Você sabe usar a internet a seu favor? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos Tecnologia na Medicina

Você sabe usar a internet a seu favor?

Hoje em dia a importância de se estar ‘online’ aumenta cada vez mais. Os mais variados setores estão buscando saídas na internet para divulgar seus produtos e serviços, manter um relacionamento estreito com seus consumidores, ficar mais junto da concorrência, informar-se sobre as novidades da área, entre outros. Mas você sabe usar a internet a seu favor e a favor do seu negócio?

Existem diversas formas e ferramentas para se tornar presente no mundo virtual, o que utilizar e como utilizar vai depender do que você pretende obter com a sua ‘presença online’. É vender mais? Apresentar seu produto? Melhorar o relacionamento com seu paciente? Se manter informado sobre as novas tendências e novidades dos concorrentes? Tudo isso? Aqui, apresentamos algumas formas e ferramentas que podem te auxiliar a se tornar visível na internet:

Sites

Sites ajudam na identificação de uma marca. Podem e devem conter informações sobre os produtos e serviços prestados (com imagens, de preferência), história da empresa, etc. Devem ser de fácil navegação, permitindo que o usuário ache facilmente o que procura de forma simples e agradável. Existem no mercado desde profissionais liberais até grandes empresas que oferecem o serviço de criação, hospedagem e manutenção de sites. Mas se você entende um pouco mais de computador, internet e programação, poderá se aventurar a criar seu próprio site através de ferramentas gratuitas que oferecem visuais pré-definidos e fáceis de se utilizar, como por exemplo o Wix.

Facebook

No Facebook você pode, além do seu perfil pessoal, criar uma página para sua marca e nela publicar quais informações você julgar interessantes para seu público alvo. Estes posts podem ser imagens, textos, vídeos ou um conjugado destes. Os seus seguidores receberão estas informações que são divulgadas. É incontestável que o Facebook virou uma poderosa ferramenta para interação com o público e divulgação de serviços, pois além das postagens gratuitas, é possível realizar anúncios pagos destas postagens. Tudo isso para aumentar o alcance de suas postagens, ou seja, suas postagens chegarão a um número maior de usuários!

Twitter

O Twitter é também uma rede social, que aceita postagens de até 140 caracteres que podem conter textos, imagens, vídeos e links. É possível criar uma conta no twitter para sua marca e divulgar através desta ferramenta seus serviços e informações que julgar interessantes. O twitter também oferece serviços de anúncios pagos para suas publicações que aumentam o alcance de seus twittes.

Linkedin

Podemos dizer que o Linkedin é uma rede social profissional. Através dela você cria uma rede de conexões com pessoas da mesma área que você e sua marca. É possível criar uma página para sua marca e também divulgar informações que julgar necessárias. É muito utilizada por empresas para recrutar novos funcionários, pois nela, cada usuário cria uma espécie de Curriculum Vitae para si e que se torna visível para os outros usuários da rede. Conta com serviços pagos como anúncio de vagas a serem preenchidas em empresas,  conteúdos patrocinados, soluções de vendas, etc.

Instagram

O Instagram funciona como uma rede social de fotos. Todos os usuários compartilham fotos variadas com o seu público. Muitas empresas utilizam o Instagram para ajudar na divulgação de seus serviços, porém este tipo de rede social é mais indicada para aqueles que apelam mais para o visual e que podem ser exibidos em forma de fotos e vídeos, como por exemplo dentistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros.

Blog

Podemos dizer que blogs são uma espécie de diário online sobre os mais variados temas e assuntos. Antigamente caiu na graça do público mais jovem, que expunha suas experiências de vida e anseios, mas depois caíram em desuso. Hoje eles voltaram com força total e com um uso mais comercial e corporativo.

São utilizados com intuito informativo, onde em forma de textos (também chamados de artigos, posts) discutem sobre algum assunto, e promovem produtos e serviços. O WordPress é uma ferramenta que auxilia na criação do seu blog, sem programação e fornece um design mais profissional. Blogs permitem associação à perfis nas redes sociais como Linkedin, Google+, Facebook, Twitter, etc. 

E-mail

O e-mail tem grande alcance de pessoas e pode ser enviado de uma vez só para inúmeros endereços diferentes a partir da utilização de um serviço de envio automático como o MailChimp, GetResponse e Aweber. Só tome cuidado para não inundar constantemente a caixa de entrada de seus pacientes.

Fóruns

Fóruns nada mais são que plataformas utilizadas para se debater um determinado assunto com muitas outras pessoas que se interessam pelo mesmo. Um médico por exemplo, pode entrar em um fórum de discussão sobre saúde e discutir com outros médicos e outros profissionais sobre as tendências da área, pesquisas, medicamentos, tratamentos, opiniões sobre casos, etc.

Existem ferramentas que te auxiliam na divulgação de sua página/blog/site e verificação dos resultados, como o AdWords e GoogleAnalytics, respectivamente.

Tenha sempre em mente que, após criar a sua identidade na internet, seja com site ou páginas e perfis em redes sociais, é importante que você dê manutenção periodicamente nas mesmas, através de posts com novos conteúdos, atualização de informações e interação com o seu público. E lembre-se de que existem ferramentas próprias que podem te auxiliar nesta gerência de redes sociais e interação com o seu público.

Leia também:  CFM recua e flexibiliza proibições sobre comportamento médico nas redes sociais, Boas práticas médicas nas redes sociais, Devo ou não passar meu WhatsApp para o paciente?

 

Você pode se interessar por