Entretenimento

Decoração do consultório: Seja referência!

decoração do consultório

A decoração do consultório é um item importante para alavancar o seu empreendimento. Um ambiente sóbrio e tranquilo proporciona uma impressão positiva logo à primeira vista. É um convite de boas-vindas, que deve harmonizar perfeitamente com a educação e a gentileza de seus funcionários.

Com toda a certeza, decoração não é sua praia, mas é preciso estar atento, a fim de proporcionar conforto e aconchego para os pacientes. Por isso, para que possa desempenhar sua profissão despreocupadamente, contrate um profissional de reconhecida competência e credibilidade no mercado.

Dessa maneira, convidamos você a ler algumas dicas importantes que a ProDoctor Software enumerou em seu Blog, especialmente para seu conhecimento, com o intuito de ajudá-lo a trocar ideias com especialistas do tema. A seguir, você encontrará detalhes sobre os seguintes pontos:

  • Antes da decoração do consultório, a Anvisa.
  • Iluminação e cores.
  • Piso adequado. E tapetes, não.
  • Decoração do consultório com espaço e segurança.
  • Decoração do consultório com organização e limpeza.
  • Plantas, flores e cortinas.
  • Música ambiente ajuda na decoração do ambiente.
  • Quadros, diplomas e fotos.

Talvez você também se interesse
Como evitar a demora na sala de espera do consultório?
7 dicas para melhorar a relação com os pacientes


Antes da decoração do consultório, a Anvisa

Sim, a decoração do consultório é fundamental! Mas, antes de mais nada, você precisa estar atento às determinações legais do setor de Saúde, a fim de que seu empreendimento esteja devidamente legalizado.

Portanto, primeiramente, organize todos os documentos exigidos e esteja pronto para a inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o propósito de obter o licenciamento. É de grande importância que o seu consultório esteja rigorosamente dentro dos padrões estabelecidos pela Agência, uma vez que, se não atender as exigências legais, você gastará tempo e dinheiro para fazer as alterações que forem pedidas pelo órgão.

Assim, cabe à Anvisa repassar e esclarecer você sobre todas as permissões com relação à higiene e à limpeza, com o intuito de liberar o seu consultório para funcionar normalmente. Todas as determinações acerca de higiene, estrutura, procedimentos a serem realizados e outros detalhes para obter a licença sanitária estão na Resolução RDC 153/2017.

É importante ressaltar que uma das exigências é ter um responsável técnico, que deverá ser formado na área dos serviços ofertados. Além disso, tenha sempre em mente que “o grau de risco sanitário é o perigo potencial de danos à integridade física, à saúde humana e ao meio ambiente da atividade econômica exercida”, conforme definição da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Iluminação e cores

decoração do consultório

Antes de tudo, é preciso ter bom gosto e equilíbrio, não só na arquitetura, mas também na decoração do consultório. Dessa maneira, o bom-senso recomenda que seja um ambiente que transmita conforto e tranquilidade, com sobriedade na decoração e nas cores, pois isto pode não só influenciar na recuperação de um enfermo, como também acalmá-lo antes de um exame mais complicado.

Lembre-se que além dos pacientes, o consultório será frequentado também por seus familiares, acompanhantes e aqueles que transitam pelo local. 

Tradicionalmente, o branco é bastante utilizado nas diversas unidades de Saúde. Contudo, é preciso ter atenção para não exagerar no seu uso, pois isto tende a prejudicar. Desse modo, evite utilizar cores fortes, que possam agredir os olhos e provocar agitação nos pacientes e demais pessoas.

Conforme os especialistas em decoração, as paletas de cores mais claras dão a impressão de que o seu espaço é maior. Além disso, as cores claras são consideradas por estudiosos como verdadeiros calmantes psicológicos e capazes de tranquilizar as pessoas. Desse modo, a alternativa sugerida é pelas cores azuis, verdes e beges, sempre pensando na composição correta com a iluminação de cada local do consultório.

Se acaso seu consultório tem mobílias e decoração em madeira, o azul e o verde são cores recomendadas para fazer a composição correta. Por outro lado, as cores marcantes, como por exemplo o vermelho e o preto, podem estar presentes em objetos decorativos e nos quadros nas paredes. Dessa maneira, contribuem para quebrar a monotonia e ainda proporcionar um clima mais alegre.

Além disso, o vermelho e o negro impressionam por expressar maior requinte, podendo ser utilizados se acaso você optar for por um ambiente mais sofisticado e moderno. Todavia, é preciso ter uma atenção especial com a iluminação, com o intuito de alcançar a composição correta com o planejamento de todo o design.

Por fim, as cores do consultório devem casar com o trabalho do profissional, remetendo os objetos de decoração à sua especialidade médica. Com um detalhe: os vidros podem separar a recepção dos consultórios.

Piso adequado. E tapetes, não.

Da mesma forma, a indicação de especialistas em decoração é para que, no caso de um consultório, sejam colocados pisos com cores mais claras. Se acaso você quiser algo mais moderno, opte pelos pisos de porcelanato, uma vez que também produzem uma sensação de amplitude no ambiente.

As cores mais claras favorecem, principalmente, os espaços menores. Para dar a impressão de amplitude, você também pode recorrer ao cinza.

Além disso, não se esqueça de que o piso não apenas é um elemento da decoração, como também importante para proporcionar segurança aos pacientes.

