Conheça mais sobre o Arquivo XML no ProDoctor - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios O que há de novo?

Conheça mais sobre o Arquivo XML no ProDoctor

Arquivo XML

O Arquivo XML é a cobrança que a clínica envia para os convênios dos planos de saúde. Ou seja, é como se fosse o relatório de atendimento de tudo o que deverá ser pago. Mas, como se faz? Com toda a certeza, é preciso ter atenção e ser organizado para evitar possíveis erros. Portanto, a utilização de um software de gestão com amplo reconhecimento no mercado será indispensável para o seu trabalho!

O Blog da ProDoctor Software continua sua abordagem sobre detalhes do ProDoctor Corp., com o objetivo de deixá-lo ainda mais informado sobre as inúmeras funcionalidades do aplicativo. Dessa maneira, você poderá aproveitar todas as suas potencialidades e utilizá-lo com maior eficiência, tranquilidade e segurança.

A seguir: confira detalhes dos temas, explicados pelas especialistas de implantação da ProDoctor Software, Fernanda Almeida e Telma Santos:

  • O que é o Arquivo XML
  • Como trabalhar no Arquivo XML
  • Faturamento
  • Controle de glosas

Você também pode gostar:
O que é jornada do paciente como melhorar a relação médico-paciente
O que é o Mat/Med?


certificado digital

O que é o Arquivo XML

Como dissemos no início, trata-se da cobrança que a clínica envia para os convênios dos planos de saúde. Para realizar a tarefa, a secretária precisa ir na Ficha do Paciente e fazer o cadastro do atendimento. Ou seja, é trabalhar monitorando como se fosse o relatório de atendimento de tudo o que deverá ser pago.

Como trabalhar no Arquivo XML

Ao abrir a Ficha do Paciente, a secretária deve entrar em Contas, a fim de lançar todos os procedimentos que foram realizados, não apenas consultas e exames, como também os honorários do médico pelos procedimentos realizados no hospital. Enfim, ficar bastante atento a tudo que precisa ser cobrado.

Os procedimentos podem ou não ter cobrança de material e/ou medicamento e é possível discriminá-los na guias de Outras Despesas

Fernanda Almeida explica que “o Financeiro Avançado do ProDoctor Corp. possui filtros e configurações avançadas”. Dessa maneira, possibilita controlar os recebimentos dos caixas da recepção e de todo o Contas a Pagar e Receber da clínica/policlínica.

Então, através da Conta, prossegue Fernanda, é gerada uma guia, que é o padrão exigido pelos convênios para ser feita a cobrança. O Arquivo XML é gerado através dos campos nestas guias. Assim que o Arquivo XML é enviado para o convênio, automaticamente, pode ir para o Contas a Receber. No ProDoctor Corp., os campos são totalmente parametrizáveis, com o propósito de atender quaisquer operadoras de planos de saúde.

como calcular honorarios medicos

Quer ser um especialista em Faturamento Médico?

Ganhe 10% de desconto para se inscrever em nosso curso de Faturamento para área médica.


Faturamento

Ao explicar o processo de Faturamento do ProDoctor Corp., Telma Santos chama atenção para a importância da Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), criada em 2006 pela Agência Nacional de Saúde – ANS. Segundo ela, seu objetivo é “padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde”.

Com toda a certeza, o padrão TISS representa um divisor de águas na forma de se fazer o faturamento de convênios médicos. Anteriormente, não existia padrão e cada operadora podia definir a forma como o prestador cobraria pelos procedimentos e materiais. Além disso, vários formulários ou arquivos eletrônicos não eram padronizados.

As dificuldades operacionais eram imensas, ressalta Telma. Todavia, com a TISS, desenhou-se um novo cenário, uma vez que a ANS estabeleceu padrões em todos os formulários de consultas, exames, internação e honorário individual, assim como nas guias de solicitação. O ProDoctor Corp conta com todas as guias de realização e solicitação previstas pela ANS.

Sobre a utilização do ProDoctor Corp., enfatiza que sua facilidade de uso começa pelas inúmeras informações que disponibiliza. Contudo, adverte que é de grande importância a realização do treinamento, que recebe uma atenção muito especial da ProDoctor Software.

Com o ProDoctor Corp., tudo é mais simples e personalizado da melhor forma, a fim de que o usuário possa faturar os procedimentos sem complicações. O software tem todos os tipos de tabelas cadastradas, como por exemplo: TUSS, AMB e CBHPM.

Controle de glosas

Outro ponto de destaque do programa é o controle das glosas. Para as especialistas de implantação da ProDoctor Software, “a informatização do faturamento possibilita que a equipe responsável pelo setor realize um trabalho muito melhor de gerenciamento das glosas, com o intuito de apresentar os devidos recursos à operadora, o que representa, também, um ganho”.

Dessa maneira, o ProDoctor Corp consegue, manualmente, controlar as glosas, incluindo recusadas, recuperadas e histórico de negociações, uma vez que a faturista pode realizar este trabalho.

Resumo

Fernanda e Telma são unânimes na recomendação final: é preciso ter organização e método para trabalhar. O setor financeiro é um dos mais sensíveis de qualquer empresa. Assim, é preciso separar todos os documentos e organizá-los, com o propósito de nunca deixar acumular para só no final efetivar as contas.

É preciso checar bem todos os dados, verificar se não existem erros antes de enviar o Arquivo XML. Por exemplo, se acaso a guia em mãos é a mesma do arquivo, atenção ao digitar o número da carteirinha (é muito comum este tipo de erro, mas o ProDoctor Corp. realiza a leitura do cartão magnético e minimiza o problema) e códigos. Enfim, ter foco é fundamental!

ProDoctor Cursos

Você pode se interessar por