipados de softwares que fazem este serviço.

O que fazer?

Relatórios Médicos

Exige atenção e um pouco de paciência na hora de implantar um software em seu negócio. É preciso o estudo dos processos realizados em sua empresa e das ferramentas oferecidas no mercado.

Há as chamadas fábricas de softwares, que desenvolvem o sistema sob medida para as necessidades dos usuários, mas esta modalidade acaba saindo mais cara e demorada. Softwares prontos, muitas das vezes não oferecem customização, e pode ser preciso adaptar os processos e costumes de sua empresa ao novo sistema (e não vice-e-versa).

Após este estudo, leve as seguintes questões em consideração: o quanto estou disposto a gastar? O quanto estou disposto a esperar? O quanto eu e minha equipe estamos dispostos a nos adaptar e modificar nossos hábitos e processos? A partir das respostas, você conseguirá reduzir as opções disponíveis (que tenho certeza, não serão poucas) e facilitar a melhor escolha para você, sua equipe e seu negócio.

Sempre que possível, tente descobrir a reputação do software através de experiências de usuários que o utilizam ou já utilizaram, quantidade total de clientes existentes, nível de satisfação, entre outros.

E lembre-se de levar em consideração também a questão do suporte, treinamento e implantação do sistema. Todas estas etapas devem ser cuidadosamente executadas para que problemas e frustrações posteriores sejam evitadas.

Uma dica para você!

Software de gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais

Se você está precisando de um software de gestão, vale a pena conferir o que o ProDoctor Cloud Consultórios, ProDoctor Plus e ProDoctor Corp, têm a oferecer para a gestão de consultórios, clínicas médicas e policínicas, que vai de agendamentos e faturamento dos profissionais, até o controle financeiro e de estoque de todo o estabelecimento.

Além de um ótimo apoio prestado por uma equipe altamente qualificada para acompanhá-lo durante as fases de implantação e treinamento e um suporte disponível ao cliente sempre que necessário.

Você pode se interessar por