Por fim, lembre-se que não é recomendável utilizar tapetes. E que a Anvisa recomenda o uso de persianas do tipo rolô, aquelas cujo tecido bloqueia a luminosidade de um lado e tecido em outro, mantendo maior conforto no local. As cortinas deixam o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Use-as corretamente, conforme o projeto de decoração do consultório.

Decoração do consultório com espaço e segurança

decoração do consultório

Ao pensar na decoração do consultório, é importante lembrar de detalhes importantes. Como, por exemplo, permitir não só mobilidade, como também segurança, a fim de que o trânsito de uma cadeira de rodas seja feito de maneira fácil e tranquila.

Um item importante e para não esquecer: acessibilidade.

Se acaso receber crianças, a recomendação é para que não deixe objetos pequenos ou pontiagudos ao seu alcance.

Outro item importante e que não pode ser esquecido: orientações corretas para o paciente, com informações visíveis. Só para ilustrar: o ambiente deve ter o nome do médico, com sua especialidade, e diversas placas de sinalização.

Está abrindo seu consultório e não sabe por onde começar?

Baixe nosso material gratuito e tire todas as suas dúvidas!

Decoração do consultório com organização e limpeza

Não basta decorar. É preciso cuidar, todos os dias. Manter o consultório organizado e limpo é um pré-requisito para que o ambiente também seja um diferencial em termos de atendimento.

Com toda a certeza, os pacientes, com seus familiares e demais frequentadores, serão importantes propagadores da boa imagem proporcionada pelo estabelecimento.

Nesse sentido, o ideal é que a equipe de limpeza realize seu trabalho, pelo menos, duas vezes por semana.

Com relação à organização, por exemplo, escolha um ambiente adequado para colocar a televisão, posicionando estrategicamente poltronas e cadeiras. Além disso, disponibilize uma mesa com cafezinho de maneira mais reservada.

Os especialistas em decoração aconselham o uso de móveis confortáveis e que não sejam pesados. Não apenas pelo próprio peso, como também pelo impacto visual que poderão causar em cada local do consultório. As poltronas, preferencialmente, deverão ser de couro natural ou sintético e fáceis de lavar.

Procure harmonizar cada cômodo, conforme o projeto do profissional contratado. Assim, opte por uma mobília mais simples e leve. O mais importante, contudo, é que a ocupação dos espaços seja feita com o intuito de dar conforto e tranquilidade aos pacientes.

Plantas, flores e cortinas

Mesmo que você não goste muito de plantas e flores, estas podem tornar seu consultório mais bonito e com um ar mais alegre. Elas transmitem um ar vívido e autêntico e, conforme a escolha, as pessoas reconhecerão o bom gosto e o cuidado. Portanto, peça a opinião de sua secretária.

Feita a escolha, coloque-as em vasos que podem ser tanto de cristal quanto de cerâmica, uma vez que ambos são considerados ideais para a decoração do consultório.

Música ambiente ajuda na decoração do consultório

decoração do consultório

Sim, a música ambiente ou a televisão ligada em um volume agradável e respeitoso contribui para tornar o tempo de espera dos pacientes menos tedioso.

Dessa maneira, a música ambiente pode ser usada tanto na recepção quanto em outro local de espera, após o atendimento inicial. Entretanto, deve ser escolhida com o intuito de transmitir tranquilidade, sem barulhos estridentes.

A opção pode recair, preferencialmente, pela música clássica, abrangendo os estilos barroco, renascentista e romântico, além de Mozart, que é sempre um santo remédio. Fica a sugestão de revezar com a New Age de Enya, Yanni e Loreena McKennitt, além das melodias mais calmas da MPB.

Quadros, diplomas e fotos

decoração do consultório

Não seja exagerado, exibicionista. Se acaso quer expor os diplomas e os títulos que recebeu como médico, tenha bom-senso e equilíbrio. Uma sugestão é que deixe à mostra os certificados da graduação e da residência médica, além do título de membro da Sociedade da sua especialidade. Com um detalhe: os Conselhos de Medicina permitem a divulgação de apenas duas.

Também pode ser relevante expor alguns cursos importantes realizados, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos. A recomendação é que, de tempos em tempos, você troque os mais antigos pelos mais atuais, mantendo os mais importantes.

Além disso, não se esqueça de que todos devem estar emoldurados de maneira uniforme. Dessa forma, você não estará sendo exibicionista ou vaidoso. E o paciente estará informado sobre o seu conhecimento científico, o que lhe trará confiança e respeito pelo seu trabalho.

Por fim, com relação às fotos de familiares, evite o excesso. A exposição da vida particular é algo que o médico deve avaliar com cautela.

Resumo

Com toda a certeza, você está consciente de que, primeiramente, precisará consultar e contratar um profissional experiente e de confiança. A decoração do consultório é um elemento chave para o sucesso do seu empreendimento. Este profissional terá a missão de desenvolver e executar o projeto, ouvindo o que você pretende e suas expectativas. Sempre aliando o bom gosto com as questões práticas e de segurança.

Você pode melhorar sempre. E se tornar referência! Com estes três parâmetros bem delineados e executados, seu consultório, com toda a certeza, ganhará muitos pontos em termos de imagem e reconhecimento público.

Você pode se interessar por