Como fazer uma solicitação de exames | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Como fazer uma solicitação de exames em sua clínica ou consultório

Como fazer a solicitação de exames

Na prática médica, a solicitação de exames é uma etapa crucial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes. Seja para confirmar uma suspeita clínica, monitorar o progresso de uma doença ou avaliar a eficácia de um tratamento, os exames são ferramentas indispensáveis.

No entanto, a gestão dessas solicitações pode se tornar um desafio, especialmente em clínicas com grande fluxo de pacientes.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de realizar corretamente a solicitação de exames no contexto clínico, seguindo as orientações dos convênios. Você também vai descobrir como a tecnologia pode transformar essa prática, tornando-a mais ágil e precisa.

Desconto inicial de 60% na mensalidade do ProDoctor Cloud. O valor integral da mensalidade só será cobrado após 2 anos, dando a você tempo para consolidar sua carreira.
Válido para quem tem CRM ou RQE há, no máximo, 1 ano. Válido somente para novos clientes ProDoctor. Clique na imagem e saiba mais!

Formas de solicitação de exames

A solicitação de exames em uma clínica ou consultório acontece, basicamente, de duas formas: manual ou digital.

Geralmente, passando ou não pela consulta ao convênio, o médico repassará ao paciente um papel assinado por ele e com seu carimbo do CRM ou uma requisição eletrônica com a sua assinatura digital.

Seja no documento físico ou no eletrônico, deve haver a logomarca do estabelecimento de Saúde e informações básicas, como endereço, telefone e e-mail da clínica ou do consultório.

Outras informações que não podem faltar são: o nome do paciente e a indicação do procedimento a ser realizado. Caso haja especificações como, por exemplo, a necessidade de jejum, elas também devem estar presentes na solicitação.

|Leia também: Legislação sobre prescrição médica: conheça

Como fazer uma solicitação de exame manual

Essa é a forma mais tradicional de fazer uma solicitação de exame. Primeiramente, o médico preenche um formulário no prontuário. Em seguida, o documento impresso e com a assinatura do profissional é entregue ao paciente com as orientações.

Então, o paciente levará a prescrição ao local onde fará o procedimento. Esse tipo de solicitação de exames não segue nenhum padrão específico.

Como fazer uma solicitação de exame digital

Essa categoria assemelha-se ao requerimento manual, mas ocorre no ambiente virtual. Aqui, os dados são inseridos e o documento é assinado digitalmente, permitindo que tudo seja disseminado via web.

Comumente, seja na Telemedicina ou nas consultas presenciais, os estabelecimentos que escolhem essa abordagem empregam um software médico de gestão que dispõe dessa capacidade, facilitando a inserção e distribuição de dados com pacientes e parceiros.

A requisição de exames pela Internet auxilia na melhoria da eficiência operacional nas entidades de Saúde e oferece mais conveniência aos pacientes, já que eles têm a liberdade de consultar o pedido quando quiserem, independentemente de sua localização.

|Você pode se interessar: Envio seguro de documentos médicos via WhatsApp.

Padrão TISS: alguns convênios o exigem no pedido de exames

TISS - Divisor de águas

Por outro lado, algumas operadoras exigem que a solicitação de exames seja feita no Padrão TISS. Os procedimentos seguem as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Com a evolução tecnológica, softwares médicos têm surgido como soluções inovadoras para otimizar esse processo, facilitando a vida de médicos, secretárias e gestores.

Através do software médico que contém esta ferramenta, é necessário, então, preencher a Guia TISS de Solicitação de Procedimento (SP/SADT).

Só para ilustrar: o paciente chega à clínica ou ao consultório e requisita à secretaria uma solicitação de exames de sangue, que costuma fazer a cada quadrimestre.

Depois de comunicado sobre o pedido do paciente, o profissional preencherá o formulário e a secretária, de posse da carteirinha do paciente, obterá a autorização junto ao convênio, a fim de realizar o procedimento.

Solicitação de exames com justificativa

Como fazer a solicitação de exames

A solicitação de exames via convênios médicos pode exigir algumas etapas adicionais. Por exemplo, com o paciente indo à operadora pessoalmente, caso exista atendimento em sua cidade, a fim de obter a autorização prévia.

Além disso, quando há necessidade de o convênio aprovar o pedido, o médico apresenta sua justificativa e, se acaso houver necessidade, inclui no pedido o Código Internacional de Doenças (CID).

Só para exemplificar: um paciente vai ao oftalmologista. Ele é idoso e tem catarata. O médico constata a necessidade de realizar a cirurgia de facectomia. Assim, apresenta a justificativa de “baixa acuidade visual por catarata senil”. E acrescenta o CID H25.9, referente à enfermidade.

Neste aspecto, a tecnologia também pode otimizar a maneira como você lida com a solicitação de exames.

O ProDoctor CID, por exemplo, é gratuito para consulta do CID-10 e está disponível nos sistemas Android e iOS (iPad e iPhone). Ele está sempre atualizado e contém toda a Classificação de Doenças. O Aplicativo de consulta do CID-10 do ProDoctor é fácil de manusear e não ocupa a memória do seu dispositivo.

Resumo

Fazer uma solicitação de exames não é uma tarefa difícil. Todavia, requer atenção para fazer a prescrição corretamente. E, se acaso houver necessidade, embasar a justificativa em caso de exames mais complexos.

Além disso, dispor de um software de gestão confiável facilita ainda mais a tarefa do médico. Você já conhece o ProDoctor? Que tal solicitar uma demonstração sem compromisso? Fale conosco pelo WhatsApp.

Você pode se interessar por