Como escolher os convênios para o consultório - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como escolher os convênios para o consultório

Como escolher o convenio certo para o meu consultorio

Seu consultório atende por meio de convênios? Você tem dúvidas sobre como eles funcionam? Quer saber como escolher os convênios para o consultório? Então, este texto é para você!

Com efeito, a dificuldade do poder público em suprir as demandas da população na área da Saúde leva milhares de pessoas a optarem pelos convênios. É através desse contrato para a prestação de serviços que o profissional tem a garantia de receber pelos custos de seu trabalho.

Nesse sentido, abrangem os seguintes tipos de atendimento:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar sem obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Exclusivamente Odontológico
  • Referência
  • Ambulatorial + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico

  Leia mais: Como informatizar clínicas e consultórios

Como escolher os convênios para o consultório

Tipos de convênio

Como escolher os convênios para o consultório

Coletivo

Antes de mais nada, é preciso destacar que existem dois tipos de planos coletivos. Primeiramente, os empresariais, que prestam assistência aos funcionários da empresa contratante devido ao vínculo empregatício ou estatutário. Também existem os coletivos por adesão, que são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

Individual ou familiar

Ao contratar o seu plano de saúde diretamente com a operadora que vende planos, ou por intermédio de um corretor autorizado por ela, o seu plano de saúde é do grupo dos planos individuais ou familiares.

É importante saber que a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS regula apenas a atuação das operadoras de planos de saúde.

Nesse sentido, ela autoriza a atuação dessas empresas, registra os produtos que comercializam e acompanha e fiscaliza as atividades delas.

Por outro lado, os corretores de planos de saúde, que podem representar essas empresas no contato com os consumidores, são regulados por outro órgão do governo federal, a SUSEP.

3 perguntas que você deve fazer ao escolher os convênios para o consultório

Como escolher os convênios para o consultório

1. A operadora é confiável?

Com toda a certeza, é preciso ter confiança e segurança para trabalhar com os convênio que vai escolher. Dessa maneira, através do site da ANS, você consegue verificar os dados da operadora e saber se ela é confiável.

O registro na ANS é exigido de todas as empresas que comercializam planos de saúde no Brasil. Portanto, verifique se a sua operadora ou aquela que você deseja contratar está devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar clicando aqui.

Além disso, faça o levantamento das informações detalhadas junto às operadoras. Também procure conversar a respeito com outros médicos.

Por fim, faça uma rápida consulta nos perfis oficiais dessas empresas, Reclame Aqui e redes sociais, pois isso também ajuda na avaliação da reputação das empresas.

2. Quais são os períodos de carência?

A carência é o tempo que você espera entre contratar e usar todos os serviços. Logo após o período de carência, o beneficiário terá direito ao atendimento, conforme segmentação do plano (se odontológico ou médico-hospitalar; se ambulatorial ou hospitalar com ou sem obstetrícia; se referência), e este atendimento deverá ocorrer dentro dos prazos máximos.

Saiba mais sobre a carência clicando aqui.

3. Como funciona a cobertura do plano?

Ao contratar um plano de saúde, você deve estar atento ao tipo de cobertura oferecido. Assim, quanto mais abrangente o convênio, maior tende a ser a mensalidade. Além disso, é importante lembrar que a opção pelo custo/benefício ideal deve levar em conta os atendimentos e o estilo de trabalho de cada consultório.

Para verificar a cobertura do plano clique aqui.

Benefícios de ter um convênio para o consultório

Como escolher os convênios para o consultório

Certamente, o principal benefício é a visibilidade. Isso porque você participará de uma rede conveniada a uma operadora conhecida. Assim, você tem ganho na experiência e um maior número de atendimentos, se comparado à atuação no modo particular.

Também é importante ressaltar que um critério fundamental para escolher o convênio certo para o seu consultório é conhecer bem seu público-alvo e o que ele precisa. Outro ponto que deve ser analisado em detalhes é o valor pago pelas operadoras para cada procedimento realizado pelo profissional.

Dessa maneira, planejamento e pesquisa são as palavras de ordem quando o assunto é convênio. E, com todas essas dicas, agora você já sabe como escolher os convênios para o seu consultório!

Quer saber mais sobre o faturamento de convênios? Confira 10 dicas em nosso Blog!

Faturamento de convênios de consultórios e clínicas

Com toda a certeza, o faturamento de convênios de consultórios e clínicas é uma tarefa espinhosa, que exige conhecimento e muita atenção. Além disso, demanda tempo e isso, certamente, é algo que vale ouro para você. Afinal, é preciso cada vez se dedicar ainda mais aos seus pacientes.

Pensando nisso, a ProDoctor Software decidiu elaborar um post especialmente para auxiliar os responsáveis por esse importante trabalho.

Quer saber mais sobre o faturamento de convênios? Então, confira 10 dicas em nosso Blog!

O profissional faturista

Realizar o faturamento de contas médicas implica em trabalhar com especificidades que geram dúvidas, retrabalho. Consequentemente, isso pode até fazer a clínica ou consultório perder dinheiro.

Isso é muito comum. Todavia, maioria dos casos podem e devem ser evitados. Dessa maneira, um bom profissional, que domina as técnicas de faturamento e que tem auxílio de um software de gestão eficiente, está muitos passos à frente.

Atenta a isso, a ProDoctor Cursos lançou o Curso de Faturamento para Área Médica. Com toda a certeza, uma excelente oportunidade. Não apenas para que o profissional se capacite e se destaque no mercado,  como também contribua de maneira decisiva para o trabalho ágil e de qualidade de sua clínica/consultório.

Você pode se interessar por