O marketing médico e suas estratégias são alguns dos temas que mais interessam a profissionais que atuam na área da Saúde, principalmente aqueles que estão diretamente envolvidos na gestão de clínicas médicas. Contudo, mesmo sendo um assunto amplamente discutido, ainda é vendido em forma de cursos com “estratégias milagrosas”, repletos de manuais, muitas vezes ultrapassados e pouco eficientes.
Com 30 anos de experiência no mercado da Saúde, a ProDoctor foi a fundo para entender como entregar de fato este valor. As respostas são muitas, mas o post de hoje é dedicado a um passo fundamental: conhecer quem é seu público-alvo, ou seja, quem são seus pacientes. Os dashboards do ProDoctor trazem as informações necessárias para isso, sendo possível, então, desenhar uma estratégia eficiente e destinar recursos de maneira assertiva.
Confira o que você verá aqui:
De forma geral, profissionais da Medicina acatam algumas soluções que podem até remeter a marketing, mas que nem de longe agregam valor ao negócio, não trazendo resultados reais.
É o caso dos e-mails de aniversário que os sistemas enviam a todos os pacientes e tantas outras ferramentas que tratam o público de maneira genérica, com ações em massa. Isso não atrai negócios e nem gera fidelização.
Seu paciente quer que você fale com ele, de maneira estratégica e inteligente. Ele quer que você preencha lacunas de coisas que ele não encontra em outro lugar e, para isso, você precisa entender quem ele é.
Dashboards gerenciais são de grande importância para a gestão de qualquer clínica.
Com eles, em um único painel gráfico, pessoas responsáveis pela gestão podem ter uma visão global e imediata das informações, podendo assim, analisar os dados de maneira assertiva.
Eles podem ser construídos com diferentes parâmetros: desde recepção até gestão financeira e faturamento, por exemplo.
Dentro dessas possibilidades, estão os dashboards demográficos.
O dashboard demográfico visa mostrar, de maneira clara e objetiva, quem são seus pacientes.
Com ele, é possível conhecer o perfil do seu público com dados extraídos da ficha dos pacientes, que incluem, por exemplo:
A partir da análise dessas informações, é possível direcionar comunicações e traçar estratégias de marketing.
Imagine que você decida colocar um outdoor da sua clínica na cidade onde atua ou fazer um anúncio on-line por geolocalização.
Com as informações do dashboard demográfico do ProDoctor, você pode descobrir que há uma queda no número de pacientes que moram na região X ou no bairro Y e, por isso, faria sentido promover sua marca por lá.
Ou ainda, você pode descobrir que as mulheres são um público importante da sua clínica e que vem crescendo.
A partir disso, poderia ser estratégico direcionar comunicações patrocinadas pelas redes sociais para este público ou fazer um e-mail marketing com conteúdo customizado, o que traz muito mais resultados.
As possibilidades são muitas e, a partir delas, é possível direcionar melhor seu público-alvo e até se posicionar melhor.
|Leia também: 7 ferramentas de marketing de relacionamento para médicos
Ao utilizar as informações disponíveis nos dashboards demográficos do ProDoctor, o seu marketing médico sai de uma posição de “achismo” e passa a ser data-driven, ou seja, orientado a dados.
Isso quer dizer que os seus recursos de marketing e as suas estratégias deixam de ser aplicadas com base no feeling ou na sensação e passam a ser realmente assertivos.
Com isso, sua comunicação passa a ser a combinação perfeita entre você ou o seu negócio e o seu paciente.
|Leia também: Pesquisa de satisfação do paciente: tudo o que você precisa fazer
O que queremos dizer é que um dos componentes mais importantes de um marketing médico eficaz é entender o público para o qual as suas estratégias se destinam e adaptar as estratégias, tornando-as mais adequadas a ele.
As diferenças em torno de cada público ou persona geralmente exigem um planejamento das estratégias de alcance de maneiras distintas.
Este posicionamento deve se refletir em tudo que a sua clínica faz. Da cor das paredes à decoração da recepção; do atendimento que sua secretária realiza às tecnologias adotadas; das publicações nas redes sociais ou no seu website à prescrição que você entrega.
Enfim, tudo deve ter uma linguagem coerente para que a visão de seu paciente seja construída da forma com que você deseja, Afinal, não basta ser: é preciso ser percebido.
Portanto, esqueça essas fórmulas prontas que você vê por aí. Não existe uma fórmula única, não existe solução genérica para o marketing médico.
A base para estratégias de sucesso, na comunicação e no seu negócio em geral, é sempre com base na inteligência de dados.
Só o ProDoctor te entrega soluções de alto valor, como os dashboards demográficos e tantas outras soluções inovadoras.
Gostou de saber mais sobre estratégias de marketing médico? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!